"Canino" | © 2009 Kino International

LEFFEST | Os vencedores ao longo dos anos

A 13ª  edição do LEFFEST – Lisbon and Sintra Film Festival começa já hoje, dia 15 de novembro. Para nos preparamos para as sessões deste ano, fazemos uma breve retrospectiva de todos os filmes que venceram o prémio principal do festival, que dá atualmente pelo nome de “Prémio Melhor Filme LEFFEST”.

Esta lista seguirá uma ordem cronológica, a partir da primeira edição, que aconteceu em 2007 e contou desde logo com uma secção competitiva.

1 de 12

2007 – STAGES DE MIJKE DE JONG

LEFFEST vencedores
Stages (2007) |©Homescreen

Começamos com 2007, e recuperamos assim a primeira edição do LEFFEST. O primeiro filme aqui premiado, na altura com a “Nau de Ouro”, foi “Stages”, da realizadora holandesa Mijke de Jong.

O filme estreou na Suiça, no festival de Locarno, e depois de uma curta rota de festival estreou em alguns países, inclusive nos Estados Unidos da América. Esta é a obra mais associada à realizadora e argumentista, tendo o filme sido premiado não apenas em Lisboa mas também, entre outros, em Locarno, onde venceu uma Menção Especial para a sua realizadora.

“Stages” é um filme sobre divórcio, sobre a sua família, sobre o seu filho, sobre frustrações e sobre a importância do diálogo.

1 de 12

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *