LEGO: O Model Designer de Nightmare Before Christmas é português e revelou-nos como foi
A propósito do 2º aniversário da loja LEGO no Centro Comercial Colombo, tivemos à conversa com César Soares, responsável pelo set de Nightmare Before Christmas.
Sumário:
- A primeira loja LEGO certificada em Portugal abriu em Setembro de 2022 no Centro Comercial Colombo;
- Dois anos depois, já existem mais duas lojas em território nacional, no Porto e outra vez em Lisboa;
- No segundo aniversário da primeira loja, falamos com César Soares, designer do set LEGO Ideas O Estranho Mundo de Jack.
Setembro de 2022 mudou por completo a vida dos fãs portugueses de LEGO, abria a primeira loja certificada em Portugal. Precisamente no dia 2 de Setembro, abriram as portas da primeira loja, no Centro Comercial Colombo. A loja resultava de uma parceria entre o Grupo LEGO e a Percassi, que em conjunto têm diversas lojas espalhadas pela Europa. Nos primeiros tempos e, numa entrevista a um dos responsáveis por trazer a loja para o país, revelou-nos que eram vendidos, em média, 100 sets por hora.
Passaram-se dois anos e a loja continua a ser um grande sucesso. Além disso, os fãs portugueses contam com mais duas lojas, nos Armazéns do Chiado e no NorteShopping. A propósito do segundo aniversário da loja, houve uma celebração muito especial, com um set muito especial e com um convidado muito especial.
O centro das atenções foi o set LEGO Ideas Disney “O Estranho Mundo de Jack”, inspirado no clássico filme de animação de Tim Burton de 1993. Este set recria três cenários icónicos do filme: a colina em espiral, a casa de Jack Skellington e a Câmara Municipal de Halloween. Com 2193 peças, inclui detalhes autênticos como o cemitério e a fórmula de Natal de Jack, além de personagens como Jack, Sally e o Pai Natal. O set foi desenhado pelo fã britânico Simon Scott através do programa LEGO Ideas, após receber 10.000 votos.
Um dos Model Designer responsáveis pelo produto final é português, o talentoso César Soares. A Magazine.HD esteve presente e falou com o designer.
“Quando era criança adorava LEGO e só queria LEGO”
MHD: De Desporto e Educação Física para Model Designer, pode explicar um pouco o seu grande percurso?
CS: Sim, eu fui professor de educação física durante 15 anos. A minha formação de base é precisamente educação física e ensino. Foi uma escolha que eu tomei na altura quando ainda era adolescente, e a entrada na LEGO foi um bocado fortuita. Quando era criança adorava LEGO e só queria LEGO, mas redescobri a minha paixão por LEGO fortuitamente a ver um episódio de uma série (“The Big Bang”) em que um dos personagens construía com LEGO e aquela chama voltou a reacender e depois foi completamente apanhado. Fui preso pelo mundo de construção de LEGO de adultos que eu não fazia ideia que havia tantos adultos que faziam construções fantásticas de LEGO e fui apanhado de surpresa e mergulhei nesse mundo. E em pouco tempo, cerca de 1 ano, percebi que tinha algum jeito para construção e que tinha algum jeito com peças de LEGO e que tinha algum jeito para fazer coisas que eram apelativas e decidi concorrer para um lugar na marca. Eles abrem concurso uma ou duas vezes por ano para designers, concorri, passei pela fase de recrutamento todo e consegui um lugar na equipa de Star Wars. Foi espetacular.
“A casa do Jack não é exatamente como a que nós temos aqui mas a LEGO tem limitações”
Ver esta publicação no Instagram
MHD: Quais são os principais motivos para as alterações entre o projeto original e o produto final?
CS: Em relação a casa do Jack assumiu-se que a original tinha uma forma que não é correta em relação ao filme. A casa do Jack não é exatamente como a que nós temos aqui mas a LEGO tem limitações. Mas a forma geral é mais aproximada, triângulo na base invertido e depois o telhado. Ele, o fã original britânico queria aquele efeito torto, das linhas e fez a casa de uma maneira demasiado curvada e acaba por não ser tão correto. A nossa versão final é mais perto daquilo que a casa do Jack realmente é no filme. Em relação ao resto o Townhall dele também era maior mas também tinha alguma partes que não eram muito corretas. O nosso trabalho também é um bocadinho esse. Os fãs normalmente construem com peças que tem em casa, não tem acesso aquilo que nós temos e nós tendo acesso a mais peças eventualmente conseguimos fazer mais coisas por norma um trabalho mais perto daquilo que é o filme. E foi o caso.
Foi também responsável pelo incrível LEGO Star Wars Sail Barge
MHD: Já está a trabalhar em algum novo projeto?
CS: Depois deste já tenho mais dois projetos feitos e estou a acabar mais um e já estou a tratar do próximo mas não posso falar em nenhum. Um deles já foi anunciado oficialmente mas ainda não está para venda, de Star Wars que é o Sail Barge.
MHD: Qual seria o set que mais gostaria de fazer ou participar?
CS: Não posso dizer mais nada. Se eu fosse escolher realmente um, gostava de fazer de Senhor dos Anéis. Eu sou um bocadinho geek e gosto de muitas coisas, mas Senhor dos Anéis é realmente algo que eu gostava muito de fazer. Vamos ver, pode ser que um dia consiga fazer alguma coisa.
Também tiveste presente?