E.T. | © Universal Pictures

Star Wars e E.T – O Extraterrestre | Qual a relação entre os blockbusters?

“Star Wars: O Regresso de Jedi” e “E.T – O Extraterrestre”, dois sucessos das bilheteiras nos anos 80, partilham algo que agora explicamos. 

O Regresso de Jedi” (1983), o Episódio VII da série Star Wars criada por George Lucas e o filme de ficção científica “E.T. – O Extraterrestre” (1982), de Steven Spielberg partilham uma atriz em comum – que acabou por não ser creditada em nenhuns dos filmes. Mas quem é esta atriz? Quais os papéis que desempenhou respetivamente em cada uma dessas longas-metragens, que se tornariam grandes êxitos de bilheteira da história do cinema?

et
“E.T. – O Extra-Terrestre”

Primeiro, vale a pena referir que ambos os filmes estão ligados, desde logo, pelo género cinematográfico da ficção científica e, pelo facto, de ambos terem personagens alienígenas. Enquanto “O Regresso de Jedi” terminou uma primeira fase da saga criada por George Lucas, contando a história de Luke Skywalker, Leia Organa, e Han Solo na sua luta contra o Império de Darth Vader, “E.T. – O Extraterrestre” fala de um extraterrestre inofensivo que deseja regressar para o seu planeta, contando com o apoio de uma família de humanos.

O filme de Star Wars é uma explosão de efeitos especiais, já o filme de Steven Spielberg foi concebido numa escala muito mais pequena, mas na qual o cineasta continuou a seguir a sua paixão por histórias das outras galáxias, uma vez que já havia estreado “Encontros Imediatos de Terceiro Grau” (1977). Em suma, quer George Lucas como Steven Spielberg, passariam a influenciar os filmes de ficção científica que surgiriam desde então. Mas sabias que existe uma atriz em ambos os filmes?

Não, Drew Barrymore não é nenhum dos Ewoks, aquele espécie bastante semelhante a crias de urso e que pertencem a uma tribo inteligente, com se deparam Luke e Leia. Falamos sim de Pat Welsh. Em “O Regresso de Jedi”, a Princesa Leia (Carrie Fisher) disfarça-se de Boushh, um caçador de recompensas, para conseguir entrar no palácio de Jabba the Hutt, sendo a sua voz alterada para uma mais rouca, que acabou por ser fornecida por Pat Welsh. Curiosamente Pat Welsh deu também voz ao protagonista E.T.O Extraterrestre! Sabias disto? Conhece esta atriz falecida em 1995 no vídeo abaixo.

Conhece Pat Welsh, a voz de E.T.

Digamos que esta relação pouco conhecida entre os projetos não deveria surpreender, uma vez que as mentes criativas por detrás dos dois filmes, George Lucas e Steven Spielberg, são amigos e colaboraram na série de filmes “Indiana Jones”, protagonizada por Harrison Ford. Curiosamente, o próprio George Lucas fez lobby para que Spielberg realizasse “O Regresso de Jedi”, mas o Sindicato de Realizadores norte-americano (DGA) acabou por intervir e evitar essa possibilidade que certamente deixaria os fãs rendidos. Porém, a influência de Spielberg ainda se fez sentir, precisamente pelo desempenho de Pat Welsh em “E.T.”, que permitiu George Lucas considerá-la para o papel de Boushh em “O Regresso de Jedi”.

Star Wars
A personagem Boushh, interpretada por Carrie Fisher, mas cuja voz foi de Pat Welsh © Lucasfilm

Pat Welsh era principalmente uma atriz de rádio, e esses dois filmes de ficção científica, juntamente com “A Ponte de Waterloo” (Mervyn LeRoy, 1940) foram os seus únicos trabalhos no cinema, mesmo que não tivesse sido creditada. Mesmo assim, a sua presença na história do cinema, embora breve, dificilmente será esquecida e valerá a pena recordar a qualquer momento dos próximos anos.

Esta conexão entre “Star Wars” e “E.T. – O Extraterrestre” foi relevada em primeira mão pelo meio de comunicação Screenrant.

Sabias desta conexão entre “Star Wars” e “E.T. – O Extraterrestre”? Partilha connosco a tua reação nos comentários abaixo ou nas nossas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *