The Tragedy of Macbeth © Apple TV

Macbeth e as adaptações cinematográficas

[tps_header]

Uma das peças mais conhecidas de William Shakespeare, a tragédia de Macbeth foi adaptada várias vezes ao cinema. Será que te lembras dos filmes?

Uma das tragédias mais épicas do repertório de Shakespeare, “Macbeth” tem sido desde há muito uma das histórias com maior flexibilidade na sua adaptação aos pequenos e grandes ecrãs. Agora, volta a estar nas bocas do mundo com a estreia da adaptação de Joel Coen, “The Tragedy of Macbeth”, na Apple TV+ a 14 de janeiro.

Assinalando esta nova longa-metragem, decidimos assim ir “repescar” todas as adaptações cinematográficas feitas até à data e que foram deixando a sua marca. Será que as conheces todas?

[/tps_header]

MACBETH (1948)

Macbeth Orson Welles
Macbeth (1948) © Republic Pictures Corporation

De Orson Welles, que teve papel de realizador e protagonista, “Macbeth” (1948) foi o quarto filme americano a ser produzido por adaptação de uma peça de Shakespeare. Foi filmado em apenas 23 dias.

A atmosfera, considerada por alguns ‘esquisita’, deveu-se um apertado orçamento (700.000 dólares) que levou Welles a procurar figurinos onde fosse possível, e a inovar na cinematografia dado os escassos recurso. Em relação à peça original, esta versão de 1948 adicionou uma nova personagem, Holy Man, como um símbolo em oposição às bruxas pagãs, e fez questão de incluir o suicídio de Lady Macbeth no filme.




JOE MACBETH (1955)

Joe Macbeth
Joe Macbeth (1955) © Columbia Pictures

Uma drama de crime britânico-americano, com realização de Ken Hughes, “Joe MacBeth” estreou em 1955 e foi apresentado como uma visão moderna da peça de Shakespeare. Com lugar no submundo criminal da América dos anos 30, o filme inspira-se no enredo principal de “Macbeth” ainda que com uma paisagem de fundo diferente da peça original.



THRONE OF BLOOD (1957)

Trono de Sangue Macbeth
Throne of Blood (1957) © 1957 – Toho

Um filme japonês de 1957, com samurais, “Throne of Blood” foi lançado em 1957. Com realização de Akira Kurosawa (também co-responsável pelo argumento), o filme transpõe a história de Macbeth da Escócia Medieval para o Japão feudal, com elementos estilísticos extraídos do drama Noh.

Kurosawa, fã da peça original, esteve a desenvolver esta adaptação por vários anos, tendo colocado a adaptação em ‘espera’ por uns anos quando soube da versão de 1948 de Orson Welles. O filme acabou por ganhar dois Mainichi Film Awards.




MACBETH (1971)

Macbeth
Macbeth (1971) © Columbia Pictures

O primeiro filme de Roman Polanski após a trágica morte da sua mulher Sharon Tate, “Macbeth” (1971) é uma das adaptações mais sombrias e sangrentas da obra de Shakespeare. Com toques surrealistas, Polanski não se inibiu e criou uma longa-metragem com várias cenas de nudez (muitas consideradas desnecessárias para um filme de Shakespeare) e com retrato de mortes que apenas eram mencionadas durante a peça. A essência da história foi mantida mas houve algumas alterações como a transformação de uma personagem secundária, Ross, num cruel maquiavélico, ou o epilógo à peça onde Donalbain, filho de Duncan, entra no covil das bruxas indicando que o ciclo de violência vai reiniciar-se.

Com Joe Finch no papel principal, o filme contou ainda com Nicholas Selby como King Duncan, Martin Shaw como Banquo e Francesa Annis como Lady Macbeth.




MEN OF RESPECT (1991)

Men of Respect
Men of Respect (1991) © Arthur Goldblatt Productions

Uma reinterpretação moderna da peça, “Men of Respect” (1991) de William Reilly voltou a transpôr a essência da história para um mundo de gangsters; foi aclamado pela precisão demonstrada em termos dos rituais da Máfia, mas não conquistou as audiências e a crítica como esperado.



SCOTLAND, PA (2001)

Christopher Walken
Scotland, PA (2001) © Lot 47 Films. All Rights Reserved.

Um thriller-comédia, “Scotland, PA” foi lançado em 2001 e realizado por Billy Morrissette. O filme tem lugar num restaurante de fast-food em 1975, numa pequena cidade da Pensilvânia, com James LeGros no papel de Macbeth, e Maura Tierney como Pat, a personagem equivalente a Lady Macbeth. Quando Joe “Mac” McBeth (LeGros) é preterido para uma promoção no restaurante fast-food de Norm Duncan (James Rebhorn), três hippies drogados dão-lhe uma visão do futuro onde ele é na verdade o dono do restaurante, e com uma visão da criação de um drive-thru.

Com um twist altamente ligado à comédia, é realmente uma das adaptações mais divertidas de uma peça de Shakespeare.




MAQBOOL (2003)

Maqbool Macbeth Bollywood
Maqbool (2003) © Kaleidoscope Entertainment

Depois de ter sido adaptado ao cinema britânico, ao americano e até ao japonês, “Macbeth” também chegou a Bollywood (Índia) com “Maqbool”, um thriller de crime indiano.

Com Irrfan Kahn como principal protagonista, “Maqbool” tem como pano de fundo o ‘submundo’ de Mumbai, e segue Maqbool, o tenente-chefe de um senhor do crime, e que está a ter um caso com a amante de seu chefe, Nimmi. A adaptação segue de uma forma geral a história de Shakespeare mas altera as motivações de algumas personagens, simplificando-as, e construíndo as personagens de uma forma diferente – por exemplo, aqui não existem bruxas, sendo antes substituídas por uma dupla de polícias corruptos que prevêem o futuro de Maqbool, antecipando as suas acções.




MACBETH (2006)

Macbeth 2006
Macbeth (2006) © Film Victoria

Uma adaptação australiana pela visão de Geoffrey Wright, e com argumento de Wright e Victoria Hill (uma das actrizes do filme), este filme de 2006 teve como palco um ‘submundo’ de Melbourne, Austrália. Com Sam Worthington no papel principal, esta adaptação da peça de Shakespeare teve várias várias cenas de violência e nudez (incluindo uma cena de sexo de Macbeth com as três bruxas), procurando de algum modo atrair um público mais jovem (apesar de ter falhado nesse aspecto).




MACBETH (2015)

Michael Fassbender Macbeth
Macbeth © 2015 – StudioCanal

Um drama histórico épico, nesta “selvagem reinterpretação de Macbeth, Justin Kurzel concebeu uma das mais impetuosas e sensorialmente violentas adaptações de Shakespeare no cinema”. Com Michael Fassbender no papel principal, e Marion Cotillard a seu lado, a adaptação feita por Jacob Koskoff, Todd Louiso e Michael Lesslie contou ainda no elenco com Paddy Considine, Sean Harris, Jack Reynor, Elizabeth Debicki e David Thewlis.

Foi um sucesso junto da crítica, mas não se conseguiu destacar a nível comercial junto do público, tendo tido prejuízo nas bilheteiras. Em termos de enredo, manteve-se próximo da peça original, focando-se num general escocês que sobe ao poder depois de receber uma profecia de um trio de bruxas sobre ele se tornar Rei da Escócia um dia. A adaptação cinematográfica não se inibe na dramatização dos efeitos físicos e psicológicos da ambição política de quem procura poder.




THE TRAGEDY OF MACBETH (2021)

Denzel Washington
The Tragedy of Macbeth | © Apple TV

Descrito como um “um conto de assassinato, loucura, ambição e astúcia furiosa”, a longa-metragem tem em si uma estética a preto e branco, com uma homenagem ao expressionismo alemão e aos filmes de Ingmar Bergman – mestria do trabalho de Joel Coen em parceria com o seu cinematográfo Bruno Delbonnel.

Uma história de ambição e culpa, “The Tragedy of Macbeth” conta a história de general escocês (Denzel Washington) que é profetizado por três bruxas para um dia se tornar rei. Estimulado por Lady Macbeth (Frances McDormand), ele é consumido pelo desejo de conquistar tudo, lentamente sacrificando sua humanidade e descendo à loucura.

[tps_footer]

Quantas destas longa-metragens é que tiveste oportunidade de ver? Alguma favorita?

[/tps_footer]

 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *