©HBO Portugal

Liga da Justiça de Zack Snyder | Os Easter Eggs e Referências do Filme

[tps_header]

“Liga da Justiça de Zack Snyder” chegou finalmente à HBO Portugal. Depois de 4 horas intensas, fica a lista de Easter Eggs e referências desta produção. Quantas identificaste?

Os fãs tiveram finalmente a “Liga da Justiça” que desejavam. O filme de Zack Snyder fez justiça ao que estávamos à espera por parte do realizador, numa produção épica que assistimos com muita curiosidade e espírito crítico. As quatro horas, apesar de à partida parecerem longas, somem num ápice e quando vemos a homenagem de Snyder à sua filha no final, nem queremos acreditar que estivemos tanto tempo a ver esta produção, quando na verdade pareceram os normais 120 minutos a que estamos habituados.

Esta viagem, obviamente, está carregada de easter eggs e referências aos livros de banda desenhada da DC Comics e por isso mesmo deixamos-te aqui uma lista com as principais pistas escondidas que encontrámos ao longo do filme. Se ainda não viste, recomendamos a fazer login na HBO Portugal e a emergir neste mundo de super-heróis que é definitivamente uma obra prima da 7ª arte.

[/tps_header]

ZACK SNYDER APARECE NO FILME

Liga da Justiça de Zack Snyder
“Liga da Justiça” | ©HBO Portugal

Esta curiosidade foi revelada pelo próprios nas suas redes sociais. Ainda no início do filme, ao minuto 16, quando Lois Lane (Amy Adams) vai buscar o café diário para ela e para o Agente Jerry (outro easter egg interessante, mas já lá vamos), vemos o realizador sentado dentro da loja. Nem o nome do local foi escolhido ao acaso: “Fred & Ginger Coffee” fica em Inglaterra, mais precisamente em Kings Langley e o próprio Snyder utilizava muitas vezes esse café para se sentar, relaxar e criar a história do filme.




E POR FALAR EM AGENTE JERRY…

Liga da Justiça de Zack Snyder
“Liga da Justiça” | ©HBO Portugal

Esta é uma das referências aos primeiros filmes do Super-Homem de Christopher Reeve. O ator que dá vida ao Agente Jerry, Marc McClure, interpretou nos anos 70 o amigo de Clark Kent, Jimmy Olsen. Para além desta cena inicial, ele também é salvo mais à frente pelo Cyborg (Ray Fisher) no ataque enraivecido do Super-Homem (Henry Cavill) após voltar do mundo dos mortos. Existe também uma curiosidade acerca da sua aparição na versão de Snyder: McClure deveria ter este papel na versão de 2017, contudo, foi como Guarda Prisional, enquanto Flash (Ezra Miller) visitava o pai, que o mesmo nos foi apresentado. Agora, o seu lugar foi restaurado e o propósito inicial mantido, até porque faz mais sentido devido à ligação do ator com o Super-Homem.




LANTERNA VERDE AINDA SEM LUGAR NA LIGA DA JUSTIÇA?

Liga da Justiça de Zack Snyder
“Liga da Justiça” | ©HBO Portugal

Num dos flashbacks iniciais, vemos um membro do Green Lantern Corp, os vigilantes do espaço que utilizam o anel verde como arma. Curiosamente, os Lanterna Verde que todos conhecemos, Hal Jordan e o seu companheiro John Stewart, fazem parte da versão original da Liga da Justiça, mas infelizmente até aos dias de hoje, estas personagens ficaram de lado dos planos da DC Comics, não merecendo destaque nem na versão dos cinemas, nem na de Snyder. Contudo, existem estas referências que não nos fazem perder a esperança de ver o vigilante verde em ação nos ecrãs.




O FATO QUE HIPÓLITA USA JÁ FOI VISTO EM ALGUM LADO…

Gal Gadot, wonder woman 1984 mulher maravilha
©2020 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved

O fato dourado que a Rainha Hipólita (Connie Nielsen) veste quando está prestes a avisar a Mulher-Maravilha (Gal Gadot), com a Flecha de Ártemis (Artémis na mitologia romana tem o nome de Diana, que também é outra curiosidade engraçada), parece ser muito semelhante ao que a protagonista utiliza no último filme, “Mulher-Maravilha 1984”. Este outfit dourado apareceu pela primeira vez em 1996, numa banda desenhada da heroína e rapidamente se transformou no traje que ela usa quando as coisas perdem realmente o controlo e se tornam verdadeiramente intensas.




O SUPER-HOMEM A PRETO E BRANCO

Liga da Justiça de Zack Snyder
“Liga da Justiça” | ©HBO Portugal

Após a morte do super-herói no filme, “Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça” de 2016, um banner foi colocado por cima da Tower Bridge em Londres com o icónico S branco num fundo preto, como homenagem. Esta nova roupagem ao fato azul e vermelho original foi mais longe, quando o Super-Homem é ressuscitado pela caixa mãe e escolhe, nem mais nem menos, o fato negro com o S a prateado, para simbolizar o seu retorno. Uns dizem que segundo a banda desenhada, o fato teria estas características porque a personagem se regenerava mais rapidamente com ela devido â absorção dos raios do sol, contudo, pode ser também uma referência à sua morte e consequente transformação, que a volta ao mundo dos vivos fez que acontecesse na sua personalidade. Apesar de vermos, mais à frente, um Clark Kent aparentemente normal, não sabemos no fundo até onde as marcas deste evento traumático o levarão.




GARD’NER FOX

Liga da Justiça de Zack Snyder
“Liga da Justiça” | ©HBO Portugal

O camião que quase mata a Iris (Kiersey Clemons), na cena em que o Flash está a procura de emprego numa loja de animais, tem escrito na lateral “Gard’ner Fox”, uma homenagem a Gardner Fox, considerado um dos mais inovadores e pioneiros criadores de banda desenhada de toda a indústria. Entre o legado do mesmo, encontramos personagens como o Flash e a Liga da Justiça original.



“RICK AND MORTY” NÃO ESCAPA À “LIGA DA JUSTIÇA”

Rick and Morty
Rick and Morty | © 2013 – Adult Swim

Quando Batman (Ben Affleck) e Flash se encontram pela primeira vez, se tivermos olhos de lince, vemos um clip da icónica série animada “Rick and Morty” num dos ecrãs de fundo dessa cena, que é particularmente bem visível quando o Bruce atira o Batarang a Barry e começa uma sequência em câmara lenta, devido à diferença entre a perceção de tempo que o Flash e um comum mortal têm.




OS GORILAS CONTRA-ATACAM!

Liga da Justiça de Zack Snyder
“Liga da Justiça” | ©HBO Portugal

Ainda na mesma cena, Barry explica a Bruce que sabe língua gestual de Gorila, o que é uma referência engraçada ao Gorila Grodd, um primata que ganhou inteligência fora do normal e poderes mentais soberbos, depois de ter sido exposto a radiações de um meteorito suspeito. Ele é um dos vilões mais temido por Flash na banda desenhada.




CONSEGUISTE VER O ÁTOMO?!

Justice League Snyder Cut
© HBO Portugal

Ryan Choi (Zheng Kai), que teve como mentor o primeiro Átomo, Ray Palmer, tornando-se mais tarde no herói homónimo, surge neste filme como Diretor de Nanotecnologia no laboratório do pai do Cyborg, Silas Stone (Joe Morton). Apesar de não existirem evidências aparentes de que ele é mesmo o super-herói da DC ou só uma referência a essa personagem, ela foi retirada da versão de 2017 e colocada de volta onde pertence em “A Liga da Justiça de Zack Snyder”.



A IMPORTÂNCIA DO NÚMERO 7 NO FILME

Justice League Snyder Cut
Justice League | ©HBO Portugal

As referências ao número 7 começam ainda na versão de 2017, com a campanha alusiva ao filme onde se podia ler “Unite the Seven”. Apesar de só serem seis as personagens que pertencem à Liga da Justiça, foi depois explicado que remetia ao Aquaman (Jason Momoa) e à união dos sete mares ou reinos, divididos por três tribos (outro número que surge constantemente durante o filme): Os Atlantes, as Amazonas e os Humanos. Estas referências continuam na versão de Snyder, começando por mostrar que Victor Stone, antes de se tornar no herói Cyborg, vestia o número sete na equipa de futebol. Este número é normalmente associado às divindades, sendo que é sabido que na Bíblia, Deus criou o mundo em 7 dias e o 3 é associado à Santíssima Trindade. As comparações de Super-Homem a um Deus também não foram subtis no filme, nem no anterior “Homem de Aço”.




FINALMENTE SABEMOS PARA QUEM STEPPENWOLF TRABALHA

Steppenwolf
Steppenwolf | © HBO Portugal

Esta é mais uma curiosidade do que um easter egg, na verdade, mas pensamos ser importante para o desenvolvimento da história. Na versão de “Liga da Justiça de Zack Snyder”, torna-se evidente que Steppenwolf (Ciarán Hinds) está a trabalhar para alguém muito mais obscuro que ele. Darkseid (Ray Porter), a personagem criada por Jack Kirby finalmente aparece para tornar claro que ele é o real vilão por trás da trama. Foi ele, afinal, quem tentou conquistar o planeta Terra há 2000 anos atrás, reabrindo as três caixas mãe. Esta personagem é vista como o “Novo Deus” do planeta Apokolips e está atrás da Anti-Vida que tantas vezes é mencionada ao longo do filme. Quase no climax desta produção, ficamos a saber que a equação matemática que permite a quem a conheça dominar qualquer espécie viva, está escondida na Terra, ficando em aberto uma sequela que infelizmente sabemos que não está nos planos futuros.




