Photo by Geoffrey Moffett/Unsplash

Reabertura dos cinemas cativa público português

Os cinemas portugueses reabriram esta 2ª feira, 19 de abril, e o público português está desejoso de regressar às salas. As primeiras vendas são promissoras.

A abertura oficial, numa terceira fase de desconfinamento, aconteceu apenas no início da semana, mas os primeiros números associados às bilheteiras de cinemas portugueses são bastante risonhas. Em comparação ao último desconfinamento que permitiu a reabertura das salas de cinema, em julho de 2020, as vendas de bilhetes triplicaram e mostraram que os portugueses estão ansiosos por se reencontrar com a sétima arte à frente dos ecrãs gigantes.

Com uma campanha activa #váaocinema, impulsionada pela FEVIP (Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais) em conjunto com a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), a reabertura das salas a 19 de abril registou uma procura três vezes superior, sendo que as vendas de 4 mil bilhetes contrastaram com os 1366 bilhetes de julho de 2020.

Lê Também:
Reabertura das salas | Percorrer cinemas com Nomadland e outros filmes

De acordo com dados da Comscore©, a venda dos 4 mil bilhetes em cinemas nacionais permitiu uma facturação de 22 650 euros e até algumas salas esgotadas (nota: todas as medidas de segurança continuam a ser cumpridas nos vários complexos, estando assegurado que a lotação das salas nunca será a máxima do número de cadeiras no local).

Nas próximas semanas os cinemas asseguram a estreia de mais de 20 filmes, sendo que o regresso foi marcado por “Mortal Kombat”, para os amantes de filmes de acção, “Nomadland – Sobreviver na América”, vencedor do circuito de festivais e nomeado para sete Óscares, “Music”, que marca a estreia de Sia como realizadora e ainda o filme da Disney, “Raya e o Último Dragão“, uma aventura para toda a família.

Lê Também:
Hollywood | Os Filmes Mais Antecipados de 2021

Para terminar abril, e antecipando já o início de maio, as salas portuguesas vão ainda receber os nomeados aos Óscares, “Uma Miúda com Potencial”, “Mais Uma Rodada”, “O Pai” e “Minari” e ainda “Godzilla vs Kong”, “O Santuário das Sombras”, com o português Diogo Morgado, “Tom & Jerry”, “Monster Hunter” e “Spiral – O Novo Capítulo de Saw”.

Para já, de acordo com as directrizes do governo, os cinemas terão horários mais restritos. Durante a semana as portas irão fechar-se pelas 22h30, e aos sábados, domingos e feriados terão fecho pelas 13h00. Os horários serão alargados a partir de dia 3 de maio.

Também já estás preparado(a) para regressar às salas de cinema?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *