© New Line Cinema

Os Anéis do Poder: O Estado do Anel na nova série

“Um Anel para governá-los, Um Anel para encontrar-los. Um Anel para trazer-los e na escuridão amarrá-los. Na Terra de Mordor, onde estão as sombras”. É uma das frases mais icónicas de toda a história da Terra Média, e em poucas palavras descobrimos o verdadeiro poder do Anel. Com a nova série da Amazon Prime Video, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, em que estado encontra-se o Anel?

Durante a trilogia de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, o Anel é um protagonista discreto. Sabemos que maioria dos acontecimentos que vemos devem-se ao Anel. Quase que sentimos a sua presença, a todo o momento, mesmo sem o ver. Exatamente como acontece com algumas das personagens dos filmes, uma estranha aura paira na presença do Anel. Fora da linha temporal dos filmes, já existia o Anel, e os restantes anéis, que viriam a transformar os seus portadores (os Homens) nos Nazgûl, os Cavaleiros Negros. Mas muito antes da sua chegada, e de Sauron, a Terra Média teve outro ser maléfico igualmente poderoso.

Lê Também:
Os Anéis do Poder: Personagens em comum com os filmes

Nos primórdios da Arda (o equivalente ao Planeta Terra para nós), existia um ser supremo, um Deus, chamado Eru Ilúvatar, criador de tudo. De tudo o que criou, destaca-se os Ainur (The Holy Ones), que abrangia os Valar e os Maiar, seres/espíritos que ajudaram na criação da Arda. Os últimos, os Maiar, chegaram à Terceira Era como feiticeiros (Gandalf, Radagast, Saruman). Entre todos os Ainur, estava Melkor, também conhecido como Morgoth. A sua intenção de corromper Arda fez opor-se contra o seu criador Eru Ilúvatar. Assim, entre os seus feitos maléficos, tornou-se no primeiro Senhor das Trevas.

No mesmo espaço temporal estava Mairon, mais conhecido como Sauron. Ainda no tempo de Morgoth, Mairon aliou-se ao primeiro Senhor das Trevas, e enquanto, supostamente, fiel aos Valar, Mairon revelava os planos a Morgoth. Antes de juntar-se as forças das trevas, Mairon foi aprendiz de Aulë, O Ferreiro. Com ele, aprendeu tudo sobre o ofício, tornando-se num excelente artesão/ferreiro. Com a derrota de Morgoth, o agora Sauron, escondeu-se durante cinco séculos em Mordor. Durante esse tempo, construía Barad-dûr (A Torre Negra), junto ao Monte da Perdição. Apesar disso, nunca abandonou as suas intenções em governar a Terra Média.

Lê Também:
15 segredos sobre os bastidores de O Senhor dos Anéis

Por isso, durante a Segunda Era, Sauron criou uma nova persona, Annatar, o Senhor dos Presentes. Com esta nova identidade, Sauron travou amizade com os elfos ferreiros de Eregion, incluindo Celebrimbor. Contudo, nem todos os elfos nutriram da mesma confiança, como é o caso de Galadriel, Elrond e Gil-galad. Assim, Sauron encorajou e transmitiu os conhecimentos necessários para a criação dos Anéis do Poder. Ao mesmo tempo, e em segredo, Sauron forjava o One Ring. No total foram criados vinte Anéis do Poder, sete para os Anões, nove para os Homens, três para os Reis Elfos, e por fim, o One Ring.

O plano de Sauron não correu como esperado, dado que os Elfos sentiram a sua traição. Os Anéis destinados aos Elfos foram escondidos pelos portadores. No caso dos Anões, não sucumbiram ao poder e vontade de Sauron, mas criaram uma “sede” insaciável por ouro e pedras preciosas. No entanto, os Homens foram os mais fáceis de corromper, os nove portadores tornaram-se em espectros, conhecidos como os Nazgûl. O segundo Senhor das Trevas tornava-se cada vez mais poderoso, e cada vez mais perto de dominar toda a Terra Média. Contudo, através dos filmes, sabemos o verdadeiro desfecho.

Lê Também:
5 Jogos para compreenderes melhor a história da Terra Média

Assim sendo, a nova série da Amazon Prime Video, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, vai enquadra-se alguns (talvez centenas) anos antes da criação dos Anéis do Poder, durante a ascensão de Sauron e os seus planos na criação dos anéis. Ou seja, numa “fase embrionária”. Até à chegada dos acontecimentos de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis“, iremos presenciar na nova série, algumas das decisões e momentos mais cruciais de toda a história da Terra Média.

TRAILER | O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DO PODER VAI REVELAR-NOS AS DECISÕES QUE LEVARAM A CRIAÇÃO DO ANEL

Conhecias esta parte da história da Terra Média? Achas que a série vai manter-se fiel aos acontecimentos imaginados por J. R. R. Tolkien?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.