© Prime Video

Os Anéis do Poder | Teorias sobre a origem do Estranho

No final do primeiro episódio de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, um ser misterioso caiu dos céus junto à floresta dos Harfoots. Existem várias teorias sobre a sua identidade.

Os dois primeiros episódios da nova série da Amazon Prime Video dividiram o público. Entre a falta de rigor na caracterização até às performances dos atores, houve sempre algo para apontar, como diz o velho ditado, “não se pode agradar a gregos e troianos”. Ainda assim, a série bateu recordes na plataforma de streaming, com a maior estreia de sempre na Prime Video. Nas 24 horas a seguir à estreia, mais de 25 milhões de pessoas assistiram aos primeiros episódios. Longe da era que nos habituamos com as trilogias de Peter Jackson, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” passa-se na Segunda Era, e por isso, parte dos primeiros episódios foram bastante descritivos. Ainda assim, já houve tempo para os primeiros momentos misteriosos.

Lê Também:   Os Anéis do Poder | A História da Terra Média

No final do primeiro episódio, uma enorme bola de fogo percorreu os ceús da Terra Média, atraindo as atenções por onde passava. Contudo, foi cair num dos locais mais improváveis, junto à floresta onde habitam os Harfoots, os pequenos seres semelhantes aos Hobbits. Destemida e aventureira como mostrou ser desde do primeiro instante, Elanor “Nori” Brandyfoot (Markella Kavenagh) partiu rapidamente ao local da colisão, e atrás de si ia Poppy Proudfellow (Megan Richards). Ao chegarem, depararam-se com um enorme ser semelhante a um homem, mas que não é era um homem. Apesar da pouca energia que tinha devido à colisão, proferiu encantamentos numa lingua desconhecida, detentores de uma força descomunal. Mais tarde, depois de descansar numa tenda improvisada pela dupla, vemos o ser misterioso a desenhar um pequeno símbolo, uma runa. Mas no final de contas, qual é a sua verdadeira identidade?

Lê Também:   5 Jogos para compreenderes melhor a história da Terra Média

Entre os fãs mais entusiastas, começaram a surgir algumas teorias sobre a sua verdadeira identidade. Alguns apontam para um dos Maiar, outros apontam para Sauron, e há ainda quem diga que poderá ser Tom Bombadill. Entre os seres apontados, há alguns com mais probabilidade de tornar-se realidade do que outros, e nos explicamos as razões.

Em primeiro lugar, e com mais força das demais hipóteses, está a teoria que o Estranho é na realidade Gandalf, ou pelo menos, o ser que que conhecemos como Gandalf nos filmes. Dentro dos Ainur’s, seres superiores criados por Eru Ilúvatar, existem dois subgrupos, os Valars (os mais poderosos) e os Maiar, nos quais fazem parte os seres que conhecemos como Gandalf, Radagast e até Saruman. Nas cartas escritas por J. R. R. Tolkien, presentes no livro “The Letters of J.R.R. Tolkien”, o escritor explica que Gandalf é um ser enviado para a Terra Média para ajudar os seus habitantes contra Sauron. Até aqui tudo se enquadra com os acontecimentos da série, menos a runa que desenha. Com as possíveis modificações que os argumentistas da série fizeram, a verdadeira identidade do Estranho abre portas a outras teorias.

Lê Também:   O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder | O que sabemos da série

Outra teoria sobre quem será o Estranho, recai sobre o segundo Senhor das Trevas, Sauron. Após a derrota de Morgoth, Sauron desapareceu sem deixar rasto, para séculos depois estabelecer-se em Mordor para reunir as forças necessárias para conquistar a Terra Média. “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” passa-se durante o reaparecimento do Mal e da criação dos anéis do poder, por isso iremos ter, obrigatoriamente, a presença de Sauron na série. Mas até lá, não sabemos de que forma irá surgir. Mas caído do céu através de um bola de fogo parece uma boa entrada para o Senhor das Trevas.

Voltando ao lado bom, outra teoria que surge, mas como menos probabilidades, é Glorfindel, um dos elfos mais poderosos de sempre. Quem leu os livros, sabe que Glorfindel teve um papel importante na “Irmandade do Anel”, ao salvar Frodo dos Ringwraights, levando-o até Rivendell. Contudo, nos filmes, Frodo é salvo por Arwen, e Glorfindel nem sequer marcou presença no Concílio de Elrond nos filmes, ao contrário do que acontece no livro. Além disso, Glorfindel morreu durante a Primeira Era, na Queda de Gondolin. Contudo, os Valar decidiram “ressuscita-lo”, enviando de novo para a Terra Média, um ponto que parece estar de acordo com o que vimos na série. Ainda assim, existe um pequeno problema, a sua aparência. Em “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, o Estranho possui um cabelo e olhos escuros, enquanto Glorfindel é conhecido por ser um elfo belo com cabelos dourados.

Lê Também:   Os Anéis do Poder: Personagens em comum com os filmes

Por fim, e a teoria menos provável, pertence a Tom Bombadil. Semelhante ao que aconteceu com Glorfindel, Tom Bombadil também foi “cortado” dos filmes de Peter Jackson, apesar de marcar presença no livro da “Irmandade do Anel”. Qualquer das formas é um ser misterioso, dono de um poder sem precedentes, e um dos seres mais antigos a habitar Arda. Nesse sentido, os argumentistas da série podem ter decidido dar luz a uma personagem pouco abordada.

TRAILER | O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DO PODER TEM EPISÓDIOS NOVOS TODAS AS SEMANAS

Já viste os dois primeiros episódios? Qual será a verdadeira identidade do Estranho?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *