Livros a Não Perder em Julho | © Topseller / Edições Chá das Cinco / Guerra & Paz Editores

Livros a não perder | Seleção de julho 2019 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em julho.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Poesia & Conto (1)

3. Não-Ficção

4. Familar & Bambino (4)

5. Reedições (4)

[/tps_header]

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a Não Perder em Julho
© Topseller / Edições Chá das Cinco / Guerra & Paz Editores

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!




FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Livros a Não Perder em julho
© Topseller / Saída de Emergência / Bertrand Editora



FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (1)

O Homem do Mês Julho, Agosto, Setembro
© Topseller

‘O HOMEM DO MÊS: JULHO, AGOSTO E SETEMBRO’, de J. Kenner (Topseller)

Sinopse Oficial: Doze meses, doze homens,
Doze histórias absurdamente sexy

O bar The Fix on Sixth está em risco de fechar. Um grupo de amigos decide ajudar, competindo com o que de melhor tem: sensualidade e atributos físicos! E assim surge o concurso O Homem do Mês, onde os melhores partidos do Texas vão disputar o título durante doze meses, atraindo os olhares do público e das mulheres que os tiram do sério.

Julho
Trabalhador e ambicioso, Derek Winston está em Austin para negócios? Até se cruzar com a sensual Amanda. E o que parecia o início de uma amizade colorida torna-se algo mais intenso. Só há um problema: Amanda tem medo de compromissos. Conseguirá Derek mostrar-lhe o que anda a perder?

Agosto
O inspetor Landon Ware foi encarregado de proteger Taylor do seu ex-namorado possessivo. Mas, no decurso do seu trabalho, apercebe-se de que quer muito mais do que mantê-la em segurança: o que ele deseja é ter Taylor na sua vida. Será que Landon consegue tomar as decisões certas quando Taylor está em perigo?

Setembro
Easton Wallace é um advogado exemplar, o candidato perfeito a juiz. Nada o corrompe? a não ser a caótica e independente Selma. O reencontro de ambos é tão explosivo, que quase arruína a sua reputação. Ele sabe que Selma é uma bomba na sua vida e um risco para a sua carreira? Mas será capaz de resistir aos seus instintos?

Qual destes homens a conquistará?




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (2)

A Sedução de Elliot McBride
© Topseller

‘A SEDUÇÃO DE ELLIOT MCBRIDE’, de Jennifer Ashley (Topseller)

Sinopse Oficial: No dia do seu casamento, Juliana St. John é inesperadamente abandonada pelo seu noivo de longa data. Envergonhada, apenas lhe resta fugir da multidão que aguarda pela boda. Nesta fuga desesperada, depara-se com Elliot McBride, um irresistível escocês, e o seu primeiro amor. O medo que Juliana sente de permanecer solteira leva-a a fazer uma proposta impulsiva a Elliot — que ele case com ela nesse mesmo dia —, a qual ele aceita de imediato.

Elliot regressou recentemente da Índia, trazendo consigo uma grande riqueza. Mas, além de rico, ele tem também fama de louco, após o horror sofrido durante o longo período em que foi mantido em cativeiro.

Depois de casar com Elliot, Juliana enfrenta a dupla e árdua tarefa de restaurar um castelo em ruínas nas Terras Altas da Escócia e reparar o coração do seu proprietário. Mas ela terá também de lidar com o arrebatamento que sente diante da irresistível sensualidade do seu novo marido…




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (3)

Styxx - Parte Um
© Edições Chá das Cinco

‘STYXX — PARTE UM’, de Sherrilyn Kenyon (Edições Chá das Cinco)

Sinopse Oficial: Os gémeos Styxx e Acheron tiveram poucos anos de paz antes de serem separados pelas intrigas que os pretendem destruir a ambos. Styxx vive na sombra do irmão, relegado para fora do reino e atormentado pelos deuses que veem nele um perigo para todo o panteão. As traições são constantes. E a lealdade é uma palavra que Styxx não conhece. Quando conhece Bethany, todo o mundo de Styxx se transforma.

Escondendo a sua identidade para evitar mais tormentos, Styxx começa a confiar na mulher que revolucionou o seu mundo. Mas, mais uma vez, a sua confiança é abalada com segredos mais dolorosos do que a traição. E quando já não há ninguém em quem confiar e a escuridão ameaça a alma, haverá algum caminho para a redenção?




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (1)

A Torre da Andorinha
© Saída de Emergência

‘A TORRE DA ANDORINHA — THE WITCHER: VOLUME VI’, de Andrzej Sapkowski  (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: O mundo está coberto pela neblina sufocante e cruel da guerra. Ciri, a criança da profecia, desapareceu. Procurada tanto por amigos como por adversários, assumiu a identidade de um bandido e vive em liberdade pela primeira vez na vida. Mas o cerco à sua volta está a apertar e os assassinos impiedosos de Nilfgaard seguem o seu rasto.

Geralt, o bruxo, não desistiu da sua missão. Apesar das feridas, reuniu um grupo de aliados determinados a resgatar Ciri. Mas os crimes que cometeu tornaram-na famosa, e os mercenários que a procuram são implacáveis. Conseguirá Geralt salvar a jovem? E será a lendária Torre da Andorinha um porto seguro?




FICÇÃO — YOUNG ADULT (1)

Intocável
© Topseller

‘INTOCÁVEL’, de Tahereh Mafi (Topseller)

Sinopse Oficial: Tenho uma maldição.
Tenho um dom.
Sou um monstro.
Sou um ser humano.
Sou uma arma.
Sou uma lutadora.

O mundo está em colapso. As doenças dizimam a população, a comida escasseia, os pássaros não voam e as nuvens têm a cor errada. E, com apenas 17 anos, a Juliette está presa por homicídio. Na verdade, ela tem um poder incrível que mais se assemelha a uma maldição? O seu toque pode matar.

Perante a eclosão de uma guerra, o Restabelecimento vê nesse poder letal um dom. A Juliette não é apenas uma alma atormentada dentro de um corpo venenoso, mas uma arma imprescindível para a manutenção da ordem.

Só que esta extraordinária rapariga já escolheu o seu próprio caminho. Após uma vida sem liberdade, ela encontra por fim a força necessária para lutar e reagir ? e tentar construir um futuro com o amor da sua vida, um rapaz que ela julgara ter perdido para sempre. Conseguirá a Juliette sair vitoriosa?

Um livro imperdível para os fãs das sagas “Crepúsculo” e “Jogos da Fome“.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (2)

Riverdale - Fujam da Cidade
© Editorial Planeta

RIVERDALE — FUJAM DA CIDADE’, de Micol Ostow (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Uma história original baseada nos acontecimentos da 3ª temporada da série de enorme sucesso da Netflix. Os amigos sabem que Archie está a ser incriminado por um homicídio que não cometeu, mas as evidências estão muito bem construídas contra ele. Em espero, os quatro amigos decidem, impulsivamente, embarcar numa missão para tentar encontrar provas que refutem o ardil construído por Hiram Lodge, contra o namorado da filha.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (1)

O Intruso
© Bertrand Editora

‘O INTRUSO’, de Stephen King (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Um rapaz de onze anos é encontrado morto. Todas as evidências apontam para que o assassino seja Terry Maitland, um dos cidadãos mais queridos de Flint City, professor de inglês, marido exemplar e pai de duas meninas. O detetive Ralph Anderson dá-lhe voz de prisão. Maitland tem um álibi forte, estava noutra cidade quando o crime foi cometido, mas os indícios de ADN encontrados no local confirmam que é ele o culpado. Aos olhos da justiça e da opinião pública, Terry Maitland é um assassino e o caso está resolvido.

Mas o detetive Anderson não está satisfeito. Maitland parece ser uma boa pessoa, um cidadão exemplar, terá duas faces? E como era possível estar simultaneamente em dois lugares?
Por ser um romance de Stephen King, quando conhecemos a resposta, arrependemo-nos de ter formulado a pergunta.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (2)

1793
© Suma das Letras

‘1793’, de Niklas Natt Och Dag  (Suma das Letras)

Sinopse Oficial: No seu romance de estreia, 1793, Niklas Natt och Dag pinta um retrato convincente do final do século XVIII em Estocolmo. Através dos olhos dos diferentes narradores, o verniz em pó e a pintura da época são retirados para revelar a realidade assustadora, mas fascinante, escondida além dos factos secos dos textos de História.

Com um pé firmemente cravado na tradição literária e outro na literatura de suspense, Natt och Dag cria um género inteiramente novo de thriller histórico sugestivo e realista. Retrata a capacidade de se ser cruel em nome da sobrevivência ou da ganância — mas também a capacidade para o amor, a amizade e o desejo de um mundo melhor.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (3)

O Fantasma de Maddy Clare
© Topseller

‘O FANTASMA DE MADDY CLARE’, de Simone St. James (Topseller)

Sinopse Oficial: Londres, 1922
Sarah Piper é uma jovem solitária que vê a sua vida mudar quando uma agência de trabalho temporário a contrata para ajudar Alistair Gellis, um caçador de fantasmas. Alistair é um veterano da Primeira Guerra Mundial, rico, atraente e com uma grande obsessão pelo sobrenatural. Foi convocado para investigar e expulsar o fantasma de Maddy Clare, uma criada de 19 anos que assombra o estábulo onde alegadamente se suicidou.

Como Maddy se recusa a interagir com homens, caberá a Sarah a difícil tarefa de a enfrentar. Para isso, contará com o apoio de Alistair e do seu enigmático assistente, Matthew Ryder. Em pouco tempo, os três veem-se perante uma missão perigosa, pois o fantasma de Maddy é real, está zangado e tem poderes que desafiam toda a razão.

Conseguirão eles descobrir quem era Maddy, de onde veio e o que estará a impulsionar o seu desejo de vingança, antes que ela os destrua a todos?




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (4)

Os Segredos da Casa da Praia
© Chá das Cinco Editora

‘OS SEGREDOS DA CASA DA PRAIA’, de Nora Roberts (Chá das Cinco Editora)

Sinopse Oficial: Depois de um ano de escrutínio público, Eli Landon, um advogado de sucesso, foi absolvido da acusação de homicídio da esposa. Agora é um homem livre, mas as misteriosas circunstâncias do crime ainda ensombram a sua vida. Com a reputação destruída, e incapaz de voltar a enfrentar o mundo, refugia-se no casarão de praia da avó, que durante séculos foi o guardião de segredos inconfessáveis. No entanto, a tranquilidade que Eli esperava encontrar é abalada por Abra Walsh, a vizinha encarregada da manutenção da casa.

Apesar de a jovem lhe mexer com os nervos, Eli sabe que é impossível resistir à atração que ela exerce, e, lentamente, reconhece que chegou o momento de procurar as respostas há muito escondidas. Juntos, Eli e Abra dão início a uma investigação para descobrir o que realmente aconteceu na noite do homicídio, e as pistas vão conduzi-los a um lugar inesperado, bem mais perto do que imaginavam…




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (5)

Nas Águas Mais Calmas
© Editorial Planeta

‘NAS ÁGUAS MAIS CALMAS’, de Viveca Sten (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Um excelente mistério. O novo fenómeno do policial sueco chega a Portugal. Numa manhã quente de Julho, na idílica ilha de Sandhamn, na Suécia, um homem passeia com o cão e faz uma descoberta horrível: um corpo, emaranhado numa rede de pesca, deu à costa. Uma das autoras suecas mais populares e com mais êxito da actualidade. A série Sandhamn já vendeu mais de 4,5 milhões de exemplares em todo o mundo.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (6)

A Vingança
© Bertrand Editora

‘A VINGANÇA’, de John Grisham (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Pete Banning era um cidadão modelo de Clanton, cidade do Mississippi – herói condecorado da Segunda Guerra Mundial, patriarca de uma destacada família, proprietário de terras, pai, vizinho e membro fiel da Igreja Metodista. Numa fria manhã de outubro, levantou-se cedo, foi para a cidade e a sangue-frio disparou a matar sobre o seu pastor e amigo, o reverendo Dexter Bell. A única declaração que Pete fez sobre o sucedido – ao xerife, aos advogados, ao juiz, ao júri e à sua família – foi: «Não tenho nada a dizer.» Não tinha medo da morte e estava disposto a levar para o túmulo as suas motivações.

Neste romance intenso, John Grisham transporta-nos numa viagem incrível e plena de suspense à descoberta da verdade, desde o sul dos Estados Unidos até às selvas das Filipinas e à Guerra do Pacífico. De um hospício claustrofóbico e cheio de segredos somos arrastados até um tribunal onde um advogado tenta desesperadamente ilibar um homem que procura tudo menos a sua salvação.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (7)

O Cardeal do Kremlin
© Saída de Emergência

‘O CARDEAL DO KREMLIN’, de Tom Clancy (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Nos mares tempestuosos da América do Sul, um alvo desaparece no meio de um clarão esverdeado. Nas montanhas soviéticas, junto da fronteira do Afeganistão, um misterioso conjunto de pilares e cúpulas ergue-se na escuridão da noite. Para as duas superpotências mundiais, a prioridade é lançar o primeiro sistema anti-míssil da Guerra Fria, e os dois homens encarregados de avaliar a capacidade soviética para o fazer sabem-no bem: o coronel Mikhail Filitov, da URSS, um militar da velha guarda olhado com desconfiança pelo novo círculo de tecnocratas, e Jack Ryan, um famoso analista da CIA.

Ambos usam todos os meios para chegar à verdade, mas Filitov consegue-o primeiro… e é aí que tudo ameaça desmoronar-se. Porque Filitov, conhecido pelo nome de código Cardeal, é o agente americano mais graduado no Kremlin, e está prestes a ser assassinado pelo KGB. Cabe a Jack Ryan salvá-lo, num alucinante jogo de gato e rato, onde já não é apenas a sobrevivência de Filitov e Ryan que está em jogo, mas também a do mundo.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (1)

As Mulheres do Coro de Chilbury
© Editorial Presença

‘AS MULHERES DO CORO DE CHILBURY’, de Jennifer Ryan (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Kent, 1940. Chilbury, uma idílica povoação inglesa, vê os seus homens – maridos, filhos, irmãos – partirem para a guerra. Entregues a si próprias, as mulheres da aldeia confrontam-se com uma outra batalha: salvar o coro local que o pároco decidiu encerrar, para, através do canto, desafiarem o grande conflito que se trava na Europa. e com esse objetivo juntam-se à carismática Miss Primrose Trent, professora de música recém-chegada a Chilbury.

Entre elas, destacam-se Mrs. Tilling, uma viúva tímida; Venetia, a sedutora da aldeia; Silvie, a jovem refugiada judia; Edwina, uma parteira pouco escrupulosa que procura fugir de um passado sórdido. Bisbilhotices, ciúmes, medos, angústias, amores secretos marcam este romance inspirador e profundamente comovente que explora o modo como uma pequena comunidade consegue enfrentar as vicissitudes e os horrores de uma guerra violenta e destruidora.

Entre risos e lágrimas, e inspirando-se nas prodigiosas histórias que lhe contava a avó, que viveu no período da 2ª Guerra Mundial, numa pequena aldeia de Kent, Jennifer Ryan explora as almas deste coro que nenhum leitor jamais irá esquecer.

Um pequeno tesouro, inteligente e com um humor tipicamente britânico.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (2)

Os Imortalistas
© Editorial Planeta

‘OS IMORTALISTAS’, de Chloe Benjamin (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Se lhe dissessem a data da sua morte, como construiria a sua vida?
1969, Lower East Side, em Nova Iorque corre a notícia sobre a chegada de uma mulher mística: uma adivinha que garante predizer a data da morte das pessoas.
Os irmãos Gold, quatro adolescentes na cúspide do autoconhecimento, escapam-se para ouvir a sua sorte.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (3)

Lá, onde o vento chora
© Porto Editora

‘LÁ, ONDE O VENTO CHORA’, de Delia Owens

Sinopse Oficial: Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. E à medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.
O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove.
E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. E o impensável acontece.

Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos, e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (4)

QUANDO A PENUMBRA VEM
© Edições Tinta da China

‘QUANDO A PENUMBRA VEM’, de Jaume Cabré (Edições Tinta da China)

Sinopse Oficial: Com a habitual mestria de Jaume Cabré e o seu inconfundível tom confessional, as histórias deste livro piscam o olho ao humor negro e à narrativa cinematográfica. Todas são perpassadas pela morte, e os «locais do crime» são habitados por gente que perdeu a fé, indivíduos que se confessam atormentados, vazios, rancorosos.

Quando a Penumbra Vem compõe-se de treze histórias que chamam à cena objectos e símbolos que entretecem uma espécie de estética do mal: personagens infames que vivem presas no passado, devido à culpa ou à vergonha. Coleccionadores de arte, ladrões de ovelhas, justiceiros a soldo, criminosos da pior estirpe – todos condenados a um desenlace cujo único pano de fundo possível é a morte. Para nenhum deles há redenção ou um lugar no paraíso.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (5)

Autobiografia
© Quetzal Editores

‘AUTOBIOGRAFIA’, de José Luís Peixoto (Quetzal Editores)

Sinopse Oficial: Na Lisboa de finais dos anos noventa, um jovem escritor em crise vê o seu caminho cruzar-se com o de um grande escritor. Dessa relação, nasce uma história que mescla realidade e ficção, um jogo de espelhos que coloca em evidência alguns dos desafios maiores da literatura.

A ousadia de transformar José Saramago em personagem e de chamar Autobiografia a um romance é apenas o começo de uma surpreendente proposta narrativa que, a partir de certo ponto, não se imagina como poderá terminar. José Luís Peixoto explora novos temas e cenários e, ao mesmo tempo, aprofunda obsessões, numa obra marcante, uma referência futura.




POESIA & Conto (1)

Amor na Obra Literária de Fernando Pessoa
© Ego Editora

‘AMOR NA OBRA LITERÁRIA DE FERNANDO PESSOA’, de Fernando Pessoa (Ego Editora)

Sinopse Oficial: Para Fernando Pessoa, “o amor é a mais carnal das ilusões” e para tal sentimento não teria nascido.
A verdade é que acabou por renunciar ao seu único relacionamento amoroso conhecido, com Ophélia Queiroz, em troca da excelência da sua escrita.

Com prefácio de Ricardo Belo de Morais, jornalista e mentor do projecto online “O meu Pessoa”, este livro traz-nos um retrato da obra apaixonada e romântica do poeta.




NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Livros a Não Perder em julho
© Editorial Presença / 11×17 / Clube do Autor



NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (1)

253 Piadas Secas para Tentares Fazer Rir o Teu Patrão, Professor e Animal de Estimação
© Manuscrito Editora

‘253 PIADAS SECAS PARA TENTARES FAZER RIR O TEU PATRÃO, PROFESSOR E ANIMAL DE ESTIMAÇÃO’, de Pedro Pinto & Gonçalo Castro & João Ramalhinho (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: Depois do sucesso de O Caderno das Piadas Secas e de 999+1 Piadas (Ainda Mais) Secas, os seus autores puxaram pela cabeça para pensar o que poderia ter ainda menos graça… Duas palavras: Estudar e Trabalhar.

Neste livro resolveram então reunir 253 piadas (porque sim) sobre a escola e profissões (do médico ao bombeiro, sem esquecer aqueles homens que pintam os carros, os car-pinteiros).

No fim, ainda lhes juntaram piadas sobre os animais, porque uma vez contaram uma piada a uma hiena e ela fartou-se de rir!




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (2)

Smothies do Desporto
© Editorial Presença

‘SMOTHIES DO DESPORTO — A BÍBLIA’, de Fern Green (Jacarandá Editora)

Sinopse Oficial: A bíblia dos smoothies do desporto para estimular a sua atividade física e ajudá-lo a superar os seus limites.

– Mais de 65 receitas para estimular o organismo.
– Ingredientes ricos em nutrientes, para alimentar a mente e melhorar a concentração durante o esforço físico.
– Receitas para preparar o aquecimento e alimentar os músculos.
– Todos os nutrientes, glícidos, matérias gordas e proteínas, para uma preparação completa.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (3)

Uma Floresta Em Casa
© Jacarandá Editora

‘UMA FLORESTA EM CASA’, de Jorn Viumdal (Pergaminho)

Sinopse Oficial: Ao longo de milhares de anos, os seres humanos tiveram como habitat ambientes naturais, e pleno contacto com a luz solar, a vegetação, a água e o ar fresco. Embora sejamos biológica e fisiologicamente semelhantes aos nossos antepassados pré-históricos, a maior parte de nós passa quase toda a vida no interior, com pouco ou nenhum contacto com o mundo natural – embora seja já sabido que a convivência com a natureza traz inegáveis benefícios emocionais, psicológicos e físicos.

Jørn Viumdal tem uma missão: trazer o habitat natural humano de volta para os espaços onde passamos mais tempo – as nossas casas e escritórios. Apoiado em dados de investigação ambiental da universidade norte-americana e norueguesas, bem como em três décadas de pesquisa da NASA, este livro demonstra como ter uma seleção cuidadosa de plantas cultivadas e dispostas de forma específica em espaços interiores pode trazer benefícios extraordinários. Melhora a saúde, reduz a fadiga, fortalece o sistema imunitário e promove a concentração, a comunicação e a vitalidade. Viver com plantas ajuda o nosso organismo a prevenir doenças e faz-nos mais felizes e mais calmos, para além de aumentar a nossa eficiência e produtividade.

Uma Floresta em Casa ensina-o a transformar qualquer parede, numa casa ou escritório, numa parede viva de plantas – tudo com plantas e matérias fáceis de encontrar e montar.

Viva um mundo mais verde, mais belo e mais saudável – tenha “Uma Floresta em Casa”.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (1)

A Mulher Que Escondeu Anne Frank
© Alma dos Livros

‘A MULHER QUE ESCONDEU ANNE FRANK’, de Miep Gies & Alison Gold (Alma dos Livros)

Sinopse Oficial: Ao longo de mais de dois anos, Miep e o marido ajudaram a esconder judeus numa Holanda tomada pelos nazis. Como milhares de heróis desconhecidos do Holocausto, eles arriscaram diariamente a vida ao levar alimentos, livros, notícias e carinho às vítimas.

Miep trabalhava como assistente de Otto Frank, o pai de Anne Frank, e tornara-se íntima da família. Ao longo de 25 meses, ela e o marido mantiveram a família Frank escondida no anexo de um prédio de Amesterdão até serem traídos por uma denúncia anónima. Quando a Gestapo invadiu o esconderijo, a 4 de agosto de 1944, e prendeu todos os seus ocupantes, deixou para trás o diário de Anne e outros dos seus escritos, em folhas soltas, Miep recolheu esses escritos na esperança de voltar a encontrar Anne e lhos poder entregar.

Neste livro intemporal, Miep relembra esses dias tortuosos e fá-lo com uma clareza e uma emoção vívidas. A narrativa vai da sua própria infância, enquanto refugiada da Primeira Guerra Mundial, até ao momento em que entrega a Otto Frank – o único dos ocupantes do esconderijo a sobreviver ao Holocausto – o pequeno diário axadrezado. Até então, não fora lido por ninguém.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (2)

Animais que Ficaram para a História
© Manuscrito Editora

‘ANIMAIS QUE FICARAM PARA A HISTÓRIA’, de Raquel Oliveira & António Lopes (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: Bucéfalo, um cavalo negro, de proporções incomuns, aparentemente indomável, ajudou Alexandre, o Grande, a construir o seu vasto império. O cão Alão foi determinante para a conquista de Alenquer por D. Afonso Henriques. Merengo, o cavalo preferido de Napoleão Bonaparte, conferiu-lhe uma grandeza física que foi muito além do seu pequeno porte. Portugal do século XVI deixou-se maravilhar com a chegada de um soberbo rinoceronte que não teve um final feliz. Stubby e Chips conquistaram o respeito dos humanos graças à coragem demonstrada nas duas guerras mundiais. Por causa disso, os seus pequenos corpos caninos ficaram cobertos de medalhas.

Na ciência, há nomes incontornáveis como o de Dolly ou Laika, a primeira cosmonauta canina. Nas artes do espetáculo seria injusto esquecermos a Lassie ou o Chico, o papagaio da fadista Amália Rodrigues. Já na literatura, a relação entre autores e gatos é conhecida, mas nada iguala o envolvimento de Hemingway com as suas máquinas de ronronar. E na política há muitos exemplos inspiradores: Nelson e Jock, os gatos de Winston Churchill, Bo, o cão de água português que viveu na Casa Branca, ou Charlie, o surpreendente sharpei que ocupou o Palácio de São Bento enquanto Aníbal Cavaco Silva foi primeiro-ministro.

Estas são algumas das histórias que encontra nas páginas deste livro, onde os animais que ficaram para a história são os verdadeiros protagonistas.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (3)

No Bunker de Hitler
© Guerra & Paz Editora

‘NO BUNKER DE HITLER — OS ÚLTIMOS DIAS DO TERCEIRO REICH’, de Joachim Fest (Guerra & Paz)

Sinopse Oficial: Uma destruição de proporções inigualáveis marcou os últimos meses do Terceiro Reich, na Primavera de 1945. Aos inevitáveis horrores de uma derrota, somou-se a recusa de Adolf Hitler em se render até que o último homem caísse. Esta é uma vibrante reconstrução dos momentos que antecederam a queda de um dos mais infames regimes políticos da história, dando particular atenção à terrível Batalha de Berlim e à atmosfera claustrofóbica do bunker do Führer durante os últimos dias da guerra. Com uma prosa cativante, o historiador alemão Joachim Fest narra como, indiferente ao destino dos alemães, Hitler ordenou a destruição de infra-estruturas essenciais e atirou as tropas para a morte, mesmo sabendo da certeza da derrota. Descreve a paranóia crescente que marcou o estado mental do Führer, até ao suicídio, e os esforços para destruir o seu corpo antes que o Exército Vermelho chegasse a Berlim. Explica ainda como Hitler continua presente no pensamento das últimas gerações e como o seu poder tem aumentado assustadoramente à medida que a distância temporal cresce.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (4)

Amália - O Romance da Sua Vida
© 11×17

‘AMÁLIA — O ROMANCE DA SUA VIDA’, de Sónia Louro (11×17)

Sinopse Oficial: Este é o romance sobre a vida de Amália, a fadista mais amada e, simultaneamente, mais desconhecida em Portugal. Operária numa fábrica de rebuçados, estreia-se a cantar em 1939. Movida apenas pela vontade de cantar e sem qualquer ambição, nem sonha que um dia será a maior artista portuguesa de sempre. Ganhando rapidamente projecção internacional, deixa multidões rendidas à sua voz. E também os corações se rendem ao seu magnetismo. Recebendo propostas milionárias para ficar a trabalhar no estrangeiro, o amor a Portugal fá-la sempre regressar.

Ano após ano, arrebata galardões, conquista os críticos e cruza-se com as grandes personalidades do seu tempo: Édith Piaf, Hemingway, Frank Sinatra. No final da vida, o que pode querer alguém com o mundo a seus pés? A felicidade que nunca sentiu? A autoconfiança que nunca teve? Amália deixou-nos a 6 de Outubro de 1999 com uma só ambição: que a chorássemos quando morresse. Uma vida tão bela quanto inspiradora.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (5)

Amélia de Orleães
© Temas & Debates

‘AMÉLIA DE ORLEÃES — A RAINHA MAL-AMADA’, de Margarida Durães (Temas e Debates)

Sinopse Oficial: Amélia de Orleães foi a última rainha de Portugal. Entre o seu nascimento e a morte no exílio viveu oitenta e seis anos repletos de momentos felizes, mas também de desilusões e traições. A sua vida foi uma luta contínua, espelhando um dos períodos mais críticos da história de Por­tugal e da Europa.

Elegante, amável e culta, D. Amélia parecia ser a esposa ideal do rei D. Carlos. Como mãe, foi uma educadora atenta e exigente, preparando os filhos para cargos que não exerceriam. Porém, o «ofício» de rainha consorte foi mais além. Graças à sua iniciativa modernizaram-se os setores da saúde pública e da assistência social em Portugal. No ramo das artes, devemos-lhe sobretudo a criação do Museu dos Coches (1905).

Em 1908 presenciou o assassinato do marido e do filho mais velho, e, no dia 5 de outubro de 1910, foi obrigada a partir de Portugal. Faleceu em outubro de 1951, em Versalhes. Os seus restos mortais foram trasladados para Portugal e repousam no Panteão dos Braganças, ao lado do marido e dos filhos.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (6)

Os Médicos da Morte
© Desassossego

‘OS MÉDICOS DA MORTE’, de Philippe Aziz (Desassossego)

Sinopse Oficial: Quem não conhece a História está condenado a repeti-la. Mais de setenta anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a leitura desta obra nunca foi tão fundamental.

Os Médicos da Morte é um documento histórico sobre os horrores da medicina nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Do contexto social e ideológico que permitiu corromper em absoluto o papel do médico, aos responsáveis no terreno pelos atos mais hediondos, esta é uma obra baseada em testemunhos de sobreviventes, em confissões de médicos SS e em milhares de documentos que os nazis não conseguiram destruir antes da derrota final.

Milhares de crianças, deficientes, homossexuais, ciganos, judeus e até alemães dissidentes, prisioneiros de uma ideologia que os renegava da própria condição humana, foram alvo de atrozes experiências médicas com o objetivo de aniquilar as raças inferiores ou ajudar no esforço de guerra. Foi o apogeu da crueldade do Terceiro Reich, um delírio científico que choca e repugna. E que deve ser lido para nunca ser esquecido.

Os médicos nazis tinham rédea solta para fazerem as experiências que quisessem nos campos de concentração. Incineraram, castraram, congelaram, sufocaram homens, mulheres e crianças sem misericórdia. Retiravam órgãos e membros, transfundiam sangue de uns para outros em experiências macabras… Este livro prova quão monstruoso pode ser o ser humano.




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (1)

A Era dos Muros
© Desassossego

‘A ERA DOS MUROS’, de Tim Marshall (Desassossego)

Sinopse Oficial: Os muros estão a crescer. As políticas nacionalistas estão em ascensão.
Milhares de quilómetros de vedações foram erguidas nos últimos dez anos e estão a redefinir a nossa paisagem política.
Existem muitas razões para erguermos muros, já que há tantos temas que nos dividem: saúde, raça, religião, dinheiro, política. Na Europa, as ruturas da última década ameaçam não só a unidade europeia, mas também, em alguns países, a própria democracia. Na China, a necessidade de conter as divisões forjadas pelo capitalismo definirá o futuro da nação. Nos Estados Unidos, a justificação para o muro na fronteira com o México explora o medo americano.

Entender o que nos divide, no passado e no presente, é essencial para compreender tudo o que se está a passar no mundo. China, Estados Unidos da América, Israel e Palestina, Médio Oriente, África, Europa e Reino Unido são alguns dos territórios que Tim Marshall aborda neste livro fascinante onde analisa as falhas que irão moldar o mundo nos próximos anos.




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (2)

Da Boca para Fora
© Manuscrito Editora

‘DA BOCA PARA FORA — ORIGEM E HISTÓRIAS DAS PALAVRAS QUE USAMOS NO DIA-A-DIA’, de Andreia Vale (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: Este livro é sobre palavras. Portuguesas, adoptadas, importadas e outras fofinhas que nos causam fornicoques quando as dizemos. As que usamos no dia-a-dia sem conhecer a sua origem e as suas histórias.

Uma coisa lhe garanto: este livro tem bué palavras e é muito fixe! Para aqui chegar foi preciso muita pachorra para pesquisar as origens de mais de 100 palavras. Houve dias em que estive mesmo exausta, um bocado à toa para escolher, mas consegui! Acho que ficou nos trinques, tenho cá um palpite que o leitor vai gostar e até sentir saudades minhas quando chegar ao fim.

Prepare-se para exclamar OMG com algumas explicações e não se preocupe com as fake news nas redes sociais: neste livro há expressões falsas, mas eu vou explicar porquê. Temos palavras com bolinha vermelha, mas não posso dizer muito mais, logo aqui na contracapa. As que o vão deixar com água na boca, como os croissants, daqueles que há no brunch dos domingos. Sobre animais, corpo humano e roupas. Ainda deixei espaço para mais tarde recordar marcas e coisas que se diziam na televisão e na publicidade, e até para o bidé, já que parece estar em risco de extinção.

Depois do sucesso de Puxar a Brasa à Nossa Sardinha, Andreia Vale traz-nos as palavras de que ela gosta. Da próxima vez que as disser da boca para fora já vai saber como nasceram as suas histórias.




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (3)

Sul
© Clube do Autor

‘SUL’, de Miguel Sousa Tavares (Clube do Autor)

Sinopse Oficial: Eu sou um contador de histórias. Pagam-me para percorrer o mundo e contar o que vi. Umas vezes vi tragédias, miséria, coisas que magoava descrever. Outras vezes vi sonhos, esperanças, histórias felizes. Este é um livro que reúne apenas a parte boa daquilo que me coube em sorte ver e contar.

São muitos e todos fascinantes os destinos deste Sul. De São Tomé e Príncipe a Itália com paragens em Goa, Cabo Verde, Egito, Espanha, Marrocos, Costa do Marfim ou Tunísia, da amazónia à selva africana, Miguel Sousa Tavares transporta nos para um sem fim de lugares inesquecíveis através das páginas deste livro.

Resultado de várias viagens que fez como jornalista, Sul é um livro ímpar apresenta nos o jornalista viajante contador de histórias, descobrindo e dando a descobrir o lado mais profundo e verdadeiro de cada um destes países.

Sul é um hino às experiências que nos enriquem de forma indelével e um convite irrecusável para embarcar numa aventura intemporal




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (4)

O Cosmo da Mente
© Editorial Presença

‘O COSMO DA MENTE — BREVE HISTÓRIA DE COMO O HOMEM CRIOU O UNIVERSO’, de Edoardo Boncinelli & Antonio Ereditato (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Quantos anos tem a vida?
Qual é o destino das estrelas?
Se o átomo é feito de vácuo, o que é que sustém o mundo?
Por que razão só os neurónios dos humanos, entre os de todas as espécies, são capazes de descrever os neutrinos?
Edoardo Boncinelli e Antonio Ereditato contam-nos a aventura do Universo: desde a explosão inicial até à composição das galáxias, desde o princípio do espaço-tempo à evolução do Homo sapiens e ao surgimento da consciência humana.

Ambos levam-nos de volta aos instantes após o Big Bang, durante os quais se deram mudanças mais importantes que as do último bilião de anos. Explicam-nos a natureza ambivalente das partículas elementares, simultaneamente corpuscular e ondulatória, graças às quais podemos fazer reviver em laboratório o cosmos no seu início, clonando o dinossauro-Universo-recém-nascido. Acompanham-nos até aos gigantescos filamentos das galáxias que formam a rede do cosmos e, mais além, aos insondáveis buracos negros.

Permitem-nos penetrar no mistério de um cérebro demasiado grande e complexo para manter apenas a sua sobrevivência. e anunciam, por último, uma grande verdade: entre tudo aquilo que conhecemos, só a nossa mente – esse indecifrável dispositivo biológico, com neurónios mais numerosos que as estrelas que povoam a Via Láctea – nos consente atribuir uma história ao Universo em que pensamos e agimos há milhões de anos; de lhe dar, no fundo, a existência.

Este livro abrange as distâncias siderais até ao infinitamente pequeno; escuta o movimento de expansão do Universo, a sua respiração; observa aquelas dimensões de que só hoje, graças aos últimos progressos tecnológicos, começamos realmente a ter conhecimento.

É uma viagem através da qual o leitor encontra a forma de se avizinhar da radiação cósmica de fundo; do lugar onde, nos confins entre conhecido e desconhecido, todas as certezas se esvaem e nos debruçamos sobre a vertigem da escuridão; lá, junto às estrelas, onde brilham o mistério e a beleza do cosmos, cortando-nos a respiração.

«Connosco, com o nosso complexo cérebro e os seus neurónios, o Universo despertou da sua própria inconsciência e, pelo menos aqui no planeta Terra, começou a refletir sobre si próprio e a conseguir que os homens de ciência lhe contassem a fascinante história da sua origem e da sua longa vida.»




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (5)

A Ciência do Pecado
© Desassossego

‘A CIÊNCIA DO PECADO — PORQUE ESCOLHEMOS FAZER O QUE NÃO DEVEMOS’, de Jack Lewis (Desassossego)

Sinopse Oficial: Todos os dias enfrentamos uma batalha para nos mantermos afastados das tentações que nos rodeiam. Sabemos que não devemos ceder. Mas porque é tão difícil resistir e fazer o que está certo? Porque é tão difícil manter a dieta, ficarmos contentes pelo sucesso dos outros ou evitar a traição? A Ciência do Pecado apresenta as últimas descobertas da investigação neurocientífica sobre a batalha entre o que sabemos que devemos fazer e o que fazemos efetivamente. Inspirando-se nos sete pecados mortais, o neurobiólogo Jack Lewis apresenta-nos o fascinante tema da tentação: como surge, como lhe resistir e porque todos sucumbimos de tempos a tempos.

E porque os nossos impulsos são, muitas vezes, demasiado fortes para resistir, o autor apresenta estratégias que nos ajudam a geri-los da melhor forma para atingirmos um objetivo muito concreto – dizer não à tentação e melhorar a nossa vida e a nossa saúde.




FAMILIAR & BAMBINO (1)

Agora a Sério, Não Abras Este Livro
© Jacarandá Editora

‘AGORA A SÉRIO, NÃO ABRAS ESTE LIVRO’, de Andy Lee & Heath McKenzie (Jacarandá Editora)

Sinopse Oficial: Após o sucesso dos dois primeiros títulos, Andy Lee pede pela 3ª vez aos leitores de todo o Mundo que não abram este livro. Agora é a sério!

Páginas hilariantes que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos.




FAMILIAR & BAMBINO (2)

A Ilíada de Homero Adaptada para Jovens
© Quetzal Editores

‘A ILÍADA DE HOMERO ADAPTADA PARA JOVENS’, adaptação de Frederico Lourenço (Quetzal Editores)

Sinopse Oficial: «Do lado dos Troianos, alinhados com todos os seus chefes, levantou-se um grito enorme: era como o grito dos grous que ressoa do céu quando fogem ao inverno e às desmedidas tempestades e com gritos se lançam no voo até às correntes do Oceano. Porém os Gregos não se deixaram impressionar: avançavam em silêncio, respirando força, cada um desejoso de auxiliar o companheiro.»

Esta é uma das passagens mais emocionantes de A Ilíada de Homero Adaptada para Jovens, de Frederico Lourenço, que também traduziu para a nossa língua o original de Homero – um dos textos fundamentais da nossa civilização. Como escreve o próprio Frederico Lourenço, a Ilíada «propõe uma circunstância redentora para a vida humana: levarmos os nossos objetivos até ao fim, custe o que custar, doa a quem doer, e nunca abdicarmos do bem supremo pelo qual devemos lutar com unhas e dentes (ou, melhor dizendo, lanças e espadas): a nossa própria auto-estima».




FAMILIAR & BAMBINO (3)

Marie Curie
© Nuvem de Letras

‘MARIE CURIE’, de Frau Isa & M.ª Isabel Sánchez Vegara (Nuvem de Letras)

Sinopse Oficial: Marie Curie foi a primeira mulher a doutorar-se em Ciências e a dar aulas na Universidade de Paris, além de ter sido a primeira pessoa a receber dois prémios Nobel. Ainda hoje é fonte de inspiração e exemplo de como usar a ciência para praticar o bem. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.




FAMILIAR & BAMBINO (4)

Diary of A Wimpy Kid 2
© Booksmile

‘DIARY OF A WIMPY KID 2: APRENDE INGLÊS’, de Jeff Kinney (Booksmile)

Sinopse Oficial: A forma mais natural, prática e divertida de aprender inglês!
Agora já podes ler O Diário de um Banana em Inglês.
Conseguirás praticar a língua, contextualizar a gramática e desenvolver novo vocabulário.

Com as notas laterais em português, as palavras e expressões mais difíceis são-te explicadas, para que não percas nada da história!

Neste livro, o Greg não é propriamente o miúdo mais sortudo do mundo e, azar dos azares, o Rodrick sabe tudo sobre um pequeno incidente que o irmão quer manter em segredo. O único problema dos segredos é poderem ser descobertos… especialmente quando há um diário pelo meio.

Oh, não! E agora?




REEDIÇÕES (1)

Os Meus Sentimentos
© Tinta da China

‘OS MEUS SENTIMENTOS’, de Dulce Maria Cardoso (Tinta da China)

Sinopse Oficial: É uma noite de temporal. A noite do acidente.
Há uma gota de água suspensa num estilhaço de vidro que teima em não cair. Há um instante que se eterniza.

Reflectida na gota, Violeta mergulha nessa eternidade e recorda aquele que pode ter sido o último dia da sua vida. Na verdade, as memórias desse dia contam toda a história de Violeta, a protagonista de Os Meus Sentimentos: os pais, a filha, a criada, o bastardo, e em todos a urgência da vida, que prossegue indiferente, como a estrada de onde ainda agora se despistou. Nessa posição instável, de cabeça para baixo, presa pelo cinto de segurança, parece que tudo se desamarra. O presente perde a opacidade com que o quotidiano o resguarda, e Violeta afunda-se nos passados de que é feita, uma espiral alucinada de transparências e ecos.




REEDIÇÕES (2)

A Fera Tem de Morrer
© Livros do Brasil

‘A FERA TEM DE MORRER’, de Nicholas Blake (Livros do Brasil)

Sinopse Oficial: O filho do afamado escritor de policiais Frank Cairnes, o pequeno Martie, é atropelado por um condutor que se põe em fuga. A partir desse momento, Cairnes decide: «Vou matar um homem. Não sei o seu nome, não sei onde vive, não tenho ideia de com quem ele se parece. Mas vou descobri-lo e matá-lo…» Até que George Rattery, o infeliz condutor, aparece morto.

Afigurando-se o principal suspeito, Cairnes insiste então que está a ser vítima de uma conspiração e um seu velho amigo decide chamar o detetive privado Nigel Strangeways para ajudar na investigação. Terão os planos de Frank Cairnes sido apenas expressão de pesar? Que segredos esconde a família Rattery?

O carismático Strangeways, ajudado pela sua perspicaz mulher, Georgia, e pelo sempre rigoroso inspetor Blount, terá pela frente um enredo diabólico para desvendar, neste que é um dos mais intrigantes policiais assinados por Nicholas Blake, várias vezes adaptado ao cinema e destacado como um dos grandes romances da história da literatura de mistério.




REEDIÇÕES (3)

O Fundamentalista Relutante
© Saída de Emergência

‘O FUNDAMENTALISTA RELUTANTE’, de Mohsin Hamid (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Uma noite, num café em Lahore, o narrador conhece um homem misterioso. Este convida-o para tomar um chá e conta-lhe uma história. É o relato da sua ida para a América, quando era jovem, e de como abraçou o sonho ocidental. O primeiro da sua turma em Princeton, foi contratado por uma corporação de topo e prospera em Nova Iorque. E a sua paixão pela bonita e elegante Erica é uma promessa de entrada na alta sociedade de Manhattan. Mas, após o 11 de Setembro, a sua identidade sofre uma mudança, revelando fidelidades mais fortes do que o dinheiro, o poder e talvez até mesmo o amor por Erica. Quando anoitece, o narrador assiste ao desvanecer do sonho e da vida daquele homem já menos misterioso, bem como ao desfilar dos seus sentimentos de raiva e traição. Por fim, as razões para aquele chá tornam-se absolutamente claras…

Finalista do Man Booker Prize 2007 e do Commonwealth Writers Prize Livro da década para o The Guardian Melhor livro do ano para o The Washington Post e o San Francisco Chronicle.




REEDIÇÕES (4)

Histórias de Cronópios e de Famas | © Cavalo de Ferro
© Cavalo de Ferro

‘HISTÓRIAS DE CRONÓPIAS E DE FAMAS’, de Julio Cortázar (Cavalo de Ferro)

Sinopse Oficial: «Os famas são os que embalsamam e catalogam as recordações, que bebem à colherada a virtude com o único propósito de se reconhecerem cheios de vícios, aqueles que, se têm tosse, deitam abaixo um eucalipto em vez de comprarem os rebuçados peitorais Dr. Bayard. Os cronópios são aqueles que ao lavar os dentes à janela espremem todo o conteúdo do tubo só para verem esvoaçar grinaldas de pasta dentífrica cor-de-rosa (…) quando se deparam com uma tartaruga, desenham-lhe uma andorinha. (…) A criação mais feliz e absoluta de Cortázar.»
Do prefácio de Italo Calvino e nova tradução de Isabel Pettermann.

Quais são os teus livros a não perder em julho?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *