O Homem dos Teus Sonhos, a Crítica: Nicolas Cage no seu melhor num cenário de pesadelo
A fechar o IndieLisboa em 2024, tivemos oportunidade de ver uma comédia negra e surreal que contou com produção de Ari Aster. Falamos de “O Homem dos Teus Sonhos”, agora em exibição nas salas comerciais. Com selo de qualidade A24 e Nicolas Cage no papel principal, será que “Dream Scenario” correspondeu às elevadas expectativas?
Quão banal consegue ser a banalidade? E será que existe o desejo secreto, até no mais banais membros da sociedade, de ascender a novos voos? A vontade de povoar a mente, o consciente e o subconsciente dos restantes membros da sociedade e tornar-se omnipresente?
A sociedade contemporânea, assente na obsessão pelas redes sociais e numa espécie de narração e relato permanente do nosso quotidiano, parece indiciar que cada ser humano deseja, bem lá no fundo, tornar-se uma vedeta. Mas até que ponto poderemos ir? Onde encontramos a linha do razoável ou como deve ou não ser protegida a individualidade?
Em “Dream Scenario”, ou em português “O Homem dos Teus Sonhos”, Nicolas Cage é Paul Matthews, um pai de família e professor com uma vida pouco memorável. Um dia, sem qualquer espécie de incentivo ou motivo aparente, a sua vida vê-se transformada pela mais bizarra das condições: eis que desconhecidos, na ordem dos milhares, começam a vê-lo nos seus sonhos.
Inicialmente, esta nova celebridade é vista pela sua esposa como algo a temer ou, pelo menos, desconfiar. Já Paul vê todo o alvoroço como positivo e edificante, procurando ativamente alimentar a sua cadência infernal e galopante. Mas à medida que o nosso herói banal se torna extraordinário, pelo menos perante o olhar enviesado do mundo, os sonhos em que era tão inativo, um espectador inerte, começam a ganhar novos contornos sombrios e homicidas.
Quando os sonhos se tornam pesadelos, e Paul se torna o assassino imaginado de meio mundo, o protagonista começa a ter dificuldade em lidar com a sua nova celebridade, feita agora de assombrações temíveis a povoar o subconsciente de estranhos. De bestial a besta, como é que o nosso herói poderá recuperar a agência?
Perante uma sociedade contemporânea onde é fácil ascender e cair, ser celebrado e passado pouco “ser cancelado”, a jornada do mundano Paul Matthews de Nicolas Cage apresenta-se como uma metáfora transparente para as nossas relações adulteradas – seja a percepção do “eu” ou a sua relação com o outro.
E que estrelato é este? Assente numa mera alucinação coletiva? Tal qual como o culto da celebridade e as relações parassociais parecem funcionar…
Como é natural, expectável e apenas justo, “O Homem dos Teus Sonhos” oferece muito mais questões do que respostas e não se leva demasiado a sério.
É sem dúvida uma comédia negra, mas uma assente num charme infinito e em muitas gargalhadas francas. Nesta comédia alucinada que tanto deve à teoria dos sonhos, contamos com vários papéis secundários quase tão deliciosos quanto a prestação central estupenda de Nicolas Cage.
Destaque para a performance naturalista de Tim Meadows e para a idiotice bem-vinda da pequena participação de Michael Cera, sempre uma adição feliz a qualquer elenco.
Saudamos também o facto de Ari Aster, um talento tão emergente e relevante, ter co-produzido esta obra assinada e escrita pelo norueguês Kristoffer Borgli, de forma a dar visibilidade extra a um filme que assim o merece. Inclusive, apesar de se tratar de um indie discreto, “O Homem dos Teus Sonhos” recebeu uma nomeação aos Globos de Ouro norte-americanos na última edição, com Nicolas Cage indicado, com justiça, na categoria de Melhor Ator numa Comédia ou Musical.
Antes da estreia comercial, “Dream Scenario” exibiu no encerramento do IndieLisboa, a 2 de junho, continuando assim a acompanhar a carreira meritória de Kristoffer Borgli, que no ano passado já havia passado pela secção “Boca do Inferno”.
TRAILER | O Homem dos Teus Sonhos – Nas Salas
À altura de publicação do artigo, “O Homem dos Teus Sonhos” encontra-se em exibição nas seguintes salas: Cinema Fernando Lopes (Lisboa), Cinema City Alegro (Setúbal) e UCI Cinemas Arrábida (Gaia). Recomendamos que aproveites a que poderá eventualmente ser a última semana de exibição desta bizarra e convidativa comédia!
O Homem dos teus Sonhos, a Crítica
Movie title: Dream Scenario
Movie description: Paul Matthews é um infeliz pai de família que subitamente vê a sua vida virada do avesso quando milhões de desconhecidos começam a vê-lo em sonhos. Mas quando as suas aparições noturnas ganham contornos de pesadelo, Paul é forçado a navegar pela tormenta do recém-descoberto estrelato.
Date published: 23 de June de 2024
Country: Estados Unidos da América
Duration: 102m
Author: Kristoffer Borgli
Director(s): Kristoffer Borgli
Actor(s): Nicolas Cage, Julianne Nicholson, Michael Cera
Genre: Comédia Negra, Drama
-
Maggie Silva - 75
CONCLUSÃO
A bizarria de “O Homem dos Teus Sonhos” não é para todos, mas é decididamente um projeto que assenta na perfeição ao perfil atual de Nicolas Cage. Um ator criativo, sem amarras, muito afeto aos indies, e com uma preferência nítida pelas narrativas onde o absurdo e o surreal reinam. Nesta co-produção de Ari Aster com realização de Kristoffer Borgli (responsável pelo muito elogiado e também arrojado “Sick of Myself”, o casamento perfeito é quase inegável.
Pros
- Um tom surreal, delicioso, invulgar e bem-vindo;
- Mais uma impecável performance por parte de Cage como protagonista de uma produção independente.
Cons
- Uma certa falta de rumo e a superioridade do ato inicial (a certa altura, “Dream Scenario” consegue tornar-se um pouco cíclico embora nunca deixe de entreter).