Os Anéis do Poder | A influência de Sauron na criação dos anéis
No final do terceiro episódio de “Os Anéis do Poder” tivemos, ao que tudo indica, um vislumbre de Sauron. Mas qual é a sua importância neste momento da história da Terra Média?
Depois do mistério em volta do Estranho, a nossa atenção recai sobre o aparecimento de Sauron no final do terceiro episódio. Para percebermos as suas aspirações, temos de recuar alguns séculos, até à criação dos Ainur, divididos entre Valar e Maia até ao reinado de terror de Morgoth. São nestes momentos cruciais da história de Arda que percebemos o verdadeiro íntimo de Sauron. Mas até antes de ser conhecido como Sauron, o segundo Senhor das Trevas, era Mairon, um dos seres Maia. Nesse sentido, nos primeiros tempos da Arda, Eru Ilúvatar criou os Ainur, que entre estes seres estavam Aulë, o Ferreiro (Valar) e Mairon (Maia), o seu melhor aprendiz. Nesta época, o ser que viria a tornar-se no Segundo Senhor das Trevas era semelhante aos restantes da sua espécie, bondoso e focado na ordem e perfeição. Contudo, ao longo dos anos começou modificar a sua visão sobre o mundo, dado que uma das suas características era desprezar tudo aquilo que não fosse útil. Ou seja, no final, só existiam duas hipóteses para Mairon, governar todos os povos e seres, ou simplesmente destruir tudo aquilo que Eru Ilúvatar criou.
Assim sendo, Mairon percebeu que as suas pretensões seriam rapidamente alcançadas se alia-se a Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas. É no início da sua aliança que Sauron acaba por ganhar o apelido de “Deceiver” (em português, Enganador). Nos primeiros tempos, Sauron manteve a sua imagem, fingido que era leal aos Valar. No entanto, passava informações secretas a Morgoth. Só quando o Senhor das Trevas estabeleceu a sua fortaleza na Terra Média, em Angband, é que Sauron revelou o seu verdadeiro ser. Como disse Elrond no livro “O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel”, “ao princípio nada é mau, nem mesmo Sauron o foi” (página 309). Ainda na Primeira Era, a Terra Média já contava com a presença de Sauron, como braço direito de Morgoth, e responsável por diversas batalhas contra os Elfos.
Porém, o reinado de Morgoth iria chegar ao fim, com a intervenção dos Valar na Guerra da Fúria. O primeiro Senhor das Trevas foi derrotado e enviado para o Vazio, para fora de Arda. No entanto, Sauron desapareceu sem deixar rasto, e durante cinco séculos manteve-se escondido. É com o seu reaparecimento que se cruza a nova série da Amazon Prime Video, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”. Depois de reunir forças suficientes, e de estabelecer-se em Mordor, com a construção Barad-dûr, ou a Torre Negra, Sauron começou a dar os primeiros passos rumo às suas pretensões iniciais. Nesse sentido, os seus primeiros alvos foram os Homens, por serem facilmente corrumpíveis. Por exemplo, na trilogia de “O Senhor dos Anéis”, vemos Homens como aliados de Sauron, estes são os Haradrim e os Easterlings. Mas o segundo Senhor das Trevas não queria só corromper os Homens, também queria quebrar os Elfos.
Por isso, o seu plano teve de ser mais elaborado, para chegar junto dos Elfos sem levantar suspeitas de quem era, e de quais eram as suas intenções. Nesse sentido, disfarçou-se de Annatar, o Senhor dos Presentes. Aos poucos, ganhou a confiança dos Elfos Ñoldor, da região de Eregion. Conhecidos pelas suas aptidões extraordinárias como ferreiros, Annatar (Sauron) acabaria por instruir os Elfos a forjarem os anéis do poder. Entre eles estava Celebrimbor, responsável pela criação dos três anéis mais poderosos. Em segredo, Sauron forjava o One Ring, que controlava todos aqueles que empunhassem os restantes anéis. Mas antes que o plano de Sauron tivesse sucesso, os Elfos aperceberam-se das suas intenções e verdadeira identidade, e antes que tomasse posse dos anéis mais poderosos, os Elfos esconderam-nos.
Desta forma, nos próximos episódios da série da Amazon Prime Video deveremos ficar a conhecer mais detalhes sobre Sauron, e que rumo irá levar em “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”.
TRAILER | O REAPARECIMENTO DE SAURON EM O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DO PODER
Conhecias a história inicial de Sauron? O que achas vai acontecer a seguir na série?