O Predador | Como (e onde) assistir ao franchise
“Predador: Primeira Presa” já chegou ao Disney+! Para assinalar a data, levamos-te numa viagem pelo popular franchise! Será que conheces todos os capítulos?
Um dos franchises de sci-fi mais populares do cinema, “O Predador” estreou no final da década de 80. O primeiro filme foi protagonizado por Arnold Schwarzenegger enquanto Dutch, o líder de um grupo de comandos enviados numa missão à selva da América Central. Foi igualmente aqui que conhecemos um dos monstros mais icónicos da sétima arte, o Predador. Sabias que Kevin Peter Hall nã0 foi a primeira opção para o papel? Jean-Claude Van Damme havia sido o escolhido mas, por desentendimentos, acabou por ser substituído. E, convenhamos, Peter Hall tinha mais de dois metros, o que o tornava perfeito para a personagem.
Desde o seu lançamento em 87, que “O Predador” já foi alvo de sequelas, vários crossovers e outras reimaginações. Mas, a verdade é que acabou por se manter um título essencial para qualquer fã de sci-fi. Contudo, nenhum dos filmes conseguiu alcançar o sucesso do original. Os títulos mais recentes optaram por explorar as origens dos Yautjas, evoluindo a espécie de sentinela para um inteligente amigo/inimigo, que por vezes opera em conjunto com humanos.
No total, são sete longas-metragem, lançadas entre 87 e 2018, tendo a mais recente chegado agora ao Disney+. Intitulada “O Predador: Primeira Presa”, a história decorre 300 anos antes na Nação Comanche e acompanha a jovem mulher, Naru, uma guerreira hábil e feroz. Para proteger a sua tribo, Naru irá enfrentar um predador alienígena altamente evoluído, com um arsenal tecnicamente avançado, o que resulta num confronto violento e aterrador entre os dois adversários.
Para te refrescar a memória (ou dar a conhecer), levamos-te numa viagem por um dos mais populares franchises do cinema por ordem cronológica, todos disponíveis no Disney+:
O PREDADOR: PRIMEIRA PRESA (2022)
Realizado por Dan Trachtenberg (“10 Cloverfield Lane“), “O Predador: Primeira Presa” passa-se na Nação Comanche de há 300 anos e conta a história de uma jovem mulher, Naru, uma guerreira hábil e feroz. Naru foi criada na sombra de alguns dos mais lendários caçadores que passaram pelas grandes planícies norte-americanas. Por isso, quando o seu acampamento se vê ameaçado, Naru faz tudo para proteger a sua tribo. A presa que ela persegue, e acaba por enfrentar, é um predador alienígena altamente evoluído, com um arsenal tecnicamente avançado, o que resulta num confronto violento e aterrador entre os dois adversários.
O PREDADOR (1987)
Considerado por muitos um dos melhores filmes de ação dos anos 80, ou não contasse com Schwarzenegger como protagonista, “O Predador” acompanha Dutch e o seu grupo de comandos são enviados numa missão à selva da América Central, com o objetivo de salvarem alguns pilotos capturados pelos terroristas. Contudo, ao chegarem lá, deparam-se com os mesmos barbaramente assassinados e… com algo terrível e invisível a persegui-los e a desfazê-los…
PREDADOR 2 (1990)
Como qualquer blockbuster com o mínimo de sucesso na década de 80 (e por ai em diante), “O Predador” teve direito a uma sequela, no entanto já sem Schwarzenegger, devido a conflitos de agenda com “O Exterminador Implacável.” O filme troca a América Central pela selva de Los Angeles e começa a explorar as origens e personalidade do Predador (Yautja):
Quando a polícia encontra corpos mutilados, o tenente Mike Harrigan (Danny Glover) , pensa que é resultado da guerra em curso. Porém, um misterioso agente federal aborda-o e ordena-lhe para se afastar do caso. Contudo, em vez disso, Harrigan decide investigar e coloca-se frente-a-frente do enigmático alienígena num confronto eletrizante.”
ALIEN VS. PREDADOR (2004)
Inspirado na banda-desenhada com o mesmo título, “Alien Vs. Predador” foi o primeiro grande confronto dos dois titãs alienígenas, provenientes dos dois famosos franchises.
No início do séc. XXI, a descoberta de uma pirâmide antiga enterrada sob o gelo da Antártida atrai uma equipa de cientistas e aventureiros até ao local. Mas o que os exploradores desconhecem é que há ovos alienígenas prestes a eclodir nas profundezas da pirâmide. Enquanto isso, na superfície, chegam os predadores para realizar um ritual. Com o tempo a esgotar-se, os humanos vêem-se encurralados pela batalha até a morte das duas ferozes espécies alienígenas.”
ALIEN VS. PREDADOR: REQUIEM (2007)
A sequela do filme anterior, “Aliens Vs. Predator: Requiem” apresenta uma nova personagem que combina as duas titulares, denominada Predalien. O mesmo é um Xenomorfo (Alien) que se escondeu no corpo de um amigo caído, o qual escapou e assassinou todos os Yautjans presentes na nave no primeiro filme.
No entanto, um dos últimos sobreviventes consegue enviar um sinal de socorro para o espaço, antes de ser também ele morto pelo Predalien. Um Yautjan experiente chamado Wolf apanha o sinal numa floresta perto de uma pequena cidade no Colorado, e descobre que a mesma está infestada de Xenomorfos…
PREDADORES (2010)
Frequentemente considerado uma das melhores sequelas do franchise, “Predadores” relembra o original de 1987:
Selecionados pela sua aptidão para matar sem escrúpulos, um grupo de oito pessoas é deixado no meio de uma selva, algures perdida no Universo. Na Terra eles eram mercenários, assassinos ou membros Yakuza, ali são apenas peças de um jogo macabro. Sem qualquer ideia sobre as razões que os possam ter levado àquele momento e àquele lugar, eles sabem que estão a ser perseguidos por seres alienígenas que os pretendem caçar e medir o seu medo. Assim, para aumentar as probabilidades de sobrevivência, eles entendem que terão que deixar de lado as suas divergências e confiar uns nos outros, tentando saber tudo sobre o adversário que defrontam e que pretendem vencer.”
O PREDADOR (2018)
Shane Black (“Bons Rapazes”; “Homem de Ferro 3“) assina o último filme, cronologicamente falando, o qual continua a história da guerra civil começada em “Predadores”, ao mesmo tempo que aprofunda as origens da civilização Yautjan. Trocando a selva pelos subúrbios de uma pequena cidade, é neste cenário que Jacob Tremblay, ou melhor Roy, abre uma encomenda destinada ao seu pai, a qual contém um dispositivo que ativa a nave espacial do caçador mais mortífero da história do cinema. Quando esta nave se despenha no meio da floresta, o destino da humanidade depende do sucesso de um desorganizado grupo de ex-soldados acompanhados por um professor de ciências (Sterling K. Brown). O problema é que em “O Predador”, o Yautjan estará ainda mais forte, inteligente e mortal devido a um auto-update genético a partir do ADN de outras espécies.
[tps_footer]
Já viste todos os filmes do franchise? Qual o teu favorito? 🙂
[/tps_footer]