MONSTRA regressa para 18ª edição em março
A MONSTRA, que enaltece o cinema de animação, já está preparada para a 18ª edição e o cartaz está bem recheado. Conhece o programa que conta com mais de 500 filmes.
O festival anual de cinema de animação de todo o mundo está de regresso a Lisboa para a sua 18ª edição e é já este mês. A Monstra – Festival de Animação de Lisboa, realiza-se de 20 a 31 de março de 2019 e nesta edição serão apresentados mais de 550 filmes (longas, curtas e curtíssimas) que nos vão chegar de 50 países, dos 5 continentes.
Este ano o país homenageado será o Canadá pelo que 15 sessões do festival serão dedicadas exclusivamente a obras oriundas do país. Começando por uma retrospectiva ao National Film Board of Canada, produtora de cinema independente canadiana que chega aos 80 anos em 2019, o festival irá proporcionar uma retrospectiva também no trabalho de alguns realizadores, como Norman Mclaren, Frédéric Back e Caroline Leaf.
À semelhança das edições anteriores, a MONSTRA terá várias secções competitivas em aberto, das quais se destacam as categorias de Curtas-metragens, filmes de Estudantes, Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e Monstrinha, uma secção dedicada ao público mais novo.
Uma das categorias com mais destaque no entanto é a de longas-metragens onde estarão em competição cerca de 7 títulos, 6 dos quais irão estrear pela primeira vez em território nacional.
-
“MIRAI”, do japonês Mamoru Hosoda
Estreia nacional na MONSTRA. Conta a história de um menino que encontra um jardim mágico que lhe permite viajar no tempo para conhecer os seus antepassados. O filme esteve nomeado para os Óscares 2019 na categoria de Melhor Filme de Animação, tendo tido a sua estreia no Festival de Cannes.

-
“FUNAN”, de Denis Do
Uma história de luta e sobrevivência de uma mãe forçosamente separada do filho durante a revolução do Khemer Vermelho no Cambodja. Esta longa-metragem já ganhou o Grande Prémio de Longas no Festival de Annecy, e dois Emille Awards (Melhor Argumento e Melhor Sound Design).
NOTA: O compositor e sound designer desta obra farão a apresentação da longa-metragem no MONSTRA.
-
“THIS MAGNIFICENT CAKE!”, de Marc James Roels e Emma De Swaef
Uma narrativa com a África colonial do final do século XIX como pano de fundo e que conta as histórias de cinco personagens (marionetas) diferentes. O filme também participou no Festival de Annecy (ganhou o Prémio da Crítica) e nos Emille Awards arrecadou o prémio de Melhor Realização.
-
“TITO E OS PÁSSAROS”, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar
Oriundo do Brasil, “Tito e os Pássaros” é sobre um menino que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo.

-
“DILILI A PARIS”, de Michel Ocelot
O realizador francês irá marcar presença no festival para apresentar o filme. A jovem kanak Dilili, durante a Belle Epoque m Paris, investiga com um amigo estafeta os misteriosos raptos de meninas que andam a assombrar a cidade. As pistas a que terá acesso serão dadas por extraordinárias personagens que encontra pelo caminho.
-
“CAPTAIN MORTEN AND THE SPIDER QUEEN”, de Kaspar Jancis
Esta longa-metragem já tinha sido apresentada (apenas 25 minutos) na edição de 2018, na sua fase de pós-produção, mas será este ano em 2019 que Jancis irá apresentar o resultado final do seu trabalho.
-
“THE TOWER”, de Mats Grorud
Mats Grorud, realizador da longa-metragem e Rui Tenreiro, o diretor de arte, estarão presentes na MONSTRA para apresentarem o seu filme. A história foca-se numa jovem que vive num campo de refugiados na Palestina e que, através de relatos contados por três gerações anteriores de refugiados, aprende mais sobre a história da sua própria família.
Confere abaixo quais as retrospectivas e homenagens que terão lugar nesta 18ª edição de um dos maiores festivais de cinema de animação.
- SATOSHI KON – Filmografia completa
Numa retrospectiva dedicada ao cinema de animação japonês, haverá uma homenagem ao realizador Satoshi Kon através da exibição de 4 longas-metragens suas, produzidas entre 1997 e 2006.
- BD no Cinema de Animação
Exibição de cinco longas-metragens inspiradas nas histórias de Corto Maltese, o marinheiro. Tintim, outra célebre personagem da animação e da BD, também irá marcar presença com “Tintim e os Prisioneiros do Sol”, que data de 1969 e chega este ano aos 50º aniversário de estreia.
- Música, cinema de animação e poesia
Haverá lugar a vários eventos dedicados à música, sempre aliada à animação dentro do possível. Um concerto de Pierre Kwenders acompanhado de animação ao vivo pelo ilustrador António Jorge Gonçalves, um evento que irá juntar a Escola Superior de Música de Lisboa com uma equipa de alunos das universidades de animação de Tóquio e ainda um concerto com o colectivo Lisbon Poetry Orchestra que terá filmes exclusivos dos alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha – apenas para nomear parte do programa.
- Secções Especiais
A MONSTRA apresenta ainda filmes nas secções Históricos, Cinema Experimental, DokAnim ( documentários de animação, representados por duas longas e uma retrospectiva do Festival DokLeipzig), TerrorAnim (filmes de animação de terror), Monstra Triple X (uma seleção de filmes sensuais para maiores de 18 anos) e muitas homenagens.
- MONSTRINHA
A secção especial para o público mais novo onde irá haver espaço para uma programação especial ao fim-de-semana para Pais e Filhos. Este “sub-festival” vai apresentar, em ante-estreia, o filme “The Queen’s Corgi”, com o apoio do próprio realizador Ben Stassen e irá contar com várias homenagens a diferentes personagens como o Mickey Mouse ou o próprio Leonardo Da Vinci.
- Exposições no Museu da Marioneta e Sociedade Nacional de Belas Artes
A exposição “A Magia dos Estúdios Aardman” já abriu ao público a 14 de fevereiro e é parte integrante do programa MONSTRA 2019. Aardman é o estúdio britânico responsável por filmes e séries de tv como “Wallace e Gromit”, “Creature Comforts”, “Timmy Time”, “A Fuga das Galinhas”, “Morph” e “A Ovelha Choné” e “A Idade da Pedra” e um dos co-fundadores, Peter Lord, irá passar por Lisboa no final do mês de março.

Na Sociedade Nacional de Belas Artes vão ser exibidas 5 exposições: os 25 anos de trabalho conjunto dos realizadores Regina Pessoa e Abi Feijó; os objetos do projeto “4 Estados de Matéria” de Miguel Pires de Matos; uma homenagem ao realizador canadiano Norman McLaren com quatro instalações de autores contemporâneos; e Scratch (triptyque-3) realizado por Pierre Hébert.
Poderás conferir o programa do MONSTRA com maior detalhe aqui.
O Festival Monstra apresenta sessões no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e sessões Monstrinha para escolas em mais de 100 escolas dos concelhos de Lisboa, Almada, Sintra, Barreiro, Salvaterra de Magos, Ferreira do Alentejo, entre outros.
Lê Também:















