"Past Lives" |© A24

Past Lives, a Crítica 

“Past Lives”, a primeira incursão de Celine Song no reino da longa-metragem, tem vindo a solidificar-se como o ‘indie darling’ desta temporada, com direito a grandes aspirações para a próxima temporada de prémios. Será este romance poético digno dos louvores? 

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Celine Song, uma das argumentistas da série da Amazon The Wheel of Time”, apresenta um currículo perfeitamente incompleto e eis que, como se por graça dos deuses do cinema, surge com um filme de estreia, por si escrito e realizado, que em tudo denota uma maturidade e sensatez que raras vezes vemos em autores que dão os primeiros passos no cinema.

Estreado no Sundance Film Festival em janeiro, um berço reforçado para queridos indie da Academia de Hollywood (em 2020 “Minari“, Promising Young Woman”, “The Father” ou “Judas and the Black Messiah” tiveram estreias neste festival antes de dominarem o circuito de prémios), e também louvado aquando da passagem pela Berlinale (onde tivemos oportunidade de o ver pela primeira vez), “Past Lives” é um romance simples e sincero que conseguiu conquistar a crítica através da sua nuance e poética.

Por terras lusas, a obra será distribuída pela NOS Audiovisuais, mas apenas estreará em janeiro de 2024, mais perto do pico da temporada de prémios (por cá, o filme teve já uma exibição única, por ocasião do FEST, em Espinho). Vimos o filme em sala, nos Estados Unidos da América, onde chegou aos cinemas em junho e onde se mantém (a par da estreia já lançada em VOD). Deixamos agora as nossas impressões.

Past Lives | esperançosos óscares 2024
©73ª Berlinale.

“Past Lives” apresenta-nos a história de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois grandes amigos de infância, separados quando a família de Nora decide emigrar da Coreia do Sul para o Canadá. A obra situa-se entre várias temporalidades, e entre dois focos geográficos – Nora e Hae Sung retomaram o contacto, através da internet, enquanto eram ambos estudantes universitários. Todavia, as exigências da vida e da rotina nunca lhes permitiram um reencontro pleno.

Duas décadas mais tarde, Hae Sung visita Nora , que vive agora em Nova Iorque, para uma semana pautada por reencontros, mágoa e muitos “E se…”?. Celine Song apresenta-nos uma obra vagarosa, que se faz de micro olhares, de sorrisos, de pontos de contacto fugazes entre Ocidente e Oriente. “Past Lives” é um romance moderno que questiona a ideia de destino, e que a parece abraçar e contradizer em igual medida. As personagens habitam esta contradição, entre “os que ficam e os que partem” e a sua honestidade emocional diz-nos que os arrependimentos não têm lugar na longa caminhada que é a vida.

Incrivelmente ameno e espiritual, “Past Lives” apresenta três personagens centrais – a ambiciosa escritora Nora,  o seu carinhoso e inseguro esposo Arthur (John Magaro) e o pessimista engenheiro Hae Sung. Um argumento que com facilidade poderia cair no melodrama risível ou nos triângulos românticos mais previsíveis sabe escapar dessas noções com destreza, cimentando-se através de emoções honestas, contraditórias, belas, profundamente humanas, devastadoras na sua quietude.




Por muito americano que seja, e por todas as vistas maravilhosamente filmadas de Nova Iorque, “Past Lives” tem muito de Oriental, no seu tato, na sua interpretação do destino, no seu encontro entre desejo, ferocidade e resignação. Um romance sim, mas um que tem muito a dizer acerca de choques culturais, imigração e alienação. Tudo isto é elevado, na perfeição, pelas três prestações centrais, todas elas ferozes e empáticas. Todavia, é Greta Lee, a nossa protagonista, que brilha mais alto como Nora – ela personifica na perfeição a luta interior dos que vivem entre mundos, entre versões de si mesmos, entre o passado e o presente, investidos em impedir que o passado engula o futuro.

Past Lives Celine Song

História acerca de quem somos, fomos e poderíamos ser, “Past Lives” é a melancólica sugestão de um romance que nunca foi. Inspira-se, em largo modo, na experiência da sua realizadora, também ela uma Coreana Nova-iorquina, que se fez realizadora carregando esta herança muito própria. No centro deste romance, temos o conceito inerentemente coreano de ‘in-yun’, que nos remete para quem fomos em vidas passadas, e para a noção de destino. Aqui, não podemos controlar quem surge na nossa vida….e quem fica. Este conceito liga-se ao Budismo e à reencarnação e sugere que quem somos presentemente é apenas uma versão de quem já fomos no passado, e de quem seremos no futuro.

Quem é que Nora e Hae Sung terão sido no passado? E quem poderão vir a ser numa vida futura? De que forma as suas vidas se haviam já ligado, e quantas vezes? “Past Lives” é um romance melancólico, sim, mas é também luminoso e repleto de esperança. Acredita no amor não como ideia vazia ou ingénua, mas como conceito pleno, realizado, quase metafísico. Profundamente filosófico e sonhador, eleva as interações das personagens até um plano para lá do superficial, sem com isso abdicar do seu realismo no trato.

A obra vence na sua beleza e simplicidade, capaz de emocionar e marcar. Mais um triunfo para a A24, que no último ano venceu em grande nos Óscares com o também bastante existencialista “Tudo Em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, e que no passado recente havia distribuído o emotivo drama de imigração “Minari“. Tudo parece indicar que o sucesso de “Past Lives” ou “Vidas Passadas” continuará a traçar-se nos próximos meses e pela temporada adentro. A obra é sem dúvida meritória, pegando numa premissa simples e elevando-a através da execução. Haverá algo melhor do que conseguir tornar o ordinário em extraordinário? 

TRAILER | PAST LIVES, UMA CO-PRODUÇÃO A24

Alegadamente, “Past Lives” só chegará aos cinemas portugueses a 4 de janeiro de 2024. Esperemos que, até lá, este belíssimo romance exiba novamente no nosso circuito de festival.

Past Lives
Past Lives Poster

Movie title: Past Lives

Movie description: Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente ligados, separam-se depois da família de Nora emigrar para o Canadá. Duas décadas depois, reencontram-se em Nova Iorque para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e escolha.

Date published: 27 de August de 2023

Country: EUA

Duration: 105'

Author: Celine Song

Director(s): Celine Song

Actor(s): Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro

Genre: Drama, Romance

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  • Maggie Silva - 95
95

CONCLUSÃO

Através da sua poiesis, “Past Lives” eleva uma premissa narrativa que em tudo se traduz em simplicidade. Todavia, Celine Song sabe trabalhar a sua história e apresentar um argumento belo, pausado, metafísico, poético, repleto de “E se(s)…” que prometem atormentar os nossos sonhos e que, tenha o filme cumprido a sua função, nos irão acompanhar durante muito tempo.

 

 

Pros

  • O argumento simples mas cuidado, invulgarmente belo e gracioso;
  • A utilização esplêndida (e apresentação ao público) do conceito de ‘in-yun’;
  • Um encontro subtil entre culturas, e uma análise muito pessoal do que é viver com várias identidades díspares em colisão;
  • Que bela a Nova Iorque desta realizadora estreante!
  • Os três intérpretes centrais e a sua entrega aos respectivos papéis;
  • A beleza estonteante do argumento, com frases que se destacam e ficam com quem vê a obra. Frases simples e com tanto significado como “You dream in a language I can’t understand” (“Tu sonhas numa língua que não consigo perceber”).

Cons

  • Nada de relevante a apontar, o melodrama é sempre ligeiro e nunca enfraquece a narrativa. Que estreia em grande!
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