Top 10 Tarantino | 9. O uniforme de colegial de Gogo Yubari
<< 10. O fato de Big Daddy | 8. O vestido vermelho de Shosanna >>
Com o seu uniforme de colegial japonesa, Gogo Yubari é como uma personagem de anime que ganhou vida em Kill Bill Vol. 1 de Quentin Tarantino.
Filme em que apareceu: Kill Bill – A Vingança (Vol. 1) (2003)
Atriz que vestiu: Chiaki Kuriyama
Figurinistas: Catherine Marie Thomas e Kumiko Ogawa
Para além de ser uma fabulosa homenagem aos filmes de artes marciais que marcaram a década de 70, Kill Bill Vol. 1 também deve grande parte do seu estilo a alguns dos mais ousados filmes do cinema japonês, incluindo anime. Sendo assim, não será de admirar que uma das antagonistas do primeiro volume da narrativa de vingança de Beatrix Kiddo seja basicamente um cliché da animação japonesa personificada.
Lê Também: Kill Bill: A Vingança 1 e 2 | Blu-Rays em Análise
Gogo Yubari é uma das mais formidáveis guerreiras às ordens de O-Ren Ishii, mas a sua aparência estabelece um fascinante contraste com a sua implacável paixão por carnificina. Vestida como uma colegial, Gogo é uma perfeita imagem de inocência feminina fetichizada e tornada objeto sexual, uma repugnante construção de erotismo à base de ideias de vulnerabilidade jovem. No entanto, o seu uniforme completo com uma minúscula saia torna-se por si mesmo uma arma desta guerreira, sendo que ela mesma representa uma formidável subversão destas ideias de objetificação ao esfaquear um homem que a aborda num bar.
Essa cena específica é uma referência a Battle Royale, onde a personagem interpretada por Chiaki Kuriyama, a atriz que encarna Gogo, faz o mesmo. Sendo assim, este figurino não é simplesmente uma subversão de imagens icónicas da cultura pop japonesa mas também mais um elemento de referencialidade cinematográfica a acrescentar à infinidade de outras homenagens feitas por Tarantino neste filme. Para além disso, o seu maço e corrente são ainda outra referência, desta vez ao manga Sukeban Deka, que também já foi adaptado ao cinema.
<< 10. O fato de Big Daddy | 8. O vestido vermelho de Shosanna >>