© 2022 Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

Obi-Wan Kenobi | O que precisas de saber antes da estreia

“Obi-Wan Kenobi” é uma das estreias mais aguardadas do ano, mas será que ainda te lembras de tudo o que se passou no universo de “Star Wars”?

Todos conhecemos Obi-Wan Kenobi. Quer seja como o ermita da Dune Sea, ou como o Mestre Jedi que treinou Anakin Skywalker. Mas o que é que sabemos do período que separa essas duas linhas temporais? Recorda (ou descobre) a vida do icónico Metre Jedi, antes da estreia da nova série do Disney+.

SUBSCREVE JÁ À DISNEY+

Ewan McGregor retoma o seu papel enquanto protagonista, ao lado de Hayden Christensen que regressa como Anakin/Darth Vader. “Obi-Wan Kenobi” faz parte de uma série de títulos do universo “Star Wars” que irão estrear exclusivamente na plataforma da Disney. “The Mandalorian“, que se encontra a caminho da terceira temporada, inaugurou as honras, conquistando fãs e crítica. A aposta seguinte incidiu sobre o caçador de prémios, Boba Fett, que também viu regressar o ator original, Temuera Morrison, ao respetivo papel. Ahsoka Tano e os Rangers da Nova República serão as próximas personagens a ser exploradas.

A série estreia esta sexta-feira, dia 27 de Maio, e contará com o lançamento de dois episódios.

Atenção, este artigo contém spoilers de “The Clone Wars”!

AS ORIGENS DE OBI-WAN KENOBI

Star Wars
© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Segundo George Lucas, Obi-Wan Kenobi nasceu no planeta Stewjon, no entanto o mesmo já referiu que pouco se recorda da sua vida antes dos Jedi. O mestre de Anakin e Luke Skywalker começou o seu treino com o próprio Yoda, tendo depois passado para a guarda de Qui-Gon Jinn enquanto o seu padawan com 13 anos.

Lê Também:   Star Wars | As melhores personagens da Galáxia

No primeiro filme da prequela, “A Ameaça Fantasma”, conhecemos Obi-Wan ainda como aprendiz do Mestre Jedi Qui-Gon Jinn, interpretado por Liam Neeson. No entanto, é neste mesmo episódio que Obi-Wan perde o seu mestre no final da batalha no planeta Naboo, tornando-se um Cavaleiro Jedi.

O grau de Mestre (o mais alto da Ordem dos Jedi) é, por sua vez, alcançado no terceiro episódio da prequela, “A Vingança dos Sith.” Obi-Wan fez ainda parte do Conselho Jedi, composto pelos líderes da Ordem dos Jedi.




O PADAWAN DE OBI-WAN KENOBI

star wars
© Lucasfilm

A trilogia prequela de “Star Wars” explica a ascensão do seu maior vilão: Darth Vader. Antes de se ter tornado no terrível Sith Lord, o oposto de tudo o que os Jedi representam, Vader era um rapaz escravo do planeta Tatooine chamado Anakin Skywalker.

Durante o episódio I, “A Ameaça Fantasma”, Qui-Gon e Obi-Wan conhecem o jovem no seu planeta de origem, libertando-o do seu captor. Qui-Gon acreditava que Anakin poderia ser o Escolhido, aquele que iria trazer o equilíbrio à Força. Contudo, morreu antes de poder começar o seu treino, pelo que Obi-Wan incumbiu em si essa missão.

Lê Também:   Obi-Wan Kenobi | Contagem decrescente com espectáculo de drones

Desta forma, o jovem Skywalker torna-se o padawan de Obi-Wan no episódio II, “Ataque dos Clones,” ascendendo a Cavaleiro Jedi no final do mesmo. A reflexão sobre a queda do seu outrora aprendiz será um dos focos de “Obi-Wan Kenobi”, que decorre 10 anos depois da prequela. Aliás, após os eventos de “A Vingança dos Sith”, o Mestre Jedi passa a acreditar que Luke Skywalker poderá ser o verdadeiro escolhido, ao invés do seu pai.




A IMPORTÂNCIA DO ATAQUE DOS CLONES

Star Wars Animação
© 2008 Lucasfilm Ltd. All rights reserved.

A Guerra dos Clones também será outra das reflexões de Obi-Wan durante a série. Se te recordas, a guerra foi causada pelo antigo Jedi, Count Dooku, que havia criado um movimento separatista contra a República. É igualmente durante este período que o caçador de prémios, Jango Fett (“pai” de Boba Fett), tenta assassinar Padmé duas vezes.

Obi-Wan é enviado para parar o Jango e descobrir a sua origem, pelo que é desta forma que chega ao planeta Kamino, o centro de produção dos soldados clone, criado sob as ordens do falecido Mestre Jedi, Sifo Dyas, e que utiliza o ADN de Jango para fazer os clones. Mais tarde, durante a série animada, “The Clone Wars”, é revelado que afinal os clones faziam parte de um plano dos Sith. Obi-Wan acaba por se culpar por não ter descoberto a verdade mais cedo.




DARTH MAUL

Star Wars Darth Maul
© Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

Para além de explorar em maior detalhe a relação de Obi-Wan e Anakin, “The Clone Wars” também aprofunda outra personagem chave para o Mestre Jedi, o seu nemesis, o Sith Lord, Darth Maul. Maul foi apresentado em “A Ameaça Fantasma”, como o aprendiz de um dos maiores vilões da saga, Darth Sidious.

Lê Também:   Disney+ Portugal | Um maio de fantasia

No filme, Maul persegue Qui-Gon e Obi-Wan, sendo bem-sucedido em matar o primeiro antes de Obi-Wan o cortar ao meio. O mesmo é presumido morto até ter reaparecido na série de animação, na qual é explicado que sobreviveu devido ao poder do lado negro.

Quando recupera, Maul volta a perseguir Obi-Wan e tenta orquestrar vários planos para se vingar do Jedi. No período em que “Obi-Wan Kenobi” decorre, o aprendiz de Darth Sidious ainda se encontra à solta, o que significa que poderá aparecer na série.




A PAIXÃO DE OBI-WAN KENOBI

obi-wan kenobi
TM & © Lucasfilm Ltd. All Rights Reserved

Outra relação apresentada em “The Clone Wars” e não figurada nos filmes é a de Obi-Wan com a Duquesa Satine Kryze. Na série, o Mestre Jedi ajuda-a durante o seu reinado de Mandalore, conhecido pela sua armadura especial feita de Beskar que figura em “The Mandalorian.”

É claro que Obi-Wan nutre sentimentos românticos pela Duquesa, mas nunca chega a cruzar a linha como Anakin e Padmé. Na sexta temporada, Maul apodera-se de Mandalore para atrair Obi-Wan, matando Satine em frente ao Jedi. Por conseguinte, a série do Disney+ poderá fazer alguma referência a esta relação.




ASHOKA

Star Wars Ahsoka Tano
© Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

A terceira personagem mais importante de “The Clone Wars” (e que também não aparece nos filmes, a parte da menção em “A Ascensão de Skywalker“) é Ahsoka, que apareceu recentemente tanto em “The Mandalorian,” como no “O Livro de Boba Fett,” interpretada por Rosario Dawson.

Lê Também:   Disney+ | Catálogo completo da saga Star Wars

Na série, Anakin é obrigado a acolher Ahsoka (Ashley Eckstein) enquanto a sua padawan, e os dois trabalham juntos durante a grande maioria da guerra. Contudo, na temporada 6, Ahsoka deixa a Ordem dos Jedi após ter sido incriminada e temporariamente exilada por um crime que não cometeu. Como consequência, Ahsoka teve de procurar abrigo quando o Império se afirmou. Mas, na série animada “Star Wars Rebels,” é revelado que ela é uma parte significante na formação da rebelião contra o lado negro.

A outrora padawan de Anakin Skywalker também terá direito ao seu solo, com Dawson enquanto protagonista, mas antes é provável que a vejamos em “Obi-Wan Kenobi.”




O MASSACRE DOS JEDI

star wars darth vader
© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

O terceiro e último episódio da prequela, “A Vingança dos Sith” começa onde a Guerra dos Clones terminou, quando a República finalmente derrota os separatistas. No entanto, esta vitória é curta para os Jedi, uma vez que afinal quem estava a liderar a República era o Sith Lord Darth Sidious, que se fazia passar pelo aparentemente inocente Chanceler Palpatine.

É através deste disfarce, que Sidious/Palpatine constrói uma relação com Anakin, atraindo-o para o lado negro da Força ao fomentar a sua relação com Padmé. Se te recordas, os Jedi estão proibidos de estabelecer relações amorosas. Paralelamente, o vilão põe em marcha a “Order 66”, que activa um chip secreto introduzido nos soldados clones que os faz atacar os Jedi, acabando por chacinar muitos.

Lê Também:   Star Wars | 01. O figurino de Darth Vader

É no decorrer desta ação, que Anakin é proclamado Darth Vader por Sidious, e lidera o ataque ao Tempo Jedi com o objetivo de aniquilar os restantes Jedi, incluindo as crianças. Como parte do seu plano, Sidious renomeia a República como Império Galáctico e assume o papel de imperador. Obi-Wan é um dos poucos Jedi a sobreviver ao massacre, permanecendo separado dos seus amigos.




LUKE E LEIA

Star Wars Luke Skywalker
© Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

No final de “A Vingança dos Sith,” Obi-Wan tenta chamar Anakin à razão seguindo-o até ao planeta de Mustafar. Contudo, o Skywalker recusa-se a ouvir o seu Mestre e acusa-o de ter virado Padmé contra si.

Já fora de si, Anakin magoa Padmé, o que leva Obi-Wan a confrontá-lo, combate que o primeiro perde, sendo deixado num rio de lava. No entanto, Sidious encontra-o a tempo e coloca-o no icónico fato de Darth Vader.

Lê Também:   Star Wars | Dez filmes em cinco minutos

Enquanto isso, Obi-Wan ajuda Padmé a fugir. Nesta fase, a antiga Senadora está prestes a dar à luz, morrendo no nascimento de Leia a Luke. Obi-Wan ajuda os gémeos, mas concorda em escondê-los de Darth Vader, fazendo-o acreditar que tanto a mãe, como as crianças haviam morrido.

Do que já conseguimos ver do trailer de “Obi-Wan Kenobi”, que relembramos decorre 10 anos após o nascimento, vemos o Mestre Jedi a tentar treinar Luke na terra natal de Anakin, Tatooine.




UM NOVO INIMIGO

Star Wars Obi-Wan Kenobi - Fifth Brother
© 2022 Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

Darth Vader não será o único vilão de “Obi-Wan Kenobi.” A série do Disney+ trazer os Inquisidores, apresentados em “Rebels.” Na série, este grupo servia os Sith e eram capazes de usar a Força, tendo sido enviados por Sidious e Vader para caçar os Jedi sobreviventes. Contudo, os mesmos desapareceram antes de “Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança,” uma vez que se acreditava que todos os Jedi haviam sido eliminados.

Os três inquisidores revelados até agora pelos trailers são o Grande Inquisidor (Rupert Friend), o Fifth Brother (Sung Kang) e uma nova personagem, a Third Sister Inquisitor Reva (Moses Ingram).

[tps_footer]

Ainda te lembravas/sabias todos estes pormenores? Por que reencontro mais aguardas? 🙂

Lê Também:   Star Wars | As personagens de Obi-Wan Kenobi da D+

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *