MOTELX ’21 | In the Earth, em análise
Ben Wheatley, criador de obras memoráveis como “Kill List”, “Assassinos de Férias” ou “Free Fire”, retorna uma vez mais à floresta com este “In the Earth”.
O MOTELX ’21 teve o previlégio de servir como palco de estreia nacional desta longa-metragem psicadélica e distinta que competiu pela distinção de Melhor Longa de Terror Europeia/ apuramento para o Prémio Méliès d’argent.
Gravado em apenas 15 dias, “In the Earth” é a resposta de Ben Wheatley para a crise na indústria criativa durante o pico da Pandemia de COVID-19. Como realçado na apresentação deste filme, no Cinema São Jorge e no dia 10 de setembro, a crise pandémica levou a que muitos autores e autoras gravassem obras via online – recorrendo a plataformas de videochamadas para criar propostas fílmicas distintas. Para Wheatley, a solução passou por um nada inocente regresso à natureza.
Intitulado de eco terror por parte da organização do MOTELX, “In the Earth” (“O Dia Depois de Amanhã”, o clássico “Os Pássaros” ou “Procurem Abrigo” são todos eles filmes que se enquadram nessa lógica) é um filme que incorpora a Pandemia como ponto de partida para daí se distanciar progressivamente e decididamente.
Nesta obra nomeada para melhor filme no Festival de Cinema de Sitges – Festival de Cinema Fantástico da Catalunha, “In the Earth” acompanha a jornada do Dr. Martin Lowery (Joel Fry e da Guarda de Parque Alma (Ellora Torchia) no coração da floresta em busca de uma cientista e do seu projeto inovador de comunicação com a natureza. À medida que as quarentenas se multiplicam e um vírus sem nome chacina parte da população mundial, para Martin tudo o que importa é chegar ao local ATU327A, um centro de pesquisa localizado nas profundezas da Floresta Arbórea.
Um ataque noturno deixa Martin e Alma descalços e inofensivos e é aí que conhecem Zach ( Reece Shearsmith), um homem que vive sozinho na floresta e que lhes oferece assistência. A aparente ajuda desinteressada depressa se torna num pesadelo, à medida que as intenções de Zach se tornam evidentes. A partir daí, o caminho para sair da floresta torna-se uma impossibilidade, à medida que o encontro com a Dr. Olivia (Hayley Squires) deixa claro que a linha entre a ciência e o folklore se encontra esbatida.
Entre tentativas de fuga e de compreensão de um fenómeno megalómano, “In the Earth” vê o seu realizador regressar uma vez mais aos rituais de cultos. Curiosamente, a intérprete de Alma, Ellora Torchia, interpretara previamente em “Midsommar – o Ritual”, de Ari Aster, uma personagem que foi sacrificada. Aqui volta a envolver-se em rituais e oferendas, desta vez com maior protagonismo e resiliência.
Quanto à maior virtude de “In the Earth”, é sem dúvida a sua banda sonora complexa, a qual procura, de forma ambiciosa, estabelecer uma forma de comunicação com a natureza. A mistura de som é infernalmente grandiosa e ensurdecedora, com cada som isolado dos demais. Na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge foi possível ouvir com distinção cada um destes sons, e de forma alguma se recomenda que esta obra seja vista em casa.
Mas nem tudo são virtudes. “In the Earth” é frequentemente arrastado, exacerbado e até confuso. Com todo o tempo que passamos com Zach, somos desviados da temática central da narrativa, a qual parece ser quase secundarizada, substituída por um gore notável e por uma narrativa de sobrevivência.
Algo incoerente e cansativo, em particular mais perto do seu final, “In the Earth” é demasiado disperso para o seu próprio bem e acaba por ser sobre demasiados temas ao mesmo tempo. Falta-lhe foco e restrição, mas abunda, por outro lado, em sentido de humor e capacidade de montar imagens de forma revoltante e inesperada. Uma obra imperfeita, mas interessante e ambiciosa.
TRAILER | IN THE EARTH, DE BEN WHEATLEY, NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS DO MOTELX ’21
In the Earth, em análise
Movie title: In the Earth
Movie description: Enquanto o mundo busca a cura para um vírus devastador, um cientista e uma guarda-florestal aventuram-se nas profundezas da floresta para um exercício de teste de equipamento. Durante a noite, um simples exercício rotineiro vai tornar-se numa viagem aterrorizante através do coração das trevas, com a floresta a ganhar vida.
Date published: 14 de September de 2021
Country: Reino Unido
Duration: 107'
Director(s): Ben Wheatley
Actor(s): Joel Fry, Reece Shearsmith, Hayley Squires, Ellora Torchia
Genre: Terror, Sci-fi, 2021,
-
Maggie Silva - 75
CONCLUSÃO:
“In the Earth” é uma viagem marcante, um sci-fi alucinogénico onde os sentidos se tornam dominantes até vergarem a narrativa aos seus propósitos.
O MELHOR:
A maravilhosa mistura de som.
A montagem.
O PIOR:
A confluência excessiva de temáticas.
O final arrastado.