"Le Mans '66: O Duelo" ©20th Century Fox

Le Mans ’66 | 10 Grandes Filmes sobre Automobilismo

[tps_header]

“Le Mans ’66: O Duelo” estreou neste mês de Novembro, levando o espectador a deambular pelas grandes pistas de automobilismo ao lado de pilotos de renome. Razão pela qual compilamos aqui dez grandes filmes sobre o tema.

“Le Mans ’66: O Duelo”, do realizador James Mangold (“Logan“), estreou neste mês de Novembro. A propósito deste filme que, posiciona o espectador na competição de Le Mans em 1966, juntamos aqui dez grandes obras que nos levam a deambular pelas grandes competições e pelas pistas de automobilismo, ao lado de pilotos de renome como Ayrton Senna, Bruce McLaren ou James Hunt.

[/tps_header]

“GRAND PRIX” (1966)

le mans
“Grand Prix” ©MGM

Trata-se de um filme de drama, realizado por John Frankenheimer, contanto a história de Pete Aron (James Garner), um piloto americano.

No Grande Prémio do Mónaco, Pete Aron, que conduz um Jordan-BRM, tem problemas na caixa de mudanças, fazendo o seu carro mergulhar no mar. Porém o mais grave foi, como consequência, ter ferido gravemente o piloto inglês Scott Stoddard (Brian Bedford) – seu companheiro de equipa. Este acidente provoca a demissão de Aron, que é, posteriormente, contratado pela equipe japonesa Yamura. Contudo, durante a recuperação de Stoddard, a sua mulher, Pat, envolve-se com Aron, criando um triângulo amoroso repleto de intriga e drama.




“LE MANS” (1971)

le mans
“Le Mans” ©National General Pictures

“Le Mans” conta a história do piloto americano Michael Delaney (Steve McQueen). Delaney regressa ao circuito de Le Mans, em França, um ano após quase ter morrido no acidente que pode ter sido provocado por si próprio. De novo em Le Mans, acaba por se apaixonar pela pela viúva do piloto que morreu nesse mesmo acidente – Piero Belgetti.

Realizado por Lee H. Katzin, “Le Mans” tem imagens reais da mesma corrida de 1970.




“THE LAST AMERICAN HERO” (1973)

le mans
“The Last American Hero” ©20th Century Fox

Trata-se de um drama centrado na história real do piloto americano da NASCAR Júnior Johnson, aqui ficcionado sob o apelido Jackson.

Junior Jackson (Jeff Bridges) tem a reputação de conduzir rápido demais e, quando o seu pai é preso, ele acaba por se tornar piloto profissional para ajudá-lo a conseguir privilégios na prisão. Com a ajuda do irmão, acaba por se tornar um famoso piloto em NASCAR.




“DIAS DE TEMPESTADE” (1990)

le mans
“Dias de Tempestade” ©Paramount Pictures

Trata-se de um dos mais icónicos filmes do mundo do automobilismo, tendo Tom Cruise no papel principal.

Cole Trickle (Tom Cruise) é um jovem piloto de que tem muito talento, mas que ainda assim não consegue obter vitórias. Porém, as coisas mudam quando Tim Daland (Randy Quaid) incumbe Harry Hogge (Robert Duvall), um veterano das corridas, de construir um carro e contratar Cole para o conduzir. Cole imediatamente entra em conflito com Rowdy Burns (Michael Rooker), o melhor piloto do circuito, mas esta rivalidade acaba por criar um acidente, que coloca ambos numa cama de hospital. Por causa dos seus ferimentos, Rowdy é forçado a abandonar a competição. Cole, com a saúde restabelecida, começa novamente a correr novamente, rumo ao sucesso, mas tem que competir contra Russ Wheeler (Cary Elwes), que não quer apenas derrotar Cole, mas sim deixá-lo incapacitado para sempre.




“SENNA” (2010)

le mans
“Senna” ©Universal Pictures

“Senna” é um documentário sobre o maior piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna, que ganhou o campeonato mundial três vezes antes de morrer tragicamente aos 34 anos de idade.

Estávamos em Junho de 1984, GP do Mónaco de Fórmula 1. As atenções estavam voltadas para um jovem, Ayrton Senna, que partira em 13º lugar e estava apenas na sua sexta corrida. Ultrapassando um a um, ele alcançou seu primeiro pódio e apenas não venceu devido a uma questão técnica.  Neste documentário é abordada a trajectória do tri-campeão mundial, contada desde a ascensão no automobilismo até sua morte em pleno GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1.




“RUSH – DUELO DE RIVAIS” (2013)

rush
“Rush – Duelo de Rivais” ©Universal Pictures

Trata-se de um drama biográfico, realizado por Ron Howard, com argumento de Peter Morgan, sendo baseado na história real da rivalidade entre os pilotos James Hunt e Niki Lauda na Temporada de Fórmula 1 de 1976.

Neste o glamouroso mundo da Fórmula 1 é mobilizado principalmente pela rivalidade existente entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt. Eram personalidades bem diferentes: enquanto Lauda era metódico e brilhante, Hunt adoptava um estilo mais despojado e boémio. A disputa entre os dois chegou ao seu auge em 1976, quando ambos correram vários riscos para que pudessem adquirir o título de campeão mundial de Fórmula 1.




“1” (2013)

1
“1” ©Exclusive Media

Narrado por Michael Fassbender, “1: Life on the Limit” é um documentário de acção que traz consigo o glamour, a velocidade, o perigo e a excitação associados à era de ouro da Formula 1. Numa era em que este desporto era terrivelmente perigoso, os pilotos eram vistos como verdadeiras rockstars. Aqueles que sobreviveram a estes tempos (e às corridas) tornaram-se líderes, procurando reduzir o número de mortes associado a este desporto assassino.

Este documentário recorre a filmagens raras e de arquivo, constituindo a maior compilação de entrevistas de Formula 1 alguma vez feita.




McLaren (2017)

le mans
“McLaren” ©Universal Studios

“McLaren” narra a história de Bruce McLaren (Dwayne Cameron), um talentoso piloto de Fórmula 1 que viria a criar uma marca de excelência no que respeita a corridas de carros. Porém, mais do que um simples piloto, este neozelandês carismático e inspirador sempre teve um grande espírito de líder que, o motivou a criar a equipa de pilotos da McLaren Motor Racing. Ao longo da sua trajectória, o piloto mostrou ao mundo que um homem humilde pode assumir a elite das corridas de automóveis e vencer.




“FERRARI: RACE TO IMMORTALITY” (2017)

le mans
“Ferrari: Race to Immortality” ©Freestyle Digital Media

Trata-se de um documentário sobre o nascimento da Scuderia Ferrari, a marca mais icónica do mundo automobilístico, na década de 1950, a década mais mortal do automobilismo. Toda a trajectória da Ferrari é abordada, desde as vitórias e perdas até os triunfos e tragédias envolvendo os seus condutores.




“LE MANS ’66: O DUELO” (2019)

le mans
“Le Mans ’66: O Duelo” ©20th Century Fox

“Le Mans ’66: O Duelo” é baseado na história real do visionário car designer Carroll Shelby (Matt Damon) e do destemido piloto britânico Ken Miles (Christian Bale). Juntos lutaram contra os regulamentos, as leis da física e os seus próprios demónios com o objectivo de construir um carro de corrida revolucionário para a Ford Motor Company, que fosse capaz de vencer os carros de Enzo Ferrari nas 24 Horas de Le Mans em França em 1966.

[tps_footer]

Lê Também:   Le Mans '66: O Duelo, em análise

És fã de automobilismo? Quantos destes filmes já viste?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *