Este drama com Anne Hathaway estreia esta semana na RTP2
Numa época em que a maioria dos portugueses estão de férias e em que há menos eventos desportivos, a RTP2 tem apostado em algum cinema nas suas tardes de fim de semana em agosto. Com isto, está prestes a estrear no canal público “A Juventude de Jane” (2007, Julian Jarrold).
A saber, este é um drama protagonizado por Anne Hathaway. Aborda a juventude de Jane Austen quando ainda era apenas uma aspirante a escritora e baseia-se em cartas reais escritas pela mesma.
Quando podes ver A Juventude de Jane?
O filme “A Juventude de Jane” chega, pois, já na tarde deste domingo 31 de agosto, às 18h15, à RTP2.
Além de Anne Hathaway, que interpreta a própria Jane Austen, “A Juventude de Jane” tem um elenco repleto de estrelas. Assim, interpretam o filme atores como James McAvoy (Tom Lefroy), Julie Walters (Mãe de Jane Austen), James Cromwell (Reverendo Austen), Maggie Smith (Senhora Gresham), Anna Maxwell Martin (Cassandra Austen), Lucy Cohu (Eliza De Feuillide), Laurence Fox (Sr. Wisley), Ian Richardson (Juiz Langlois), Joe Anderson (Henry Austen), entre outros.
Qual a narrativa do filme?
Totalmente filmado na Irlanda, “A Juventude de Jane” é o retrato apaixonado da juventude de Jane Austen nos finais do século XVIII quando ela desperta para o amor.
Com a ação do filme a decorrer em 1795, Jane Austen (Anne Hathaway) é uma jovem de 20 anos já com a aspiração em tornar-se numa escritora.
Na sua época, Jane está enquadrada numa sociedade onde o casamento acontece sobretudo por questões financeiras. Nesse sentido, os pais de Jane gostariam que ela casasse com o sobrinho extremamente rico da Senhora Gresham (Maggie Smith), Sr. Wisley (Laurence Fox). Contudo, a verdadeira paixão de Jane é Tom Lefroy (James McAvoy), um advogado irlandês pobre.
Jane e Tom vão se apaixonando fortemente. No entanto, as pessoas à sua volta ameaçam separar este romance que terá inspirado a escritora a escrever “Orgulho e Preconceito”.
Que filmes inspirados em obras de Jane Austen podes ver em Portugal?
Depois de veres “A Juventude de Jane” na RTP2 acredito que, certamente, ficarás com interesse em ver outros filmes com histórias desta escritora.
Jane Austen é uma das autoras com mais obras adaptadas para cinema e televisão em todo o mundo. Assim, sugiro alguns filmes que podes acompanhar no streaming em Portugal:
- “Sensibilidade e Bom Senso” (1995, Ang Lee): Adaptado do primeiro romance homónimo de Jane Austen. O filme é protagonizado por Emma Thompson e Kate Winslet. Conta a história de uma mulher que fica viúva com três filhas – está disponível na Netflix;
- “Orgulho e Preconceito” (2005, Joe Wright): Esta é apenas uma das cerca de uma dezena de adaptações (com uma nova adaptação para minissérie a caminho) do segundo romance de Jane Austen. Tem como protagonistas Keira Knightley e Matthew Macfadyen. Aborda a história do romance entre Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy – o filme está disponível na Amazon Prime Video (apenas até 31 de agosto), na Netflix e na FilmIn;
- “Emma.” (2020, Autumn de Wilde): Com Anya Taylor-Joy, este filme conta a história de uma jovem que gosta de interferir na vida amorosa dos seus amigos – está disponível na Amazon Prime Video;
- “Persuasão” (2022, Carrie Cracknell): Adaptação do último romance escrito por Jane Austen. Conta a história de Anne Elliot (Dakota Johnson) que foi persuadida a não casar com um homem de quem gostava e que volta a reencontrá-lo anos mais tarde – é um filme original da Netflix e, por isso, está disponível nessa plataforma.