© Monolith Productions

5 Jogos para compreenderes melhor a história da Terra Média

[tps_header]

Além dos filmes que todos conhecemos, a Terra Média também foi palco para diversos jogos, desde do primeiro, “The Hobbit” (1982) para a ZX Spectrum até ao jogo mais recente, “Middle-Earth: Shadow of War” (2017). Nestes jogos vemos novas abordagens sobre a história da Terra Média, com menções de personagens e locais que os filmes não exploraram. Assim sendo, e com a estreia de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” prestes a chegar, escolhemos cinco jogos essenciais que te vão ajudar a conhecer melhor este universo. 

Sabes quem é Celebrimbor? Foi o mestre ferreiro responsável pela criação dos Três Anéis do Poder, Narya (Fogo), Nenya (Diamante), and Vilya (Ar). Nunca foram tocados por Sauron, e destinaram-se às mãos de Gil-galad (depois passou acabou na posse de Gandalf), Elrond e Galadriel, respetivamente. Qualquer uma das três personagens são conhecidas dos filmes, mas antes tiveram um papel a desempenha na Primeira e Segunda Era. Em “Middle-Earth: Shadow of Mordor” descobrimos mais sobre Celebrimbor através do ranger Talion. Nos cinco jogos que escolhemos, existem outros aspetos importantes da Terra Média que não foram mencionados nos filmes.

Lê Também:   Senhor dos Anéis: Qual a tua personagem favorita?

[/tps_header]

Middle-Earth: Shadow of Mordor (2014)

© Monolith Productions

Antes de ser traído por Sauron, Celebrimbor era o rei de Eregion, um reino dos elfos ñoldorin. A sua ligação ao Senhor das Trevas resultou na sua morte, e à invasão do seu reino. Mas antes, Sauron ordenou que torturassem Celebrimbor até que este lhe revela-se a localização dos restantes anéis do poder. Forjado em segredo, o One Ring tinha o poder de controlar os restantes. Neste jogo, o protagonista está ligado a Celebrimbor, que com a progressão do jogo revela detalhes sobre a sua vida. Com a iminente estreia de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“, e a aparição de Celebrimbor, “Middle-Earth: Shadows of Mordor” é uma excelente forma de conhecer mais sobre o criador dos anéis.




O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (2003)

LOTR
© EA Redwood Shores

Lançado em 2003, este jogo segue os acontecimentos presentes no filme “O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei”. Pode não acrescentar mais informações, mas é um dos melhores jogos inspirados na Terra Média, como também é um dos melhores jogos que a PlayStation 2 tem para oferecer. O destaque do jogo vai para a história com três linhas diferentes. Ou seja, vamos seguir a linha de Aragorn, Legolas e Gimli, a de Frodo e Same, e por fim, de Merry, Pippin e Gandalf. Repleto de ação e com um modo multijogador à frente do seu tempo, este jogo é essencial para quem quer entrar, de corpo, alma e comando na mão, na Terra Média.




The Hobbit (2003)

LOTR
© Sierra

É o jogo mais antigo da lista, como também o menos conhecido. Seguimos o pequeno Bilbo, durante a sua inesperada aventura até às Montanhas Solitárias. A nível de jogabilidade e gráficos não deslumbrou, mesmo na época em que saiu. Ainda assim, a história veio ajudar a compreender melhor a trilogia que tinha acabado de sair, onde os acontecimentos retratados sucedem-se à aventura de Bilbo Baggins. Hoje em dia, com a trilogia de “O Hobbit” prestes a completar 10 anos, a história deste jogo já é amplamente conhecida. Apesar disso, “The Hobbit” é uma pérola escondida.




O Senhor dos Anéis: Batalha pela Terra Média II (2006)

LOTR
© EA Los Angeles

Sem darmos conta, o mundo da Terra Média é um gigantesco tabuleiro, com movimentações e estratégias para as batalhas a serem planeadas. Em “O Senhor dos Anéis: Batalha pela Terra Média II” escolhemos um dos lados, o Bem ou o Mal. Ajudamos na destruição de Sauron ou colocamos o Senhor das Trevas como soberano de toda a Terra Média. Assim sendo, este jogo segue os mecanismos habituais do género de estratégia, com agrupamento de esquadrões dos mais variados tipos dentro do campo de batalha. Cabe a cada um planear a melhor estratégia para sair vitorioso. Não seguimos de perto nenhuma personagem, ou seja, não descobrimos mais informações. Mas teremos uma melhor compreensão sobre os diferentes reinos deste universo, assim como os pontos chaves da evolução da história. Este jogo é uma boa escolha para explorar antes da estreia de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“.




The Lord of the Rings Online (2007)

LOTR
© Standing Stone Games

Não é nenhum “World of Warcraft” ou “Lineage”, mas “LOTR: Online” consegue reunir (e bem) a história num MMO (Massively Multiplayer Online game). Apesar de não ter uma comunidade habitual, ainda se encontram alguns jogadores que querem explorar todos os cantos desta Terra Média digital. Além disso, o jogo tem recebido, ao longo dos anos, diversos DLC’s, como “LOTR: Mines of Moria”, “LOTR: Sieges of Mirkwood”, “LOTR: Minas Morgul” e o mais recente, “LOTR: Fate of Gundabad”. Em qualquer um dos conteúdos adicionais, há um acrescento aos eventos relatados nos filmes.

[tps_footer]

Qual é o teu jogo favorito da Terra Média?

Lê Também:   Senhor dos Anéis | Onde anda o elenco principal?

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *