© MotelX

MOTELx’20 | Stranger, em análise

“Stranger”, longa-metragem que não fica atrás do seu nome e proporciona uma experiência singular, encontra-se na Competição Internacional de Longas do Motelx.

É mais uma obra oriunda da Europa de Leste, tal como “Sputnik”. Situa-se também no reino da ficção científica, pelo menos em parte. 

Lê Também:   MOTELx’20 | Sputnik, em análise

“Stranger”, uma experiência cinematográfica invulgar, parte de uma premissa situada no mundo real e a partir daí extrapola para a sua improvável realidade esotérica. O filme abre com uma citação sobre a sucessão de desaparecimentos que se perpetuam todos os dias neste mundo. De acordo com a Comissão Internacional de Pessoas Desaparecidas, uma pessoa desaparece na Terra a cada três minutos com mais de cinco milhões de desaparecimentos assinalados.

A narrativa parece sugerir o acompanhamento de um fenómeno englobável nesta estatística, até ao momento em que o estilo invulgar de “Stranger” se manifesta na sua primeira cena. Uma equipa de natação sincronizada está a treinar numa piscina com inúmeras testemunhas nas bancadas. Eis que a jovem equipa mergulha durante um exercício e já não volta à superfície, evaporando “magicamente”.

Paralelamente, uma paciente desaparece numas termas misteriosas durante um banho numa divisão trancada por dentro, sem acesso por parte do exterior ou janelas por perto.

Stranger Motelx
© MotelX

 

Perante estes desaparecimentos invulgares, a inspetora Gluhovsky, conhecida pela sua elevada taxa de sucesso em investigações prévias, é chamada a investigar as termas de onde este fenómeno parece originar, investigar a possível ligação entre os dois casos e encontrar as cinco nadadoras e a paciente da clínica. Deverá também investigar a estranha relação de simbiose entre as termas medicinais e uma gigante planta de uma estação de tratamento de águas onde se localizam. Gluhovsky, correspondendo à sua expectativa, envolve-se profundamente neste fenómeno e depressa ultrapassa a barreira do racional, chegando a um outro reino onde o improvável reina.

Em “Stranger”, o primeiro filme ucraniano presente no MOTELx, somos presenteados com um sonho tenebroso que se faz apresentar através de uma forte e distinguível estética repleta de referência à obra de David Lynch e ainda alusiva às temáticas de H.P.Lovecraft, nomeadamente no que diz respeito à tónica colocada em narrativas sobre desaparecimentos. Se na Competição Portuguesa de curtas encontrámos “O Intruso”, uma curta onde se narra Lovecraft, aqui encontramos esse mesmo poema como a citação inicial da obra que lança o mote para a acção.

motelx termas stranger competição internacional
© MotelX

Se na obra de Lovecraft a Fantasia e Ficção Científica são abundantes e interligadas, é precisamente essa a linha de construção narrativa que presentamos neste “Stranger”, onde muitos dos acontecimentos estão envolvidos numa aura de indeterminação que não conseguimos definir como pertencente ao reino do fantástico ou da ficção científica. Mantemos-nos num terreno misto, a estranheza reina e as emoções humanas tornam-se ainda mais difusas e incompreensíveis.

Muitas das figuras em “Stranger” são presenças fantasmagóricas e as dinâmicas temporais sobrepõem-se com facilidade. Dizemos adeus à linearidade e exploramos a pluralidade. Dividimo-nos em muitos, tantos quanto possível, e eis que o passado e o presente formam uma só linha. Sem dúvida que este “Stranger” se destaca na programação desta 14ª edição do MOTELx, marcado pela sua beleza e singularidade.

Neste filme somos dominados por certos elementos naturais, com a água a funcionar quase como uma personagem adicional. Descobrimos também inesperadas novas significações escondidas atrás das aparentemente desarticuladas relações humanas. Ao fim de contas, “Stranger” não o parece na superfície mas é um filme surpreendentemente humano e com preponderância dada a temáticas como reencontros, segundas oportunidades e afectividades.

Uma sequência de sonho aberta à interpretação, uma nuvem feminista onde quase todas as personagens são mulheres que povoam um mundo que parece quase dispensar homens. Destaca-se através de uma natureza profundamente poética e de uma resistência à catalogação e marca, sem dúvida, esta edição do MOTELx.

 

TRAILER | STRANGER  – PRÉMIO MELHOR LONGA DE TERROR EUROPEIA 

Stranger, em análise
stranger motelx

Movie title: Stranger

Date published: 13 de September de 2020

Country: Ucrânia

Duration: 90'

Director(s): Dmitriy Tomashpolskyi

Actor(s): Anastasiya Yevtushenko,, Daryna Trehubova

Genre: Suspense , Ficção Científica, Fantasia

  • Maggie Silva - 86
86

CONCLUSÃO

“Stranger” casa a inspiração Lynchiana com a evocação dos universos de Lovecraft num conto assombroso.

 

O MELHOR: A atmosfera atípica e a inerente lógica feminista e humanista.

 

O PIOR: A inevitável falta de respostas que nos abandona repletos de questões.

MS

Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Leave a Reply

Sending