© FNAC

Óscares 2021 | Cerimónia com nova data e regras

O mundo sentiu a necessidade de se adaptar à Pandemia do Covid-19. O setor do audiovisual e do cinema, um dos mais afetados pelo fecho de salas e adiamento de muitas estreias, vê agora a noite mais célebre a transformar-se devido ao panorama atual. É mesmo verdade, a cerimónia dos Óscares 2021 será adiada e apenas acontecerá a 25 de abril de 2021. A janela de submissão é também ela prolongada. 

A entrega dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é a cerimónia mais famosa do mundo do cinema e ocorre, habitualmente, entre fevereiro e março de cada ano – no presente ano de 2020 a cerimónia antecipou-se, acontecendo a 10 de fevereiro, quando a altura mais comum é mesmo o final desse mês. O atual contexto pandémico implica restruturações em inúmeros setores e à luz do adiamento de muitas estreias poderemos esperar os Óscares 2021 com dois meses de atraso.

Óscares 2021 Parasite
“Parasitas” foi o grande filme vencedor dos Óscares em 2020 |©Alambique

A cerimónia dos Óscares em 2021 acontecerá a 25 de abril, a data mais tardia de toda a sua história. Este atraso espera colmatar a redução do número de filmes em consideração, permitindo que a janela de submissão se prolongue até dia 28 de fevereiro – quando é hábito que apenas possam ser candidatos filmes estreados até dezembro do ano que antecede a cerimónia. Entre as novidades anunciadas por uma Academia em processo de adaptação, destaque ainda para um atraso na abertura do Museu da Academia, anunciada para dezembro de 2020 e  que agora se planeia para o dia 30 de abril de 2021 – coincidindo com o novo calendário da cerimónia.

Lê Também:
História dos Óscares | Os actores mais premiados

Como já seria de esperar, num ano atípico tanto em termos de estreias em contexto de Festival como no circuito comercial, a data inicial dos Óscares em 2021 – dia 28 de fevereiro – viu-se empurrada para a mais tardia desde que os Óscares começaram a ser emitidos na televisão em 1953. Esta decisão por parte da Academia traz diversas ramificações, ao estipular-se um período bem mais longo de qualificação para os Prémios, entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. Muitas das cerimónias principais que nos conduzem ao longo da Award Season – temporada de prémios – até aos Óscares terão provavelmente de se adaptar a este novo calendário – possivelmente influenciando a agenda de eventos como os BAFTA, Critics Choice Awards, Golden Globes, todos os GUILD’s, Spirit Independent Film Awards e muitos outros.

Consideram uma boa decisão adiar os Óscares 2021?

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *