The Tragedy of Macbeth © Apple TV

Macbeth e as adaptações cinematográficas

Uma das peças mais conhecidas de William Shakespeare, a tragédia de Macbeth foi adaptada várias vezes ao cinema. Será que te lembras dos filmes?

Uma das tragédias mais épicas do repertório de Shakespeare, “Macbeth” tem sido desde há muito uma das histórias com maior flexibilidade na sua adaptação aos pequenos e grandes ecrãs. Agora, volta a estar nas bocas do mundo com a estreia da adaptação de Joel Coen, “The Tragedy of Macbeth”, na Apple TV+ a 14 de janeiro.

Assinalando esta nova longa-metragem, decidimos assim ir “repescar” todas as adaptações cinematográficas feitas até à data e que foram deixando a sua marca. Será que as conheces todas?

1 de 10

MACBETH (1948)

Macbeth Orson Welles
Macbeth (1948) © Republic Pictures Corporation

De Orson Welles, que teve papel de realizador e protagonista, “Macbeth” (1948) foi o quarto filme americano a ser produzido por adaptação de uma peça de Shakespeare. Foi filmado em apenas 23 dias.

A atmosfera, considerada por alguns ‘esquisita’, deveu-se um apertado orçamento (700.000 dólares) que levou Welles a procurar figurinos onde fosse possível, e a inovar na cinematografia dado os escassos recurso. Em relação à peça original, esta versão de 1948 adicionou uma nova personagem, Holy Man, como um símbolo em oposição às bruxas pagãs, e fez questão de incluir o suicídio de Lady Macbeth no filme.

1 de 10

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2774 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.