ELE SEMPRE FOI O MARTIAN MANHUNTER!

martian manhunter
Martian Manhunter escondido em “Homem de Aço” | ©2013 Warner Bros. Entertainment Inc. and Legendary Pictures Funding, LLC

Um dos mais importantes e reveladores momentos da “Liga da Justiça de Zack Snyder” foi a de que o General Swanwick (Harry Lennix), que apareceu tanto em “Homem de Aço” como “Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça”, era na verdade o Martian Manhunter durante todo este tempo. O alien que consegue mudar de forma, foi revelado quando se transformou em Martha Kent para visitar Lois, numa tentativa de reforçar que deveria voltar a viver a sua vida sem Kent. Embora ele seja um dos membros fundadores da Liga da Justiça na banda desenhada, nesta adaptação não teve esse lugar de destaque e o seu alter ego, Swanwick, foi completamente inventado somente para o filme.




O MELHOR FICA SEMPRE PARA ÚTLIMO

Liga da Justiça
Justice League | ©HBO Portugal

Esta é provavelmente a maior curiosidade do filme, o “Epílogo: Duplamente Pai” revela-nos o Knightmare do Batman, numa realidade (alternativa??) em que vemos o Darkseid conquistar a Terra e controlar completamente a mente do Super-Homem, devido ao poder da anteriormente falada, Anti-Vida. Ou será que foi por causa disso? Existem imensas teorias que envolvem este “final”, contudo vamos aos factos, por agora. Aquaman e Mulher-Maravilha estão ambos mortos nesta linha do tempo, o que coincide com a visão do Cyborg quando comunica com a caixa mãe e vê Darkseid a matar o Aquaman e o funeral da Mulher-Maravilha. Harley Quinn parece também ter sucumbido provavelmente pelas mãos de Batman, quando o mesmo diz a Joker (Jared Leto) que as últimas palavras dela foram que desse ao seu ex-amor uma morte dolorosa e lenta.

Depois deste contexto inicial, os easter eggs. Em primeiro lugar, sabemos pelo diálogo do Joker e do Batman que a Lois está morta, muito provavelmente devido ao próprio Bruce não ter conseguido salvá-la. Ao sabermos que o Super-Homem encontra a sua força sempre nos seus braços, provavelmente a cena em que o vemos ser dominado pelas forças do mal pode indicar que esse foi o motivo que o fez virar um vilão. Principalmente, se fizermos a conexão com a cena em que a Lois abre a gaveta da mesa de cabeceira onde se encontra um teste de gravidez, podendo assumir que a mesma pode mesmo estar grávida no momento da sua morte, levando Clark Kent à loucura, como já foi visto na banda desenhada. Assim, os planos de Snyder, revelados numa entrevista recente, seriam de dar continuidade futura a esta narrativa, revelando que Bruce voltaria atrás no tempo para se sacrificar, prevenindo a morte de Lois e o apocalipse na Terra. O filho do Super-Homem, que nasceria sem nenhum poder específico, tornar-se-ia no novo Batman.




UMA GRANDE HOMENAGEM

liga da justiça zack snyder
©HBO Portugal

Não poderíamos terminar esta lista sem antes mencionar um dos factos que fez com que Snyder se afastasse da produção do filme de 2017: a trágica morte da filha Autumn, que se suicidou durante as filmagens da “Liga da Justiça”. A sentida homenagem ocorre em vários momentos ao longo da versão do realizador, para além da óbvia, no final, onde lhe dedica esta obra prima. O primeiro em que isso acontece é logo após o primeiro encontro de Bruce e Barry, quando estão de saída no carro super potente do Batman. Na entrada da autoestrada, vemos um enorme poster da American Foundation for Suicide Prevention. Tanto o realizador como a sua mulher têm ajudado esta fundação em homenagem póstuma. Para além disso, nos créditos desta versão do filme, ouvimos a canção “Hallelujah”, que era a preferida de Autumn. Nunca é demais recordar que não estás sozinho e que existe sempre uma mão amiga para te ajudar.

 

E tu? Conseguiste desvendar todas as referências que encontrámos na “Liga da Justica de Zack Snyder”?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *