"O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei"

Top Sagas (franchises) segundo o Metacritic

[tps_header]

O Metacritic é universalmente considerado o mais importante site agregador de análises (crítica e público). A MHD apresentou a lista dos melhores filmes de sempre. Agora é a vez de descobrires as melhores sagas de sempre. Top franchises de filmes.

[/tps_header]

Este Top inclui as sagas (sequelas ou franchises) com no mínimo quatro filmes, por isso as trilogias não apareceram aqui. Mas também não aparecem franchises de filmes de terror, de animação, telefilmes, algumas que foram diretamente para DVD, e outras muito antigas em que não existem muitas críticas.

Este Top franchises vai da pior para a melhor.

62 – DUELO IMORTAL

duelo imortal top franchise metacritic
“Duelo Imortal”

O ator Sean Connery é a estrela desta franchise, sendo a única que o ator fez depois de 007, e tem uma média de de 26 pontos.

“Duelo Imortal” conta a história de um grupo de guerreiros imortais, liderados por Connor MacLeod protagonizado por Christopher Lambert, que desenvolveu um grupo de seguidores, mesmo com as más críticas e poucos interessados a ir ao cinema para ver. Mas esse pequeno grupo foi o suficiente para conseguir mais três filmes, seis temporadas de uma série de televisão, um telefilme e um filme anime. Um reboot da franchise tem estado em desenvolvimento há mais de uma década.

“Duelo Imortal” recebeu 24 pontos, “Duelo Imortal – Parte II” 31 pontos, “Duelo Imortal III” 28 pontos e “Highlander – O Jogo Final” recebeu 21 pontos.




61 – ACADEMIA DE POLÍCIA

academia de policia top franchises metacritic
“Academia de Polícia”

“Academia de Polícia” tem uma média de 26,3 pontos.

Esta franchise foi perdendo qualidade ao longo das várias sequelas, e também existiu uma série de televisão que não durou muito. Mas mesmo assim ainda houve várias tentativas de fazer um reboot desta franchise.

“Academia de Polícia” recebeu 41 pontos, “Academia de Polícia 2: A Primeira Missão” 39 pontos, “Academia de Polícia 3: De Volta aos Treinos” 33 pontos, “Academia de Polícia 4: A Patrulha do Cidadão” 26 pontos, “Academia de Polícia 5: Missão em Miami” 18 pontos, “Academia de Polícia 6: Cidade Sitiada” 16 pontos e “Academia de Polícia: Missão em Moscovo” recebeu 11 pontos.




60 – O JUSTICEIRO DA NOITE

o justiceiro da noite top franchise metacritic
“O Justiceiro da Noite”

“O Justiceiro da Noite” tem uma média de 30,3 pontos.

Embora não tenha recebido boas críticas, o filme de 1974, uma adaptação do livro de Brian Garfield, tornou-se num clássico e influenciou muito o género.

O primeiro filme é o que teve mais sucesso na franchise, batendo mesmo o recente reboot com Bruce Willis como estrela.

“O Justiceiro da Noite” recebeu 51 pontos, “O Vingador da Noite” 11 pontos, “O Justiceiro de Nova Iorque” 18 pontos, “O Exterminador da Noite” 46 pontos, “A Sombra do Justiceiro” 25 pontos e “Death Wish: A Vingança” recebeu 31 pontos.




59 – ERNEST

ernest top franchise metacritic
“Ernesto Caça Fantasmas”

“Ernest” tem uma média de 34,8 pontos.

A famosa personagem de Jim Varney, Ernest P. Worrell, que surgiu de uma publicidade, ganhou uma série de televisão e muitos filmes, que não foram muito bons. Existem outros projectos, mas esses foram diretamente para DVD.

“Barafunda no Acampamento” recebeu 24 pontos, “O Natal de Ernesto” 44 pontos, “Ernesto na Prisão” 40 pontos, “Ernesto Caça Fantasmas” 38 pontos e “Ernesto Ataca de Novo” recebeu 28 pontos.




58 – UNDERWORLD

underworld top franchises metacritic
“Underworld: Evolução”

“Underworld” tem uma média de 36,8 pontos.

Quando vampiros e lycans entram em batalha todos perdem, a não ser que sejam o realizador e criador Len Wiseman, ou o estúdio Screen Gems, que já conseguiu arrecadar perto 540 milhões de dólares. O sexto filme está a ser desenvolvido, em que podes contar com o regresso de Kate Beckinsale, e uma potencial série de televisão.

“Underworld – O Submundo” recebeu 42 pontos, “Underworld: Evolução” 36 pontos, “Underworld: A Revolta” 44 pontos, “Underworld: O Despertar” 39 pontos e “Underworld: Guerras de Sangue” recebeu 23 pontos.




57 – RESIDENT EVIL

resident evil top franchises metacritic
“Resident Evil: Capítulo Final”

“Resident Evil” tem uma média de 39 pontos.

Bons filmes baseados em jogos não tem uma boa reputação, estes escritos por Paul W. S. Anderson e protagonizados por Milla Jovovich, não são dos melhores mas continuam a fazer filmes porque as pessoas os vêem. Esta franchise já arrecadou mais 1,2 biliões de dólares.

O próximo filme é provável ser um reboot sem o envolvimento de Anderson ou Jovovich.

“Resident Evil” recebeu 33 pontos, “Resident Evil: Apocalipse” 35 pontos, “Resident Evil 3: Extinção” 41 pontos, “Resident Evil: Ressurreição” 37 pontos, “Resident Evil: Retaliação” 39 pontos e “Resident Evil: Capítulo Final” recebeu 49 pontos.




56 – MADEA DE TYLER PERRY

diaryold a mad black woman top franchises metacritic
“Diary old a Mad Black Woman”

Madea de Tyler Perry tem uma média de 39,3 pontos.

O escritor/realizador/produtor/ator Tyler Perry já apareceu como Medea em 10 filmes, 10 peças, um livro, um filme de animação e vários programas de televisão, mas nenhum é bom segundo as críticas.

“Diary of a Mad Black Woman” recebeu 36 pontos, “Reunião de Família” 45 pontos, “Meet the Browns” 45 pontos, “Madea Goes to Jail” 50 pontos, “I Can Do Bad All by Myself” 55 pontos, “Madea’s Big Happy Family” 45 pontos, “Madea’s Witness Protection” 42 pontos, “A Madea Christmas” 28 pontos, “Boo! A Madea Holloween” 30 pontos e “Tyler Perry’s Boo 2! A Madea Halloween” recebeu 17 pontos.




55 – TRANSFORMERS

transformers top franchise metacritic
“Transformers”

“Transfomers” tem uma média de 39,4 pontos.

A franchise baseada nos brinquedos da Hasbro e com o produtor executivo Steven Spielberg já recebeu mais de 4,3 biliões de dólares. No entanto, só o primeiro filme foi o que deu ao realizador Miachael Bay boas críticas.

De lembrar que “Bumblebee”, o spinoff da franchise, não é realizado por Bay e irá estrear no final do ano.

“Transformers” recebeu 61 pontos, “Transformers – Retaliação” 35 pontos, “Transformers 3” 42 pontos, “Transformers: Era da Extinção” 32 pontos e “Transformers: O Último Cavaleiro” 27 pontos.




54 – 3 NINJAS

3 ninjas top franchises metacritic
“3 Ninjas”

“3 Ninjas” tem uma média de 39,5 pontos.

Os filmes de ação e comédia, sobre 3 irmãos que são treinados pelo seu avô para se tornaram ninjas e derrotar criminosos, têm 4 filmes que melhoram um pouco. Os filmes antes pertenciam à Disney mas o estúdio decidiu largar a franchise acabando por ir para a TriStar.

“3 Ninjas” recebeu 36 pontos, “3 Ninjas Contar-Atacam” 39 pontos, “3 Ninjas Lutadores” 39 pontos e “3 Ninjas Vingadores” recebeu 44 pontos.




53 – O PREDADOR

o predador top franchises metacritic.
“O Predador”

“O Predador” tem uma média de 40 pontos.

A mistura de ficção científica, horror e ação, realizado por John McTierman e com o duo Arnorld Schwarzenegger e Carl Weathers, não foi muito bom na altura. A sequela surgiu 3 anos depois seguida pelo crossover com a franchise de “Alien” e outra sequela em 2010. Este verão chega mais uma sequela.

“O Predador” recebeu 45 pontos, “Predador 2” 46 pontos, “Alien vs. Predador” 29 pontos, “AVP2: Aliens vs. Predador 2” 29 pontos e “Predadores” recebeu 51 pontos.




52 – QUE PARÓDIA DE FÉRIAS

que parodia de ferias top franchises metacritic
“Que Paródia de Férias”

“Que Paródia de Férias” tem uma média de 41 pontos.

O filme original é um clássico de comédia dos anos 80 escrito por John Hughes, realizado por Harold Ramis e o elenco liderado por Chevy Chase e Beverly D’Angelo.

Em 2015, houve um reboot de John Francis Daley e Jonathan Goldstein que não foi bem recebido pelos críticos mas teve uma decente bilheteira.

“Que Paródia de Férias” recebeu 55 pontos, “Que Paródia de Férias! Perigo: Americanos na Europa” 47 pontos, “Que Paródia de Natal” 49 pontos, “Férias em Las Vegas” 20 pontos e “Férias” recebeu 34 pontos.




51 – TARTARUGAS NINJA

tartarugas ninja top franchises metacritic
“Tartarugas Ninja”

“Tartarugas Ninja” tem uma média 41,4 pontos.

Esta saga é baseada na banda desenhada com o mesmo nome e é constituída tem 3 filmes com baixo orçamento nos anos 90, mais dois filmes do reboot que começou em 2014.

“Tartarugas Ninja” recebeu 51 pontos, “Tartarugas Ninja II: O Segredo da Lama Verde” 45 pontos, “Tartarugas Ninja III” 40 pontos, “Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes” 31 pontos e “Tartarugas Ninja Heróis Mutantes: O Romper das Sombras” 40 pontos.




50 – A MÚMIA

a mumia top franchises metacritic
“A Múmia”

“A Múmia” tem uma média de 43 pontos.

Esta franchise data a 1932, com Boris Karloff a interpretar a personagem principal da múmia do Egipto que é ressuscitada na era moderna. Este filme tem várias sequelas e uma série de filmes britânicos seguiu em 1959.

O realizador Stephen Sommers trouxe a franchise de volta em 1999 com “A Múmia” protagonizada por Brendan Fraser, que inclui 3 filmes mais o spinoff de “O Rei Escorpião” com Dwayne Johnson. A versão de Tom Cruise não está incluída nesta franchise.

“A Múmia” recebeu 48 pontos, “O Regresso da Múmia” 48 pontos, “O Rei Escorpião” 45 pontos e “A Múmia – O Túmulo do Imperador Dragão” recebeu 31 pontos.




48 – BENJI (EMPATADO)

benji top franchises metacritic
“Benji”

“Benji” tem uma média de 46,2 pontos.

Existem duas franchises baseadas em cães, mas “Lassie” não aparece neste Top, pois muitos dos filmes saíram nos anos 40 e não existem avaliações. No entanto, temos “Benji”.

O original saiu em 1974, realizado por Joe Camp, que realizou todos os filmes à exceção da mais recente reboot para a Netflix. Este filme foi realizado pelo o filho de Camp, Brandon Camp.

“Benji” recebeu 35 pontos, “For the Love of Benji” 46 pontos, “Oh! Heavenly Dog” 41 pontos, “Os Quatro Cachorrinhos” 53 pontos, “Benji: Off the Leash!” 49 pontos e “Benji” recebeu 53 pontos.




48 – STEP UP (EMPATADO)

step up top franchises metacritic
“Step Up 2”

“Step Up” tem uma média de 46,2 pontos.

O que esta franchise tem em falta de qualidade tem em consistência. De momento tem 5 filmes e ainda não há planos para outro, mas recentemente passou para o pequeno ecrã, com “Step Up: High Water” no Youtube.

“Step Up” recebeu 48 pontos, “Step Up 2” 50 pontos, “Step Up 3D” 45 pontos, “Step Up Revolução” 43 pontos e “Step Up 5 – Todos Dançam” recebeu 45 pontos.




47 – MÁQUINAS DE GUERRA

maquinas de guerra top franchises metacritic
“Máquinas de Guerra”

“Máquinas de Guerra” têm uma média de 46,8 pontos.

Criada pelo realizador Roland Emmerich e o argumentista Dean Devlin, a franchise com Jean-Claude Van Damme começou em 1992. é constituída por 6 filmes, dois deles feitos para televisão. O segundo filme foi tão mau que demorou uma década para que saísse outro filme.

“Máquinas de Guerra” recebeu 35 pontos, “Soldado Universal: O Regresso” recebeu 24 pontos, “Soldado Universal: Regeneração” recebeu 70 pontos e “Soldado Universal 4 – Juízo Final” recebeu 58 pontos.




46 – HERBIE

herbie top franchises metacritic
“Se o Meu Carro Falasse”

“Herbie” tem uma média de 47,4 pontos.

O live-action da Disney sobre o VolksWagen Carocha e as suas corridas tem 4 filmes, uma série de televisão que foi rapidamente cancelada, mais dois reboots que não foram bem sucedidos, um telefilme e mais outro reboot em 2005.

Embora não existam planos para outro filme, a Disney tem planos para uma nova série de televisão, para a Disney XD ou o novo serviço de streaming.

“Se o Meu Carro Falasse” recebeu 48 pontos, “Herbie, Um Carocha dos Diabos” 49 pontos, “Herbie no Rally de Monte Carlo” 38 pontos, “As Novas Diabruras de Herbie” 55 pontos e “Herbie: Prego a Fundo” recebeu 47 pontos.




45 – CORREIO DE RISCO

correio de risco top franchise metacritic
“Correio de Risco”

“Correio de Risco” tem uma média de 47,5 pontos.

Esta franchise já tem 16 anos. Todos os filmes tiveram um realizador diferente, mas foram produzidos e co-escritos por Luc Besson. Jason Statham protagonizou os 3 primeiros filmes. No quarto Ed Skrein substituiu Statham, mas não teve o mesmo impacto, já que era previsto fazer um nova trilogia que nunca se materializou. Também existiu uma série de televisão, “The Transporter: The Series”, que foi cancelada após de duas temporadas.

“Correio de Risco” recebeu 51 pontos, “Correio de Risco 2” 56 pontos, “Transporter – Correio de Risco 3” 51 pontos e “Transporter: Potência Máxima” recebeu 32 pontos.




44 – RAMBO

rambo top franchises metacritic
“A Fúria do Herói”

“Rambo” tem uma média de 47,8 pontos.

A segunda famosa franchise de Sylvester Stallone teve início em 1982 com a adaptação do livro de David Morell sobre um veterano do Vietnam, John Rambo.

Só o primeiro filme recebeu boas críticas mas foi o segundo filme que teve uma grande afluência aos cinemas, sendo este o filme com Stallone que teve maior número de receita de bilheteiras.

Houve um reboot em 2008, realizado e escrito por Stallone. Um quinto filme está em desenvolvimento para estrear em 2019.

“A Fúria do Herói” recebeu 62 pontos, “Rambo II – A Vingança do Herói” 47 pontos, “Rambo III” 36 pontos e “John Rambo” recebeu 46 pontos.




43 – A PANTERA COR-DE-ROSA

a pantera cor de rosa top franchises metacritic
“A Pantera Cor-de-Rosa”

“A Pantera Cor-de-Rosa” tem uma média de 47,9 pontos.

Esta franchise foi criada por Blake Edwards e é conhecida pelas performances de dois atores – Peter Sellers e Steve Martin – que interpretaram o detetive francês Jacques Clouseau.

Os filmes expandem desde os anos 60 até ao mais recente em 2009, os créditos de abertura inspiraram a criação de uma série de animação.

“A Pantera Cor-de-Rosa” recebeu 55 pontos, “Um tiro às escuras” 70 pontos, “Inspector Clousseau” 35 pontos, “O Regresso da Pantera Cor-de-Rosa” 61 pontos, “A Pantera volta a atacar” 60 pontos, “A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa” 65 pontos, “Na Pista da Pantera” 43 pontos, “A Maldição da Pantera” 31 pontos, “O Filho da Pantera Cor-de-Rosa” 33 pontos, “A Pantera Cor-de-Rosa” 38 pontos e “A Pantera Cor-de-Rosa 2” recebeu 36 pontos.




42 – AMERICAN PIE

american pie top franchises metacritic
“American Pie 2: O Ano Seguinte”

“American Pie” tem uma média de 48,3 pontos.

Depois do grande sucesso do primeiro filme as sequelas não tardaram a vir, mas nenhuma delas teve o mesmo sucesso que o original. Esta franchise teve 4 filmes spinoff que foram lançados diretamente para DVD, que por esse motivo não se encontram nesta lista.

“American Pie: A Primeira Vez” recebeu 58 pontos, “American Pie 2: O Ano Seguinte” 43 pontos, “American Pie: O Casamento” 43 pontos e “American Pie: O Reencontro” recebeu 49 pontos.




41 – CHEECH & CHONG

cheech e chong top franchise metacritic
“Cortina de Fumo”

“Cheech & Chong” tem uma média de 48,7 pontos.

O duo de comédia Tommy Chong e Richard “Cheech” Marin transformaram a sua fama no circuito de stand-up comedy em filmes. O duo parou de fazer longas-metragens no anos 80, mas regressaram com uma animação em 2013.

“E Tudo o Fumo Levou” recebeu 57 pontos, “Cortina de Fumo” 66 pontos, “Gelados Quentes, Sonhos Dormentes” 54 pontos, “Things Are Tough All Over” 40 pontos, “Still Smokin” 40 pontos e “As Aventuras dos Irmãos Corsos” recebeu 35 pontos.




40 – KARATE KID

karate kid top franchises metacritic
“Momento da Verdade”

“Karate Kid” tem uma média de 49,6 pontos.

Esta franchise de artes marciais teve como realizador dos 3 primeiros filmes John G. Avildsen, realizador de “Rocky”. Em 1994, fizeram um reboot com Hillary Swank, mas nenhum desses filmes teve boas criticas à exceção do reboot com Jaden Smith e Jackie Chan.

Desde então a franchise foi para o pequeno ecrã com a série original do Youtube “Cobra Kai”.

“Momento da Verdade” recebeu 60 pontos, “Momento da Verdade II” 55 pontos, “Momento da Verdade III” 36 pontos, “Karate Kid – A Nova Aventura” 36 pontos e “Karate Kid” recebeu 61 pontos.




38 – DIÁRIO DE UM BANANA (EMPATADO)

diario de um banana top franchises metacritic
“Diário de um Banana”

“Diário de um Banana” tem uma média de 50 pontos.

Baseado nos livros de Jeff Kinney, que de momento tem 13 títulos, foi tornado em filme. No entanto, só 4 dos livros foram adaptados ao grande ecrã.

“Diário de um Banana” recebeu 56 pontos, “Diário de um Banana: O Rodrick É Terrível” 51 pontos, “Diário de um Banana: Dias de Cão” 54 pontos e “Diário de um Banana: Uma Longa Viagem” recebeu 39 pontos.




38 – PIRATAS DAS CARAÍBAS (EMPATADO)

piratas das caraibas top franchises metacritic
“Piratas das Caraíbas – A Maldição do Pérola Negra”

“Piratas das Caraíbas” também tem uma média de 50 pontos.

A franchise com Johnny Depp é uma das mais lucrativas propriedades da Disney, conseguindo mais de 4,5 biliões de dólares pelo o mundo fora. Embora a qualidade tenha declinado com cada filme que é adicionado, até ao momento não há planos firmes para uma sexta aventura.

“Piratas das Caraíbas – A Maldição do Pérola Negra” recebeu 63 pontos, “Piratas das Caraíbas – O Cofre do Homem Morto” 53 pontos, “Piratas das Caraíbas – Nos Confins do Mundo” 50 pontos, “Piratas das Caraíbas – Por Estranhas Marés” 45 pontos e “Piratas das Caraíbas – Homens Mortos Não Contam Histórias” recebeu 39 pontos.




37 – ROBOCOP

robocop top franchises metacritic
“RoboCop – O polícia do futuro”

“RoboCop” tem uma média de 50,3 pontos.

O filme original dos anos 80, realizado por Paul Verhoeven, é um clássico que começou a franchise. No entanto, os filmes que se seguiram não foram tão bons. Seguiram-se duas séries de televisão, uma em 1994 e outra em 2001. Em 2014, houve um reboot com o realizador José Padilha e Joel Kinnaman como estrela.

franchise ainda não está morta, Neil Blomkamp foi confirmado como o realizador de mais um reboot.

“RoboCop – O polícia do futuro” recebeu 67 pontos, “RoboCop 2” 42 pontos, “RoboCop 3 – Fora da Lei” 40 pontos e “RoboCop” recebeu 52 pontos.




36 – TWILIGHT

twilight top franchises metacritic
“Crepúsculo”

“Twilight” tem uma média de 51 pontos.

Os filmes baseados nos livros de Stephenie Meyer dão uma das sagas com mais sucesso comercial de Hollywood, conseguindo mais de 3,3 biliões de dólares pelo mundo, o que elevou o estatuto do estúdio Summit Entertainment.

“Crepúsculo” recebeu 56 pontos, “A Saga Twilight: Lua Nova” 44 pontos, “A Saga Twilight: Eclipse” 58 pontos, “A Saga Twilight: Amanhecer Parte 1” 45 pontos e “A Saga Twilight: Amanhecer Parte 2” recebeu 52 pontos.




35 – DC EXTENDED UNIVERSE

dc universe top franchises metacritic
“Homem de Aço”

A DC Universe tem uma média de 52 pontos.

Esta franchise foi a tentativa da DC e da Warner Bros. de competir com a Marvel Studios, algo que não têm conseguido fazer. O único filme que teve boas críticas até ao momento foi “Mulher-Maravilha”.

“Homem de Aço” recebeu 55 pontos, “Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça” 44 pontos, “Esquadrão Suicida” 40 pontos, “Mulher-Maravilha” 70 pontos e “Liga da Justiça” recebeu 45 pontos.




34 – ARMA MORTÍFERA

arma mortifera top franchises metacritic
“Arma Mortífera”

“Arma Mortífera” tem uma média de 53,8 pontos.

A obra original foi escrita por Shane Black e realizada por Richard Donner, com Mel Gibson e Danny Glover como Riggs e Murtaugh.

Existe uma série de televisão que, depois de duas temporadas, teve de mudar uma das estrelas principais.

“Arma Mortífera” recebeu 68 pontos, “Arma Mortífera 2” 70 pontos, “Arma Mortífera 3” 40 pontos e “Arma Mortífera 4” recebeu 37 pontos.




33 – JACKASS

jackass top franchises metacritic
“Jackass 3D”

“Jackass” tem uma média de 54,5 pontos.

Originalmente uma série da MTV sobre acrobacias extremas que saltou para os grandes ecrãs em 2002, com o realizador Jeff Tremaine, produção de Spike Jonze e com Johnny Knoxville como estrela, dando mais liberdade ao grupo.

A franchise tem durado muito tempo com 4 filmes a chegar aos cinemas e outros tantos a irem diretos para DVD. Mas só o segundo filme teve boas críticas.

“Jackass: O Filme” recebeu 42 pontos, “Jackass 2: O Filme” 66 pontos, “Jackass 3D” 56 pontos e “O Avô Descarado” recebeu 54 pontos.




32 – VELOCIDADE FURIOSA

velocidade furiosa top franchises metacritic
“Velozes e Furiosos”

“Velocidade Furiosa” tem uma média de 54,6 pontos.

O sucesso desta franchise chegou devagar. Originalmente sendo um filme de baixo orçamento sobre street racing e crime seguidos de dois filmes sem Diesel. Foi só com o quinto filme, o terceiro realizado por Justin Lin, que esta franchise atingiu o sucesso que tem até hoje. Três dos filmes têm boas críticas, que é raro para franchises deste tipo.

Estão planeados mais dois filmes para a saga e um spinoff em volta das personagens de Hobbs e Deckard Shaw, protagonizada por Dwayne Johnson e Jason Statham.

“Velocidade Furiosa” recebeu 58 pontos, “Velocidade + Furiosa” 38 pontos, “Velocidade Furiosa – Ligação Tóquio” 45 pontos, “Velozes e Furiosos” 46 pontos, “Velocidade Furiosa 5” 66 pontos, “Velocidade Furiosa 6” 61 pontos, “Velocidade Furiosa 7” 67 pontos e “Velocidade Furiosa 8” recebeu 56 pontos.




31 – PARQUE JURÁSSICO

parque jurassico top franchises metacritic
“Parque Jurássico”

“Parque Jurássico” tem uma média de 55,8 pontos.

O sucesso de 1993 de Steven Spielberg, foi uma adaptação do livro de Michael Crichton, e é o único filme com boas críticas.

A franchise foi reavivada em 2015 com “Mundo Jurássico”.

“Parque Jurássico” recebeu 68 pontos, “O Mundo Perdido: Jurassic Park” 59 pontos, “Parque Jurássico 3” 42 pontos, “Mundo Jurássico” 59 pontos e “Mundo Jurássico:Reino Caído” recebeu 51 pontos.




30 – SUPER-HOMEM

super-homem top franchises metacritic
“Super-Homem: O Filme”

“Super-Homem” tem uma média de 56 pontos.

O primeiro filme da saga estreou em 1978 com Christopher Reeve como Super-Homem, que na altura foi o filme mais caro a ser produzido. No entanto, foi um sucesso e o começo da franchise. Reeve regressou para mais três filmes. Seguiram-se vários filmes que não tiveram grande impacto, até que Bryan Singer fez um reboot com Brandon Routh em “Super-Homem: O Regresso”, o projecto foi bem recebido pelos críticos mas não teve grande impacto nas bilheteiras.

Em 2013, houve outro reboot com Henry Cavill onde ele continua a protagonizar Super-Homem no DC Universe.

“Super-Homem: O Filme” recebeu 80 pontos, “Superman II” 87 pontos, “Superman III” 44 pontos, “Supergirl” 42 pontos, “Super-Homem IV: Em Busca da Paz” 24 pontos, “Super-Homem: O Regresso” 72 pontos, “Homem de Aço” 55 pontos e “Batman v Super-Homem: O Despertar da Força” recebeu 44 pontos.




29 – QUE SE LIXE A TAÇA

que se lixe a taça top franchises metacritic
“Que se Lixe a Taça”

“Que se Lixe a Taça” tem uma média de 56,5 pontos.

Não é a melhor nem a pior franchise com crianças. Walter Matthau fez com que esta saga tivesse um ótimo começo mas foi o único filme em que participou.

Em 2005, Richard Linklater fez um remake com Billy Bob Thornton que recebeu ótimas criticas mas não teve grande sucesso de bilheteiras.

“Que se Lixe a Taça” recebeu 83 pontos, “The Bad News Bears in Breaking Training” 47 pontos, “The Bad News Bears Go to Japan” 31 pontos e “Bad News Bear – Um Desastre de Equipa” recebeu 65 pontos.




28 – SPY KIDS

spy kids top franchises metacritic
“Spy Kids – Todo o Tempo do Mundo”

“Spy Kids” tem uma média de 57,8 pontos.

Mais uma franchise que não conseguiu ficar-se por uma trilogia de sucesso. A trilogia de Robert Rodriguez sofreu um reboot em 2011 que não foi muito bom.

“Spy Kids – O Filme” recebeu 71 pontos, “Spy Kids 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos” 66 pontos, “Spy Kids 3: Game Over” 57 pontos e “Spy Kids – Todo o Tempo do Mundo” recebeu 37 pontos.




27 – ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS

die hard top franchises metacritic
“Assalto ao Arranha-Céus”

“Assalto ao Arranha-Céus” tem uma média de 58,4 pontos.

O filme original é um clássico de ação, tornando Bruce Willis, que até aí só era conhecido na televisão, uma autentica estrela. Willis regressou para mais 4 filmes que não tiveram tanto sucesso.

O realizador Len Wiseman está em pré-produção do sexto filme com Bruce Willis e mais um ator que ainda não foi escolhido que irá interpretar a versão mais nova de John McClane.

“Assalto ao Arranho-Céus” recebeu 70 pontos, “Assalto ao Aeroporto” 67 pontos, “Die Hard: A Vingança” 58 pontos, “Die Hard 4.0 – Viver ou Morrer” 69 pontos e “Die Hard: Nunca é Bom Dia para Morrer” recebeu 28 pontos.




26 – ALIEN

alien top franchises metacritic
“Alien – O 8º Passageiro”

“Alien” tem uma média de 59,5 pontos.

A realização de Ridley Scott, o design  de H. R. Giger e a estrela Sigourney Weaver criaram um clássico num novo género: o filme de horror no espaço.

Nesta saga vamos contar com as colaborações com “O Predador” e as prequelas.

“Alien – O 8º Passageiro” recebeu 83 pontos, “Aliens: O Recontro Final” 84 pontos, “Alien 3 – A Desforra” 59 pontos, “Alien: O Regresso” 63 pontos, “Alien vs. Predador” 29 pontos, “AVP2: Aliens vs Predador” 29 pontos, “Prometheus” 64 pontos e “Alien: Covenant” recebeu 65 pontos.




25 – JACK RYAN

jack ryan top franchises metacritic
“Jogos de Poder – O Atentado”

Os filmes com a personagem Jack Ryan tem uma média de 59,6 pontos.

A personagem dos livros de Tom Clancy já teve 4 atores a protagonizar Jack Ryan: Alec Baldwin, Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine. Ford foi o único a interpretar a personagem duas vezes.

Tentaram durante muito tempo fazer outro filme, mas a personagem vai agora para os pequenos ecrãs com “Jack Ryan” da Amazon Prime Video, que é protagonizado por John Krasinski.

“Caça ao Outubro Vermelho” recebeu 58 pontos, “Jogos de Poder – O Atentado” 64 pontos, “Perigo Imediato” 74 pontos, “A Soma de Todos os Medos” 45 pontos e “Jack Ryan: Agente Sombra” recebeu 57 pontos.




24 – VIEW ASKEWNIVERSE

tp franchises metacritic
“Os Malucos do Centro”

Esta saga tem uma média de 60 pontos.

Muitos dos trabalhos dos argumentista/realizador Kevin Smith não estão relacionados mas partilham o mesmo universo, com o regresso de duas personagens: Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (Smith).

“Clerks” recebeu 70 pontos, “Os Malucos do Centro” 41 pontos, “Perseguindo Amy” 71 pontos, “Dogma” 62 pontos, “Jay e Silent Bob Contra-Atacam” 51 pontos e “Nunca Tantos Fizeram Tão Pouco” recebeu 65 pontos.




23 – A FÚRIA DA RAZÃO

dirty harry top franchises metacritic
“A Fúria da Razão”

Esta franchise tem uma média de 60,3 pontos.

A média desta franchise é muito devida ao primeiro filme, o clássico de Clint Eastwood “A Fúria da Razão” de 1971.

“A Fúria da Razão” 90 pontos, “Harry – O Detective em Ação” 58 pontos, “Harry – O Implacável” 58 pontos, “Impacto Súbito” 52 pontos e “Na Lista do Assassino” recebeu 46 pontos.




22 – ROCKY

rocky top franchises metacritic
“Rocky”

“Rocky” tem uma média de 61,1 pontos.

O primeiro filme é um dos candidatos a melhor filme de boxe de sempre e tornou Sylvester Stallone numa estrela. Stallone foi nomeado para dois Óscares: um para Melhor Ator e outro para Melhor Argumento.

O ator protagonizou 6 filmes e foi realizador de três. Depois de 16 anos, Stallone regressou com “Rocky Balboa” e em 2015 Ryan Coogler fez um reboot com “Creed: O Legado de Rocky”, com Michael B. Jordan. A sequela também está a caminho.

“Rocky” recebeu 70 pontos, “Rocky II” 61 pontos, “Rocky III” 57 pontos, “Rocky IV” 40 pontos, “Rocky V” 55 pontos, “Rocky Balboa” 63 pontos e “Creed: O Legado de Rocky” recebeu 82 pontos.




21 – A BARBEARIA

a barbearia top franchises metacritic
“A Barbearia 2 – De Volta ao Negócio”

“A Barbearia” tem uma média de 61,3 pontos.

A comédia situada em Chicago tem 4 filmes, com Cedric the Entertainer e Ice Cube. Estes filmes deram origem a um spinoff na televisão que não durou muito tempo.

“A Barbearia” recebeu 66 pontos, “A Barbearia 2 – De Volta ao Negócio” 59 pontos, “As Malucas das Cabeleireiras” 53 pontos e “A Barbearia 3: O Próximo Corte” recebeu 67 pontos.




20 – JAMES BOND

james bond top franchises metacritic
“Agente Secreto 007”

A saga de James Bond tem uma média de 62,1 pontos.

Esta franchise é uma das mais longas e mais prolíficas de sempre, com 26 filmes até ao momento. A saga é baseada no espião britânico criado por Ian Flemming.

Até agora existem 7 atores que interpretaram o espião: Sean Connery em 7 filmes, Daniel Craig com 4 filmes, George Lazenby fez 1 filme, Timothy Dalton em 2 filmes, Pierce Brosnan com 4 filmes, Roger Moore em 7 filmes e David Niven fez 1 filme.

“Agente Secreto 007” recebeu 78 pontos, “007 – Ordem para Matar” 85 pontos, “007 – Contra Goldfinger” 87 pontos, “007 – Operação Relâmpago” 64 pontos, “Casino Royale” 48 pontos, “007 – Só Se Vive Duas Vezes” 61 pontos, “007 – Ao Serviço de Sua Majestade” 61 pontos, “007 – Os Diamantes São Eternos” 59 pontos, “007 – Vive e Deixa Morrer” 55 pontos, “007 – O Homem da Pistola Dourada” 43 pontos, “007 – Agente Irresistível” 55 pontos, “007 – Aventura no Espaço” 66 pontos, “007 – Missão Ultra-Secreta” 54 pontos, “007 – Operação Tentáculo” 63 pontos, “Nunca Mais Digas Nunca” 68 pontos, “007 – Alvo em Movimento” 40 pontos, “007 – Risco Imediato” 60 pontos, “007 – Licença para Matar” 58 pontos, “007 – GoldenEye” 65 pontos, “007 – O Amanhã Nuca Morre” 52 pontos, “007 – O Mundo Não Chega” 57 pontos, “007 – Morre Noutro Dia” 56 pontos, “007: Casino Royale” 80 pontos, “007: Quantum of Solace” 58 pontos, “007: Skyfall” 81 pontos e “007 Spectre” recebeu 60 pontos.




19 – BATMAN

batman top franchises metacritic
“Batman”

A saga de Batman tem uma média de 62,3 pontos.

Existem 8 filmes centrados na personagem, não contando com os filmes de equipa como “Liga da Justiça”. Vários atores interpretaram a personagem mas provavelmente o mais marcante foi Christian Bale na trilogia de Christopher Nolan, que são os filmes com mais sucesso da saga.

Depois de Bale foi Ben Affleck que se tornou no vigilante de Gotham, mas não correu muito bem para o DCEU.

“Batman, o Invencível” recebeu 71 pontos, “Batman” 69 pontos, “Batman Regressa” 68 pontos, “Batman para Sempre” 51 pontos, “Batman & Robin” 28 pontos, “Batman – O Início” 70 pontos, “O Cavaleiro das Trevas” 82 pontos, “O Cavaleiro das Trevas Renasce” 78 pontos e “Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça” recebeu 44 pontos.




16 – HANNIBAL LECTER (EMPATADO)

hannibal lecter top franchises metacritic
“O Silêncio dos Inocentes”

A saga sobre Hannibal Lecter tem uma média de 62,4 pontos.

Existem 5 filmes, e uma série de televisão, baseados nos livros de Thomas Harris, no entanto só os dois primeiros é que são considerados bons bons.

O clássico de Jonathan Demme, “O Silêncio dos Inocentes”, é o único filme próximo do horror a ganhar um Óscar de Melhor Filme. Anthony Hopkins interpretou a personagem de Lecter 3 vezes.

“Caçada ao Amanhecer” recebeu 75 pontos, “O Silêncio dos Inocentes” 85 pontos, “Hannibal” 57 pontos, “Dragão Vermelho” 60 pontos e “Hannibal – A Origem do Mal” recebeu 35 pontos.




16 – PLANETA DOS MACACOS (EMPATADO)

planeta dos macacos top franchises metacritic
“Planeta dos Macacos: A Origem”

“Planeta dos Macacos” está empatado também com 62,4 pontos.

Originalmente baseado no livro francês de 1963, esta saga pode ser dividida em 3 fases: a primeira, entre 1968-1973, com 5 filmes; a segunda, em 2001, com o filme de Tim Burton e Mark Wahlberg; e a terceira foi o reboot de 2011 com Andy Serkis.

“O Homem Que Veio do Futuro” recebeu 79 pontos, “O Segredo do Planeta dos Macacos” 46 pontos, “Fuga do Planeta dos Macacos” 69 pontos, “A Conquista do Planeta dos Macacos” 49 pontos, “Batalha pelo Planeta dos Macacos” 40 pontos, “O Planeta dos Macacos” 50 pontos, “Planeta dos Macacos: A Origem” 68 pontos, “Planeta dos Macacos: A Revolta” 79 pontos e “Planeta dos Macacos: A Guerra” recebeu 82 pontos.




16 – EXTERMINADOR IMPLACÁVEL (EMPATADO)

exterminador implacavel top franchises metacritic
“O Exterminador Implacável”

“O Exterminador Implacável” também tem uma média de 62,4 pontos.

Esta franchise levou o realizador James Cameron, que realizou os dois primeiros filmes, à ribalta, o mesmo aconteceu ao ator Arnold Schwarzenegger.

Depois da saída de Cameron, a franchise teve uma queda e nem a spinoff para televisão, “Terminator: As Crónicas de Sarah Connor”, ajudou. Nos anos recente, a saga chegou aos piores resultados de sempre. No entanto, existe um reboot em desenvolvimento com Schwarzenegger, Linda Hamilton, Mackenzie Davis e Gabriel Luna, e que será realizador por Tim Miller.

“O Exterminador Implacável” teve 84 pontos, “Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento” recebeu 75 pontos, “Exterminador Implacável 3 – Ascensão das Máquinas” 66 pontos, “Exterminador Implacável – A Salvação” 49 pontos e “Exterminador: Genisys” recebeu 38 pontos.




15 – STAR TREK

star trek top franchises metacritic
“Star Trek II: A Ira de Khan”

“Star Trek” tem uma média de 62,5 pontos.

A amada saga de ficção científica inclui 6 série de televisão, uma série de animação e 13 filmes. Os primeiros 6 filmes têm as estrelas da série original e os seguinte 4 filmes têm o elenco de “Star Trek: The Next Generation”. Em 2009, o realizador J. J. Abrams fez um reboot à saga com um novo elenco.

“O Caminho das Estrelas” recebeu 48 pontos, “Star Trek II: A Ira de Khan” 66 pontos, “Star Trek III: A Aventura Continua” 56 pontos, “Star Trek IV: Regresso à Terra” 71 pontos, “Star Trek V: A Última Fronteira” 43 pontos, “Star Trek VI: O Continente Desconhecido” 65 pontos, “Star Trek: Gerações” 55 pontos, “Star Trek: O Primeiro Contacto” 71 pontos, “Star Trek: Insurreição” 64 pontos, “Star Trek: Nemesis” 51 pontos, “Star Trek” 82 pontos, “Além da Escuridão: Star Trek” 72 pontos e “Star Trek: Além do Universo” recebeu 68 pontos.




14 – X-MEN

x-men top franchises metacritic
“X-Men 2”

A saga X-Men tem uma média de 62,8 pontos.

A trilogia original de X-Men não acabou numa boa nota, e as prequelas de Wolverine também não ajudaram, foi Matthew Vaughn fazer o impossível com o reboot em 2011.

Com o novo sucesso da saga, estão no ar duas séries de televisão (“Legion” e “The Gifted”).

“X-Men” recebeu 64 pontos, “X-Men 2” 68 pontos, “X-Men: O Confronto Final” 58 pontos, “X-Men Origens: Wolverine” 40 pontos, “X-Men: O Início” 65 pontos, “Wolverine” 61 pontos, “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” 75 pontos, “Deadpool” 65 pontos, “X-Men: Apocalipse” 52 pontos, “Logan” 77 pontos e “Deadpool 2” recebeu 66 pontos.




13 – OCEAN’S ELEVEN

oceans eleven top franchises metacritic
“Ocean’s Eleven – Façam as Vossas Apostas”

Esta franchise tem uma média de 63,8 pontos.

O remake de Steven Soderbergh era para ser só um filme mas tornou-se numa franchise de 4 filmes que acumulou quase 1,4 biliões de dólares.

“Ocean’s Eleven – Façam as Vossas Apostas” recebeu 74 pontos, “Ocean’s 12” 58 pontos, “Ocean’s Thirteen” 62 pontos e “Ocean’s 8” recebeu 61 pontos.




12 – OS MARRETAS

os marretas top franchises metacritic
“As Aventuras dos Marretas”

“Os Marretas” tem uma média de 65,6 pontos.

O famoso programa de televisão fez a transição para o grande ecrã em 1979, os filmes foram bem recebidos mas nunca teve a magia do primeiro até que a Disney comprou os direitos e lançou dois filmes que foram bem recebidos pelo público.

“As Aventuras dos Marretas” recebeu 74 pontos, “Os Marretas contra-atacam” 70 pontos, “Os Marretas Conquistam Nova Iorque” 64 pontos, “O Conto de Natal dos Marretas” 64 pontos, “Os Marretas na Ilha do Tesouro” 64 pontos, “Os Marretas no Espaço” 52 pontos, “Os Marretas” 75 pontos e “Marretas Procuram-se” recebeu 61 pontos.




11 – HOMEM-ARANHA

homem-aranha top franchises metacritic
“Homem-Aranha: Regresso a Casa”

Esta saga tem uma média 67,8 pontos.

Embora a personagem exista desde 1962 na banda desenhada e na televisão, nos anos 70, só em 2002 é que se viu o Homem-Aranha no grande ecrã. Até agora são 3 os atores que interpretaram a personagem: Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland.

A versão de Holland é a única que esta no MCU, mas só vamos contar com o filme a solo.

“Homem-Aranha” recebeu 73 pontos, “Homem-Aranha 2” 83 pontos, “Homem-Aranha 3” 59 pontos, “O Fantástico Homem-Aranha” 66 pontos, “O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro” 53 pontos e “Homem-Aranha: Regresso a Casa” recebeu 73 pontos.




10 – INDIANA JONES

indiana jones top franchises metacritic
“Indiana Jones e o Templo Perdido”

Esta franchise tem uma média de 68 pontos.

Quando se junta Steven Spielberg e George Lucas resulta magia e foi isso que aconteceu com o clássico “Os Salteadores da Arca Perdida”, que foi um dos filmes com mais sucesso de sempre nos cinemas.

Harrison Ford protagonizou todos os filmes. O quinto filme está em desenvolvimento e será o último em que Ford irá participar.

Nos anos 90, houve série de televisão spinoff que durou 3 temporadas.

“Os Salteadores da Arca Perdida” recebeu 85 pontos, “Indiana Jones e o Templo Perdido” 57 pontos, “India Jones e a Última Cruzada” 65 pontos e “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” recebeu 65 pontos.




8 – THE HUNGER GAMES (EMPATADO)

the hunger games top franchises
“The Hunger Games: Os Jogos da Fome”

“The Hunger Games” tem uma média de 68,3 pontos.

Baseado na trilogia de Suzanne Collins não existe um mau filme nesta franchise. Os filmes conseguiram angariar quase 3 biliões de dólares.

“The Hunger Games: Os Jogos da Fome” recebeu 68 pontos, “The Hunger Games: Em Chamas” 76 pontos, “The Hunger Games: A Revolta – Parte 1” 64 pontos e “The Hunger Games: A Revolta – Parte 2” recebeu 65 pontos.




8 – MILLENNIUM (EMPATADO)

millennium top franchises
“Millennium 1. Os Homens que Odeiam as Mulheres”

A saga Millennium também tem uma média de 68,3 pontos.

Baseado nos livros do escritor sueco Stieg Larsson, que foi inicialmente adaptado na Escandinávia com Noomi Rapace e Michael Nyqvist. Em 2011, David Fincher  realizou o remake americano com Rooney Mara e Daniel Craig. O filme deveria ter tido sequelas mas isso não aconteceu. A franchise vai receber um novo reboot com um novo realizador e elenco, com “A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha”.

“Millennium 1. Os Homens que Odeiam as Mulheres” 76 pontos, “Millennium 2: A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo” 66 pontos, “Millenium 3 – A Rainha no Palácio das Correntes de Ar” 60 pontos e “Millennium 1: Os Homens Que Odeiam as Mulheres” recebeu 71 pontos.




7 – MARVEL CINEMATIC UNIVERSE

marvel cinematic universe top franchises metacritic
“Homem de Ferro 3”

O MCU tem uma média de 68,4 pontos.

Esta franchise é a mais lucrativa série de sempre no cinema e a com melhor ranking para uma franchise baseada em banda desenhada.

De momento esta saga tem 20 filmes que combinados conseguiram mais de 17,3 biliões de dólares e tudo começou com “Homem de Ferro” em 2008.

“Homem de Ferro” recebeu 79 pontos, “O Incrível Hulk” 61 pontos, “Homem de Ferro 2” 57 pontos, “Thor” 57 pontos, “Capitão América: O Primeiro Vingador” 66 pontos, “Os Vingadores” 69 pontos, “Homem de Ferro 3” 62 pontos, “Thor: O Mundo das Trevas” 54 pontos, “Capitão América: O Soldado do Inverno” 70 pontos, “Guardiões da Galáxia” 76 pontos, “Vingadores: A Era de Ultron” 66 pontos, “Homem-Formiga” 64 pontos, “Capitão América: Guerra Civil” 75 pontos, “Doutor Estranho” 72 pontos, “Guardiões da Galáxia Vol. 2” 67 pontos, “Homem-Aranha: O Regresso a Casa” 73 pontos, “Thor: Ragnarok” 74 pontos, “Black Panther” 88 pontos, “Vingadores: Guerra do Infinito” 68 pontos e “Homem-Formiga e a Vespa” recebeu 70 pontos.




6 – BOURNE

bourne top franchises metacritic
“Ultimato”

A saga Bourne tem uma média de 69 pontos.

Os 3 primeiros filmes, baseados nos livros de Robert Ludlum, marcaram o género de espionagem no século XXI, ultrapassando os mais recentes filmes 007 em qualidade.

O quarto filme trouxe Jeremy Renner para o papel principal mas não conseguiu alcançar o sucesso dos filmes anteriores. Em 2016 Matt Damon regressou para mais uma sequela que foi um sucesso de bilheteiras.

Ainda não existem planos para um sexto filme.

“Identidade Desconhecida” recebeu 68 pontos, “Supremacia” 73 pontos, “Ultimato” 85 pontos, “O Legado de Bourne” 61 pontos e “Jason Bourne” recebeu 58 pontos.




5 – STAR WARS

star wars top franchises metacritic
“Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi”

A saga “Star Wars” recebeu 69,6 pontos.

Os quatro filmes da era Disney têm uma pontuação melhor do que os da era da 20th Century Fox e Lucasfilm. “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” é o favorito dos fãs, mas o original, “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, continua a ser o mais bem pontuado da saga.

“Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” recebeu 90 pontos, “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” 82 pontos, “Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi” 58 pontos, “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” 51 pontos, “Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones” 54 pontos, “Star Wars: Episódio III – A Vingaça dos Sith” 68 pontos, “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força” 81 pontos, “Rogue One: Uma História de Star Wars” 65 pontos, “Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi” 85 pontos e “Han Solo: Uma História de Star Wars” recebeu 62 pontos.




4 – MISSÃO IMPOSSÍVEL

missão impossível top franchises metacritic
“Missão Impossível: Nação Secreta”

“Missão Impossível” tem uma média de 69,7 pontos.

Em 1996, o realizador Brian De Palma pegou na série de televisão e transformou-a num filme com Tom Cruise. O filme foi um sucesso que levou a várias sequelas.

O ranking dos filmes tem crescido desde o terceiro, sendo o mais recente “Missão: Impossível – Fallout” o que tem melhor pontuação.

“Missão Impossível” recebeu 59 pontos, “Missão Impossível II” 59 pontos, “Missão Impossível 3” 66 pontos, “Missão Impossível: Operação Fantasma” 73 pontos, “Missão Impossível: Nação Secreta” 75 pontos e “Missão: Impossível – Fallout” recebeu 86 pontos.




3 – WIZARDING WORLD

wizarding world top franchises metacritic
“Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1”

O mundo criado por J. K. Rowling tem uma média de 73 pontos.

Nesta lista estão incluídos os filmes de Harry Potter e de Monstros Fantásticos. Todos baseados nos livros da autora.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” recebeu 64 pontos, “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” 63 pontos, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” 82 pontos, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” 81 pontos, “Harry Potter e a Ordem da Fénix” 71 pontos, “Harry Potter e o Príncipe Misterioso” 78 pontos, “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1” 65 pontos, “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2” 87 pontos e “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los” recebeu 66 pontos.




2 – MIDDLE EARTH

middle earth top franchises metacritic
“O Hobbit: Uma Viagem Inesperada”

O conjunto das trilogias baseadas nos livros de J. R. R. Tolkien tem uma média de 76 pontos.

A primeira trilogia feita por Peter Jackson foi um sucesso enorme em todos os níveis, com grande sucesso nas bilheteiras, com as críticas e coleccionou 30 nomeações para os Óscares, ganhando 11 incluindo de Melhor Filme.

 A segunda trilogia teve sucesso nas bilheteiras, mas não conseguiu atingir o sucesso nas críticas como o seu predecessor.

“O Senhor dos Anéis – A Irmandade do Anel” recebeu 92 pontos, “O Senhor dos Anéis – As Duas Torres” 87 pontos, “O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei” 94 pontos, “O Hobbit: Uma Viagem Inesperada” 58 pontos, “O Hobbit: A Desolação de Smaug” 66 pontos e “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” recebeu 59 pontos.




1 – MAD MAX

mad max top franchises metacritic
“Mad Max: Estrada da Fúria”

Esta franchise tem uma média 77,8 pontos.

Não é comum que o melhor filme de uma franchise chegue após 30 anos de hiato. A saga começou por ser um filme com baixo orçamento em 1979, depois tornando-se cada vez maior até formar esta franchise de culto.

Em 2015, George Miller fez um reboot com “Mad Max: Estrada da Fúria”, que está na curta lista de melhores filme de ação feitos.

“Mad Max – As Motos da Morte” recebeu 73 pontos, “Mad Max 2: O Guerreiro da Estrada” 77 pontos, “Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão” 71 e “Mad Max: Estrada da Fúria” recebeu 90 pontos.

[tps_footer]

Lê Também:   Top 30 melhores filmes segundo o Metacritic

Qual é a tua franchise favorita?

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *