IU, a estrela K-pop que também brilha nos ecrãs
Vem conhecer uma das artistas coreanas mais acarinhadas do país, IU.
IU é uma das artistas mais populares da Coreia do Sul, sendo mesmo tratada como a ‘irmã mais nova do nação’. Para além da música, IU também tem uma longa carreira como atriz.
História
IU nasceu Lee Ji-eun no dia 16 de Maio de 1993 em Seul, na Coreia do Sul. Desde muito cedo a artista mostrou interesse em fazer parte do indústria do entretenimento e começou a ir a aulas de representação. Mas após os seus anos na escola primária, a situação financeira da sua família foi deteriorando-se, levando a que a família tivesse de mudar para Uijeongbu. Ela e o seu irmão mais novo acabaram por viveram num apartamento pequeno com a sua avó e primo em grande pobreza. Nessa altura houve pouca comunicação com os pais.
IU achou a sua paixão por cantar na escola após ter recebido muitos aplausos após uma atuação que fez na escola. A artista fez várias audições mas não passou em nenhuma e até foi enganada por uma companhia falsa. Ela iria a fazer parte da Good Entertainment com a Uee (After School), Yubin (Wonder Girls), Heo Ga-yoon (4Minute) e Jun Hyo-seong (Secret). Em 2007, ela acabou por assinar com a LOEN Entertainment e por causa da sua situação financeira ela gostava de estar no estúdio porque podia comer quanto quisesse e tinha um sitio onde dormir.
Após 10 meses de treino, IU fez a sua estreia em 2008 com “Lost Child”, que foi o single do EP “Lost and Found”. Com este EP, ela recebeu o prémio de “Rookie of the Month” pelo Ministério da Cultura, Desporto e Turismo em Novembro desse ano. No entanto, o EP não teve grande sucesso comercial.
Em Abril de 2009, a artista lançou o seu primeiro álbum, “Growing Up” com o single “Boo”. Este single foi bastante diferente do seu single anterior, tendo sido dito que foi uma estratégia que funcionou porque o público respondeu bem a este single, embora a imagem de IU, que na altura tinha 15 anos, não a deixou muito comfortável. Para o final do ano, a artista lançou o segundo EP, “IU….IM”, com o single “Marshmallow”.
Com o aumentar da sua popularidade, IU começou a aparecer em mais programas de televisão como “Star Golden Bell”, “Kim Jung-eun’s Chocolate” e “Yoo Hee-yeol’s Sketchbook”. E também se tornou apresentadora de televisão num programa da Gom TV e ficou como um membro de programas de rádio como “Kiss the Radio”, “Volume Up”, “Starry Night” da MBC Standard FM e “Best Freind Radio” da MBC FM4U.
Já em Junho de 2010, IU lançou “Nagging”, um dueto com Lim Seul-ong da 2AM. O single foi um grande sucesso e até foi usada como um dos temas da segunda temporada do programa “We Got Married”. Pouco tempo depois, ela lançou “Because I’m a Woman” que foi um tema do kdrama “Road No.1”.
O seu próximo EP foi “Real”, que saiu em Dezembro, e teve como single “Good Day”. Esta música ficou muito popular e mostrou a destreza de IU como cantora com as notas altas da canção. A artista recebeu muitos elogios e os seus fãs expandiram.
Para manter a visibilidade, IU entrou no programa “Heroes” e pouco depois foi escolhida para a sua primeira kdrama, “Dream High”. Neste drama, IU fez de Kim Pil-sook, uma jovem envergonhada e cheinha que tinha o sonho de ser uma cantora profissional. A cantora também lançou um dos temas deste drama com “Someday”.
Em 2011 saiu o seu próximo EP “Real+” com o single “Only I Don’t Know”. Esta canção teve um tom mais triste e sentimental, diferente das canções anteriores, mas a canção foi um sucesso comercial.
Ainda durante 2011, IU atuou como artista de abertura durante os concertos de Corinne Bailey Rae em Seul e também cantou com a cantora durante “Put Your Record On”. Foi durante esta altura que foi anunciado que IU iria ser uma das apresentadoras de “Inkigayo”, que durou até 2013. Em Maio, a artista lançou a sua primeira canção escrita por si, “Hold My Hand”, para a série “The Greatest Love”. A cantora também fez parte da competição de patinagem do gelo “Kim Yuna’s Kiss & Cry”.
Em Novembro, saiu o segundo álbum da cantora “Last Fantasy” que foi descrito como um álbum para todos os gostos. O single deste álbum foi “You & I” que se tornou no single com maior sucesso comercial da artista. No entanto, pouco tempo antes do lançamento deste álbum IU assinou um contrato com a EMI Music Japan sendo um precursor da sua entrada no mercado japonês. Isso aconteceu em Dezembro com o EP “I U”.
Durante o iníco de 2012, a cantora continuou com as suas promoções do seu álbum mas também começou a preparar-se para a sua estreia no Japão com dois concerto em Tóquio. Após os concertos, foram lançadas as versões japonesas de “Good Day” e “You & I” que foram um sucesso comercial.
Já para Junho, Iu embarcou an sua primeira digressão na Coreia do Sul, onde os bilhetes esgotaram-se em 30 minutos. Devido às preparações para a digressão, IU não conseguiu promover o seu EP “Spring of a Twenty Year Old”, um álbum para celebrar o vigésimo aniversário da cantora, teve como single “Peach”, que foi composto por IU. Um segundo single foi lançado, “Every End of the Day”.
Em Setembro, IU regressou ao Japão para um concerto que teve Sunny Hill como artista convidada. No final do ano, a artista regressou a “Inkigayo” após ter estado foram durante três meses. Ela também apresentou o programa “Quiz Show Q” ao lado de Park Myeong-su e Sun Bom Goo. Ela também foi a escolhida para apresentar “SBS Gayo Daejeon”, um programa anual, ao lado de Bae Suzy e o ator Jung Gyu-woon.
No final do ano, IU ganhou vários prémios como “Álbum do Ano”, “Música do Ano” e “Melhor Artista Feminina” em várias galas de final do ano.
Em 2013, IU conseguiu o seu primeiro papel principal numa série com “You Are the Best!”. A artista conseguiu este papel após o realizador Yoon Sung-sik a ter visto em “Dream High”. Com o andamento da série, a atuação de IU recebeu boas críticas apesar de algumas reservas sobre a sua escolha. Ela recebeu uma nomeação como Melhor Atriz em Série. Ela lançou a canção “Beautiful Song”, um dueto com Jo Jung-suk.
Durante o mesmo período, IU lançou o seu segundo EP japonês, “Can You Hear Me?”. O álbum teve dois singles: “Beautiful Dancer” e “New World”, que não conseguiram chegar ao sucesso dos anteriores. O seu próximo single japonês, “Monday Afternoon”, saiu em Setembro.
Após dois anos de “Last Fantasy”, IU lançou o seu novo álbum “Modern Times” que teve como single “The Red Shoes” que foi um grande sucesso. Durante esse período, IU entrou na série “Bel Ami”, onde fez de Kim Bo-tong, uma jovem despreocupada que tem um crush no protagonista desde o secundário. A artista recebeu uma nomeação como melhor atriz por causa da sua atuação.
Na continuação de promoções de “Modern Times”, IU fez outra digressão pela Coreia do Sul que estendeu-se para o ano seguinte com um concerto em Hong Kong. No final do ano foi lançado a versão ‘repackaged’ de “Modern Times” com mais duas canções: “Friday” e “Pastel Crayon”. “Friday” conseguiu ficar no topo de vários tops nacionais.
Em 2014, IU lançou “A Flower Bookmark”. Este álbum continha rendições de sete músicas dos anos 80 e 90, tendo sido pedido pelos fãs devido às covers que a artista tinha feito anteriormente. O álbum foi bem recebido, mas a música “The Meaning of You” que IU colaborou com Kim Chang-wan foi a mais popular do álbum.
A artista teve o desejo de ter concertos mais pequenos e intimos que levou à terceira digressão coreana da artista. Os bilhetes esgotaram-se em 10 minutos e os lucros foram doados às vitimas do desastre do ferry Sewol. Dois meses após esta digressão, IU atuou pela primeira vez no KCON em Los Angeles, tendo sido a única artista feminina a atuar no primeiro dia.
Ainda durante esse ano, a artista vez um grande número de colaborações com outros artistas, como Ulala Session, g.o.d., Seo Taiji, e muitos mais.
Após dois anos depois do seu último papel em televisão, IU entrou em “The Producers” com Kim Soo-hyun, Chae Tae-hyun e Gong Hyo-jin. A receção da série foi morna ao início mas foi melhorando até ao fim da drama. A artista cantou duas músicas como a sua personagem: “Twenty Three” e “Heart”, que acabaram por fazer parte do álbum “Chat-Shire”.
Após “The Producers”, IU participou no “Infinite Challenge” onde se juntou com Park Myeong-su para criar uma música, “Leon”. Esta canção foi bem recebida quando foi tocada pela primeira vez e depois quando foi lançada a versão oficial.
“Chat-Shire” foi lançado em Outubro. IU tomou o controlo criativo do álbum, escrevendo todas as letras das canções do álbum. O single “Twenty-Three” foi muito bem recebido. Embora tenha sido um álbum de sucesso houve alguma contorversia devido às letras de “Zezé” e as amostras audio usada em “Twenty Three” (não o single). Devido à canção “Zezé”, IU veio a pedir desculpa sobre as letras não querendo tornar Zeze num objecto sexual e que percebe que as suas letras podem ter ofendido muitas pessoas.
A artista acabou por não promover o seu single em programas e acababou por fazer uma nova digressão pela Coreia do Sul e depois por Hong Kong, China e Taiwan. IU lançou um álbum de compilação no mercado de Taiwan que foi um grande sucesso.
Para o final do ano, a artista apresentou o programa “Gayo Daejeon” com Shin Dong-yup.
A artista conseguiu o seu primeiro papel principal na drama “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo”.
Em 2017, IU lançou “Palette” onde ela escreveu as letras e foi a produtora. Foram lançados três singles: o primeiro foi “Palette” com G-Dragon dos Bigbang, depois foi lançado “Through the Night” e “Can’t Love You Anymore”. O álbum foi um sucesso.
Com este álbum, a artista recebeu vários prémios como melhor álbum, melhor artista, entre outros. Durante as promoções, IU fez parte do programa “Hyori’s Homestay”.
IU lançou o seu segundo álbum de covers, “A Flower Bookmark 2”, em Setembro e tal como o álbum anterior tem rendições de músicas dos anos 60 até a 2000. Antes do lançamento do álbum foi lançado o single “Autumn Morning” que serviu para marcar o nono aniversário da carreira da artista. O álbum tinha uma colaboração com Kim Kwang-seok que acabou por ter sido retirado devido a investigações que o artista e a sua família estavam ser alvo.
Para promover o álbum, a artista fez uma pequena digressão na Coreia do Sul e também passou por Hong Kong. Ainda em 2017, IU fez uma colaboração com os Epik High na música “Love Story”.
Em Março de 2018, IU foi uma das estrelas do k-drama “My Mister”. Este k-drama foi muito bem recebido e tornou-se num drama com maior rating na história da televisão a cabo na Coreia do Sul.
IU colaborou com Zico na música do cantor “Soulmate”, que saiu em Julho e foi um grande sucesso.
Para celebrar o seu 10º aniversário, a artista lançou o single “Bbibbi”, que saiu em Outubro. O single bateu todos os records de visualizações e de streaming da altura. Ainda em Outubro, a artista começou a sua digressão para celebrar o aniversário. Dois meses depois, IU fez uma colaboração com Kim Dong-ryul em “Farytale”.
Em 2019, a artista começou o ano com a estreia em filme na antologia da Netflix “Persona”. Nestes filmes, IU interpretou quatro personagens diferentes que foram escritas e realizadas por aclamados realizadores: Lee Kyoung-mi, Yim Pil-sung, Jeon Go-woon e Kim Jong-kwan.
Durante o verão, a artista foi a estrela do k-drama de fantasia “Hotel del Luna”. A artista fez uma das músicas da banda sonora do k-drama.
Em Novembro, IU lançou um novo EP, “Love Poem” em Novembro, no entanto o lançamento foi adiado devido à morte da sua amiga Sulli. O seu single “Peach”, que foi inspirado em Sulli, regressou aos tops musicais. Após o lançamento do EP, a artista entrou numa nova digressão pela Ásia.
Pela primeira vez em 9 anos, IU fez parte da banda sonora de um drama em que ela não fez parte, “Crash Landing on You”.
Em Maio de 2020, a artista lançou o single “Eight” com a colaboração e produção de Suga dos BTS. Este single foi uma continuação de singles anteriores de amadurecimento.
A artista lançou a música “Into the I-Land” para o programa “I-Land”.
No início de 2021, a artista ganhou o prémio de música do ano com “Blueming” no Gold Disc Award, tornando-se assim na primeira artista a solo a ganhar dois grandes prémios na história destes prémios. Dias depois, foi lançado o single “Celebrity” e em Março foi lançado o álbum “Lilac”, que se tornou num sucesso comercial imediato.
Em Outubro foi lançado o single digital “Strawberry Moon” e no final do ano foi lançado o álbum especial “Pieces”.
O primeiro projecto da artista em 2022 foi a colaboração com Jay Park na música “Ganadara”. O seu primeiro documentário, “Pieces:29th Winter”, saiu em Março.
No mês seguinte, a artista fez parte do filme “Broker – Intermediários” onde é uma mãe solteira que decide abandonar o bébé mas acaba por mudar de ideias. O realizador escolheu IU após a sua atuação em “My Mister”.
Em Julho, foi anunciado que a artista daria concertos do Estádio Olímpico de Seul em Setembro, sendo a primeira artista sul coreana a solo a fazê-lo. No final de 2022, foi confirmada a relação de IU com o ator Lee Jong-suk.
IU também faz parte do filme “Dream” de Lee Byeong-heon, ao lado de Park Seo-joon, que foi filmado na Hungria e foi lançado em Abril de 2023.
Em Abril de 2023, foi anunciado pela Big Hit Music uma colaboração entre IU e August D na música “People Pt.2”.
Já conhecias esta artista?