Nós

As 10 melhores bandas sonoras de março

Já vamos no quarto mês do ano e temos cada vez mais bandas sonoras nas nossas favoritas de 2019. A Magazine.HD fez uma seleção das melhores de abril que vais querer ouvir e reouvir!

A banda sonora é frequentemente um dos elementos mais esquecidos nos filmes (tal como nas séries), face a todos os outros aspetos mais visuais, mas todos nós sabemos o papel fundamental que desempenham nos mesmos. Som ambiente, efeitos sonoros, diálogos, música… o que seria de um filme sem banda sonora? Depois do nosso top das melhores bandas sonoras de 2018, eis pois a nossa seleção das melhores de abril de 2019:

DUMBO

Melhores Bandas Sonoras

Danny Elfman é um dos melhores compositores dos Estados Unidos da América, conhecido pelas várias bandas sonoras que produziu para os filmes de Tim Burton, como “Batman” e “Alice no País das Maravilhas”. Em “Dumbo“, Elfman quebrou com a sua regra de não compor música antes das filmagens começarem, tendo escrito esta banda sonora sem sequer ter visto o guião. Tal como o próprio descreve, ele queria uma música agridoce, inspirada em simultâneo pela inocência do filme e pelo desafio do pequeno elefante se separar da mãe. E é isso mesmo que ele consegue, numa grandiosa banda sonora que te convidamos a conhecer:

MÚSICA | EXPLORA A BANDA SONORA DE DUMBO




CELEBRATING JOHN WILLIAMS (LIVE AT WALT DISNEY CONCERT HALL, LOS ANGELES)

Melhores Bandas Sonora

  • Editora: Deutsche Grammophon 
  • Compositor:John Williams (interpretado pela Orquestra Filarmónica de Londres, conduzida por Gustavo Dudamel)

Apesar de se afastar ligeiramente do que usualmente temos na nossa seleção, este CD é um tributo a um dos grandes nomes de compositores de bandas sonoras, John William. Interpretado pela também grandiosa Orquestra Filarmónica de Londres, o resultado é um álbum singular.

MÚSICA | VIAJA PELO MUNDO DE JOHN WILLIAMS




CAPTIVE STATE- CERCADOS

Melhors Bandas Sonoras

Rob Simonsen é o compositor de bandas sonoras de filmes como “Tully” e “Com Amor, Simon”, entre inúmeras outras. Em “Captive State- Cercados“, Simonsen construiu uma banda sonora muito forte, com trechos de música eletrónica e sonoridades algo tradicionais, numa composição contrastante que deixa o ouvinte sempre com uma sensação de inquietude poderosa.

MÚSICA | OUVE UMA FAIXA DA BANDA SONORA DE CAPTIVE STATE




CAPTAIN MARVEL

Melhores Bandas Sonoras

Pinar é certamente uma das compositoras que melhor representa as mulheres (e bem) neste campo das bandas sonoras, especialmente neste caso, sendo ela a primeira mulher do universo do MCU a compor uma banda sonora, num filme que traz também consigo uma luta pela consciência e luta da igualdade de género. E, rivalidades à parte e generalizando, haverá melhor exemplo do que os filmes da Marvel e da DC para falar de expectativas em bandas sonoras? Sabemos que vem sempre um bom trabalho, como no caso de “Captain Marvel“, na qual a eletrónica é usada de um modo inteligente, aliada à grandiosidade da orquestra.

MÚSICA | VIAJA PARA O UNIVERSO DO MCU COM PINAR TROPAK




NÓS

Melhores Bandas Sonoras

A banda sonora de “Nós” é um daqueles casos de puro terror e algum nonsense do princípio ao fim. Apesar de por vezes ser intercalado por algumas músicas mais simplistas e calmas que nos dão a sensação de estar num sonho (ou será melhor dizer pesadelo?), este é um álbum que respira tudo aquilo que o filme é: um excelente exemplo de um thriller psicológico. Basta ouvir a primeira música para perceber que foi pensado para “brincar” com o ouvinte, porque é assustadora e em simultâneo incrivelmente fácil de acompanhar, acabando por “ficar na cabeça”:

MÚSICA | ABSORVE-TE NA BANDA SONORA DE NÓS




GRETA: VIÚVA SOLTEIRA

Melhores Bandas Sonoras

Javier Navarrete foi o compositor da, entre outras, banda sonora do filme “Labirinto de um Fauno”, com o qual recebeu uma nomeação dos Óscares, na categoria de Melhor Banda Sonora, em 2007. “Greta: Viúva Solteira” é uma história peculiar, e ao ouvir a banda sonora conseguimos perceber a evolução do filme e a versatilidade de Navarrete. Claro que não queremos dar spoilers a ninguém, por isso, para além de te convidarmos a ouvir a banda sonora completa, apenas dizemos que aquilo que no início parece ser composto para acompanhar uma grande história de amor, se transforma numa banda sonora que bem poderia estar a acompanhar um clássico de terror, ao qual a electrónica acaba por se juntar numa espécie de terceira fase. É, de facto, uma aventura engraçada ouvir o álbum completo, por ordem.

MÚSICA | ENTRA NA AVENTURA SURREAL DE GRETA




MIRAI

Melhores Bandas Sonoras

A banda sonora de “Mirai” era inicialmente vai virada para o pop, com influências brasileiras, mas Masakatsu acabou por escolher ir por um caminho mais oriental e simplista (mas moderno), inspirado nos fortes e únicos mas também controversos laços de família.

MÚSICA | CONHECE O MUNDO DE MIRAI COM A SUA BANDA SONORA




THE WEDDING GUEST

Melhores Bandas Sonoras

Harry Escott compôs também a banda sonora de “Vergonha” e “Um Coração Poderoso” e, em “The Wedding Guest” temos músicas no mesmo registo algo simplista, mas muito profundo e misterioso, que não deixará certamente nenhum ouvinte indiferente.

MÚSICA | OUVE UMA FAIXA DA BANDA SONORA DE THE WEDDING GUEST




TO DUST

Melhores Bandas Sonoras

“To Dust” é uma comédia dramática com a temática de uma amizade improvável, que prova que as relações humanas podem muitas vezes superar os preconceitos. Ariel Marx, compositora também da banda sonora de “The Tale”, traz-nos uma banda sonora inigualável, divertida (que nos faz querer acompanhar o ritmo), e muito aparentemente inspirada no onírico.

MÚSICA | OUVE UMA FAIXA DA BANDA SONORA DE TO DUST




THE HOLE IN THE GROUND

Melhores Bandas Sonoras

Este mês o terror está em alta nesta seleção! Stephen Mckeon, que compôs a grandiosa banda sonora da primeira temporada de “Black Mirror”, trouxe-nos, no caso de “The Hole in the Ground” uma banda sonora ao mesmo nível. Com um ambiente geralmente misterioso e com o suspense ideal, convidamos-te a tentares-te não dares um salto da cadeira ao ouvir a maioria destas músicas… É que existem mesmo muitos elementos surpresa!

MÚSICA | TENTA NÃO TE ASSUSTAR COM A MÚSICA DE HOLE IN THE GROUND

O que pensas desta nossa seleção de março? Alguma banda sonora que acrescentarias ou retirarias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.