John Wick | 30 Curiosidades da saga
Começou com a ideia de trilogia mas a história de John Wick chegou a um quarto capítulo. Será que sabes os segredos por detrás desta saga de acção?
Foi idealizado como uma trilogia quando finalmente a Lionsgate decidiu apoiar o primeiro filme mas dado o seu sucesso a cada filme, a história de John Wick conquistou um quarto capítulo. “John Wick 4” passou por atrasos mas em 2023 chega ao cinema naquele que ainda poderá ser o penúltimo filme da saga do assassino mais temido neste submundo do crime. Há um quinto capítulo anunciado mas, enquanto novos detalhes não surgem, está na hora de revisitar o que aconteceu até ao momento e quais os segredos deste universo.
Desde castings a nomes de filme, rumos da personagem, decisões criativas e significados escondidos, vem connosco descobrir 30 curiosidades deste magnético mundo criado por Chad Stahelski para os grandes ecrãs.
- A saga poderia ter um nome completamente diferente se não fosse por Keanu Reeves. O argumento original de Derek Kolstad intitulava-se “Scorn” mas o ator referia-se sempre ao projeto como John Wick, o nome da sua personagem. Os estúdios aproveitaram a oportunidade porque consideraram ser uma melhor forma de publicidade e decidiram mudar o nome da saga.
- Derek Kolstad criou o argumento do primeiro filme tendo por base dois filmes bastante conhecidos onde o protagonista é um homem determinado a obter vingança: “Taken” (2008) e “Man on Fire” (2004).
- John Wick é na verdade o nome do avô de Derek Kolstad, o argumentista. Na realidade, o senhor não é uma assassino implacável mas um homem negócios com uma empresa chamada Wick Building Systems, no Wisconsin. Quanto à personagem, o verdadeiro Wick revelou-se lisonjeado pela homenagem do nome… e por ser um homem tão implacável.
- Durante os quatro filmes da saga nunca é revelada a verdadeira idade de John Wick mas percebe-se que não chega sequer aos 60 anos. No entanto, em “They Shouldn’t Have Killed His Dog: The Complete Uncensored Oral History of John Wick, Gun Fu, and the New Age of Action“, os autores Edward Gross e Mark A. Altman revelaram que a ideia original de Derek Kolstad envolvia um John Wick de 75 anos, reformado há já 25 anos. A mudança na personagem para o filme deveu-se apenas a Keanu Reeves que disse que lhe daria cerca de 35 anos – o argumentista queria tanto ver o filme nos ecrãs que aceitou logo. (Curiosidade: Keanu Reeves atualmente tem 58 anos, à data de “John Wick 4”)
- Durante a escrita do filme, enquanto ainda era “Scorn”, Kolstad nunca teve em mente um ator concreto mas sim uma estrela de Hollywood que já tinha partido, Paul Newman.
- A saga de John Wick é uma colaboração contínua entre Keanu Reeves e dois dos seus duplos da outra saga pela qual é conhecido, “The Matrix”. Chad Stahelski e David Leitch juntaram-se inicialmente para trabalhar as sequências de ação e trabalho de duplos, através da 87Eleven Action Design, mas Keanu Reeves sempre forçou o caminho para a realização.
- A história de Wick sair da reforma para voltar a entrar no mundo dos assassinos envolve não apenas a morte da sua mulher mas também da sua cadela. Hoje sabe-se que é o que dá o mote para a história mas no início os estúdios estiveram bastante apreensivos e quiseram mesmo tirar essa parte do filme. No final, através dos primeiros testes com o público, perceberam que era o motivo certo pelo qual as audiências iriam compreender ele voltar à vida de outrora.
- Keanu Reeves iniciou a saga com quase 50 anos mas faz a grande maioria das cenas de acção – diz-se que no primeiro filme realizou cerca de 90% das cenas que poderiam ser feitas por um duplo. Um dos seus segredos para recuperar do desgaste físico eram os banhos de gelo pós-filmagens.
- Para o papel de John Wick, Reeves teve vários bootcamps de treino. Estudou artes marciais, judo, ju-jitsu japonês, ju-jitsu brasileiro, coreografia de lutas, condução para duplos e trabalho com armas.
- O primeiro filme da saga tem uma pequena referência a um nome português. Na mesa de café está uma monografia de Álvaro Siza Vieira, o arquiteto português.
- Uma das personagens do filme tem um nome com possível ligação à mitologia grega. Lance Reddick interpreta Charon, o concierge do Hotel Continental, e o homem responsável por receber os assassinos num lugar considerado seguro e sem mortes. Na mitologia grega, Charon é de facto aquele que dá passagem segura a quem quer atravessar o rio Styx, desde que pago em moedas. No filme, Charon aceita qualquer assassino dentro do Hotel, desde que também receba a sua moeda. Curiosamente, o seu nome apenas é dito no ecrã no terceiro filme.
- No primeiro e segundo filmes da saga há várias personagens com nomes ligados à mitologia grega e história romana. A personagem de Ruby Rose é Ares, nome do deus da Guerra grego; Common é Cassian, que pode ser uma referência a John Cassian, um santo romano ou Cassius Dio, um historiador; Franco Nero é Julius, uma ode ao escritor Gaio Giulio Cesare; as personagens de Willem Dafoe e John Leguizamo, Marcus e Aurelio, nomes combinados, referem-se ao imperador romano. Mas, se continuarmos nestas ligações, até Helen, a mulher de John, pode ser uma referência a Helena de Tróia.
- A tatuagem nas costas de Wick lê “Fortis Fortuna Aduivat”. A sua tradução é algo como “Fortune Favors the Bold” e remete para um possível passado militar da personagem (ainda que os filmes não revelem muito da sua origem e transformação na lenda Baba Yaga).
- Quando Wick faz a transição de homem de família para voltar ao ativo no mundo dos assassinos muda também, subtilmente, o modo de usar o seu relógio. Quando entra em modo de batalha, John coloca o mostrador do lado de dentro do pulso. Esta prática é vista também com algum destaque ao longo dos vários filmes da saga, incluindo este quarto capítulo, e inspira-se no que verdadeiros soldados fazem. É uma forma de evitar reflexos do vidro do relógio, algo que pode denunciar a sua posição no campo de batalha.
- O verdadeiro nome de John Wick é Jardani Jovonovich. Jovon é o nome sérvio hebreu para John, sendo o último nome traduzido para “filho de John”. Jardani vem do hebreu e significa “do jardim”.
- De acordo com os filmes as origens de Wick são de uma tribo da Bielorússia, os Ruska Roma.
- A mítica cena da morte com recurso a um simples lápis foi instigada a acontecer pelo próprio Keanu e por causa do primeiro filme. Em “John Wick” a personagem Viggo Tarasov, o antagonista, menciona que John, em tempos, matou três homens com um lápis. Querendo trazer essa história à vida, Reeves insistiu que fosse inserida uma sequência de ação no segundo capítulo com referência a essa skill de Wick. Agora, no quarto capítulo, há uma nova nod ao momento mas desta vez não é protagonizada por Wick.
- Uma das sequências mais memoráveis de “John Wick 2” é a cena que envolve múltiplos espelhos. Além de ter demorado meses a ser planeada, demorou cerca de 5 dias a ser filmada, representando 10% do calendário de 50 dias de filmagens do filme.
- O custo da estrutura de vidro que esteve em grande destaque em “John Wick – Parabellum”, e que envolveu a luta de Wick com Shinobi 1 e Shinobi 2, custou 4 milhões para ser construída.
- O alfaiate italiano que aparece no filme como sendo o de Wick é na realidade o responsável pelo guarda-roupa dos filmes, Luca Mosca.
- Feitas as contas, nos três primeiros filmes John Wick assassinou mais de 300 pessoas durante o tempo que o vimos procurar vingança pelo que lhe fizeram.
- O terceiro filme é o único que tem um título além da ordem, “John Wick 3 – Parabellum”. A palavra vem da frase em latim, “Si vis pacem, para bellum”, que se traduz para “Se queres paz, prepara-te para a guerra”. Ao mesmo tempo é também um piscar de olhos ao mundo das armas já que se trata de um nome alternativo para o cartucho de uma 9mm.
- Os cães que aparecem no terceiro filme, da personagem interpretada por Halle Berry, também foram treinados especificamente para o projeto. Ao que parece Chad Stahelski, o realizador, criou um treino específico de artes marciais para cães, aplicado para este caso específico.
- Baba Yaga é uma personagem do folclore russo e esloveno. É descrita como uma bruxa deformada, conhecida por comer crianças e viver numa zona remota da floresta numa casa apoiada em pés de galinha.
- As origens de Baba Yaga são referidas em “John Wick – Parabellum“. Na cena da biblioteca Wick pede o livro “Russkye Narodniye Skazkii”, de Aleksandr Afanasyev. Este é descrito como uma colectânea de ‘contos de fadas’ russos, semelhantes aos dos irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen, da qual faz parte as primeiras referências a Baba Yaga.
- Keanu Reeves, Ian McShane e Lance Reddick são os únicos atores a entrarem nos quatro filmes da saga.
- O filme parece ter sido feito para Reeves e outros atores destacaram-se nos seus papéis mas houve vários nomes sonantes ligados ao projeto. Foram considerados para alguns papéis:
- John Wick – Sylvester Stallone, Dolph Lundgren, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Kurt Russell, Nicolas Cage, Kevin Costner, Johnny Depp e Jason Statham;
- Winston – Al Pacino, Michael Douglas, Bruce Dern, Robert De Niro, Christopher Walken, Rutger Hauer, Liam Neeson e Christoph Waltz. Diz-se que Ian McShane acabou foi por substituir Jason Isaacs, que foi escolhido a certo ponto da produção;
- Sofia – Jennifer Beals, Eva Longoria, Salma Hayek, Penélope Cruz, Marion Cotillard, Uma Thurman e Marisa Tomei
- Uma das sagas de ação mais lucrativas de sempre, a tendência de John Wick é que cada filme tem conseguido duplicar os lucros em relação ao filme anterior. Dos últimos valores apurados sabe-se que “John Wick” (2014) arrecadou 43 milhões de dólares, “John Wick 2” (2017) fez 92 milhões de dólares e “John Wick 3” chegou aos 171 milhões de dólares (valores nos EUA apenas).
- Os filmes já deram origem a dois videojogos: “John Wick Chronicles“, um jogo de realidade virtual, em 2017, e ainda “John Wick Hex“, lançado em 2019 mas apresentado como uma prequela.
- Depois dos filmes de sucesso nos ecrãs gigantes, John Wick abre finalmente as portas e tem um universo a ser criado ao seu redor. Confirmados estão um filme spin-off, “Ballerina“, com Ana de Armas como protagonista e com aparição de Keanu Reeves (e outras personagens), e uma série prequela spin-off, “The Continental“, para contar a história do Hotel liderado por Winston.
Do que é que gostas mais na saga de John Wick?