Benedict Cumberbatch, "The Power of the Dog" | KIRSTY GRIFFIN/NETFLIX

LEFFEST 2021 | De 10 a 21 de novembro em Lisboa e Sintra

Arranca a 10 de novembro o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que exibe filmes de Wes Anderson, Jane Campion e Almodovar.

Os festivais de cinema estão vivos e recomendam-se. Como habitual, o mês de novembro traz o LEFFEST, um dos principais eventos culturais do país e que apresenta uma variedade de filmes de diferentes países. Nesta edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival serão exibidos alguns dos mais importantes filmes da temporada, numa forma de incentivar o público a assistir aos melhores filmes nas salas de cinema.

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival 2021 começa a 10 de novembro com a exibição do novo filme de Wes Anderson “The French Dispatch” que em português recebeu o título “Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun“. Depois da passagem pelo festival, o filme de Wes Anderson estreará nas salas comerciais de todo o país a 11 de novembro. Neste ano, ainda há tempo para ver “Mães Paralelas“, de Pedro Almodóvar, “Benedetta“, o mais ousado filme de Paul Verhoeven e também “The Card Counter”, com Oscar Isaac num dos melhores desempenhos da sua carreira. Não poderemos esquecer inclusive a exibição de “O Acontecimento”, de Audrey Diwan que venceu por unanimidade o Leão de Ouro na passada edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL COMEÇA HOJE

O LEFFEST 2021 terá também direito a homenagens e retrospectivas, nomeadamente com a exibição da obra da neozelandesa Jane Campion, que estreia ainda o seu novo filme “The Power of The Dog“. Quer a atriz como o seu filme prometem estar na corrida aos Óscares 2022, depois da aclamação no Festival de Veneza e no Festival de Toronto. Também haverá retrospetiva para o cineasta japonês de Ryusuke Hamaguchi que vem falará em direto da sua obra. Poderemos ver os seus dois novos filmes “Wheel of Fortune and Fantasy”, vencedor do Urso de Prata e do Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim, e “Drive My Car”, Selecção Oficial em Competição no Festival de Cannes, pelo qual recebeu o Prémio de Melhor Argumento, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico.

Retrospetiva Jane Campion no LEFFEST

Na Competição Oficial do LEFFEST 2021 encontramos “A Chiara“, de Jonas Carpignano, “A Night of Knowing Nothing“, de Payal Kapadia, “Brother’s Keeper“, de Ferit Karahan, “La Caja“, de Lorenzo Vigas, “Leave no Traces“, de Jan P. Matuszynski, “Onoda, 10 000 Nuits Dans la Jungle“, de Arthur Harari”, “Ouistreham“, de Emmanuel Carrère, “Red Rocket“, de Sean Baker, “The Innocents“, de Eskil Vogt, “Unclenching The Fists“, de Kira Kovalenko e “White Building“, de Kavich Neang.

Nos júris encontramos o realizador, argumentista, ator e músico Emir Kusturica, J.M. Coetzee, escritor e Prémio Nobel da Literatura (2003), Maria Speth, realizadora, argumentista e produtora, Dolores Chaplin, conceituada atriz internacional, neta de Charlie Chaplin e bisneta do dramaturgo Eugene O’Neill e por Ana Luísa Amaral, poeta e professora universitária. Os prémios do LEFFEST 2021 foram feitos pelo artista Julião Sarmento.

O LEFFEST decorre entre Lisboa e Sintra de 10 a 21 de novembro. Terá pela primeira vez uma extensão na cidade do Porto, de 21 a 25 de novembro, numa parceria feita com os Cinemas NOS.

Entra na página oficial do Lisbon & Sintra Film Festival para conhecer a programação oficial do certame deste ano, que vai já na sua 15ª edição.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1376 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.