© Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

Óscares | A única pessoa chamada Oscar a ganhar um Óscar

Ao longo de noventa e cinco anos de história, já muitos artistas venceram um Óscar, mas apenas um vencedor partilha o seu nome com a estatueta.

Nascido em 1929, o Óscar é uma premiação de cinema que tem o objetivo de premiar os melhores de cada ano nas mais diversas áreas do cinema. Com categorias que vão desde melhores efeitos visuais até melhor filme, a Academia procura reconhecer diferentes artistas.

Em tantos anos de história, já muitas personalidades foram agraciadas com esta grande honra, tais como a atriz Meryl Streep, o realizador Steven Spielberg, o compositor John Williams e muitos outros.

Lê Também:   As atrizes com mais nomeações aos Óscares

No meio de tantos vencedores reconhecidos, há uma pequena curiosidade que se prende com o facto de que apenas um artista chamado Oscar conta com um Óscar no seu manto.

Trata-se de Oscar Hammerstein II, um famoso compositor americano, que trabalhou em musicas de sucesso como “Música no Coração”, “Oklahoma” ou “O Rei e Eu”.

Pelas suas contribuições no mundo da música, Hammerstein conta com não um, mas dois prémios da Academia por Melhor Canção Original. O primeiro pela canção “The Last Time I Saw Paris”  do filme “Lady Be Good”, de 1941, realizado por Norman Z. McLeod.

Com a invasão da Alemanha nazista em Paris, Hammerstein sentiu necessidade de preservar a sua memória da cidade e para quem mais precisasse disso, e daí nasceu a premiada canção.

O segundo Óscar viria por It Might as Well Be Spring, que o compositor partilhou com Richard Rodgers, pelo filme “State Fair”, de 1945, do cineasta Walter Lang.

Além do Óscar, Hammerstein ganhou vários Tonys, sendo um dos artistas mais influentes na sua área.

Lê Também:   Este foi o primeiro ator a recusar um Óscar

Realizado por Robert  Wise, “Música no Coração” é um musical que traz a história de Maria (Julie Andrews), uma freira espirutuosa, que se torna ama dos sete filhos do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), um aristocrata exigente com regras rígidas onde não há espaço para música nem diversão.  Os temas musicais, alguns dos mais icónicos da história do cinema, são da dupla Hammerstein e Rodgers.

TRAILER | MÚSICA NO CORAÇÃO – UM CLÁSSICO INTEMPORAL

Quem acreditas que vai ser o próximo Oscar a vencer um Óscar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *