Star Wars | Os novos Stormtroopers e a Capitã Phasma

 

<<  O vestuário da Primeira Ordem | As roupas de Rey e Finn  >>

O uniforme dos stormtroopers, um dos mais formidáveis figurinos da trilogia original de Star Wars, sofreu uma fantástica modernização nas mãos de Michael Kaplan, o figurinista de O Despertar da Força.

No sétimo episódio da saga Star Wars, a ação ocorre 30 anos depois da derrota do Império em O Regresso do Jedi. Com o passar do tempo muito muda, pelo que, numa clara procura por realismo e por uma estética moderna, Kaplan concebeu uma nova versão do clássico equipamento dos stormtroopers.

Lê Também: Star Wars | 06. O uniforme de Stormtrooper

Inspirando-se na tecnologia atual, especialmente nas criações da Apple, o figurinista desenhou um uniforme que mantém as linhas gerais dos stormtroopers de 1977, combinadas com a simplicidade curvilínea e design ergonómico que caracterizam o gosto das audiências contemporâneas.

Star Wars O Despertar da Força

Star Wars O Despertar da Força

Mas não foi só a forma destes uniformes que se alterou, sendo que até o material com que estes são feitos sofreu uma drástica mudança. Originalmente, este equipamento de batalha era construído a partir de um fino e frágil plástico, completamente impróprio para qualquer situação de guerra. A versão modernizada, no entanto, é feita de poliuretano, permitindo uma maior resistência e flexibilidade que, mesmo que não o consigamos percecionar ao ver o filme, confere um maior realismo ao que, essencialmente, é o equipamento de proteção dos soldados da Primeira Ordem.

Lê Também:
Star Wars: Andor verá o regresso de Forest Whitaker

Star Wars O Despertar da Força

Apenas um figurino individual rivaliza com o de Kilo Ren para o título de melhor indumentária de Star Wars: O Despertar da Força. Falamos, pois claro, da armadura da Capitã Phasma (Gwendoline Christie), que é essencialmente uma variação do uniforme de stormtrooper, só que cromado e reluzente.

Star Wars O Despertar da Força

Esta armadura é tão visualmente forte que, na verdade, o desenho do figurino foi o que levou à criação da personagem. No início do desenvolvimento do guarda-roupa de Star Wars: O Despertar da Força, Kaplan pediu a um dos seus ilustradores que se baseasse num desenho em que o figurinista tinha conjugado o uniforme de stormtrooper com uma armadura metálica. A ilustração, que não era suposto ser utilizada para nenhuma personagem, foi afixada no espaço de trabalho da equipa de figurinos. Depois de terem visto essa imagem, Kathy Kennedy, uma produtora, e J.J. Abrams decidiram criar uma personagem que pudesse vestir tal criação e assim nasceu a Capitã Phasma.

Lê Também:
Star Wars: Andor verá o regresso de Forest Whitaker

Lê Ainda: Star Wars | 08. A armadura de Boba Fett

Talvez no futuro, a armadura de Phasma substitua a vestimenta de Boba Fett como uma das escolhas de eleição para os vários cosplayers fãs da saga Star Wars. Sem dúvida que esta indumentária tem um espetacular estilo, que, mesmo assim, não trai as intenções realistas de Kaplan que insistiu que a armadura fosse danificada, refletindo a condição de Phasma como uma das melhores e mais experientes guerreiras da Primeira Ordem.

Star Wars O Despertar da Força

Um aspeto, ainda não mencionado, dos uniformes dos stormtroopers é o modo como estes conferem aos guerreiros que as envergam um completo anonimato. Isto é particularmente relevante em O Despertar da Força, onde um stormtrooper que desafia esta conformidade absoluta se torna um dos heróis desta nova era de Star Wars.

Para saberes mais sobre esse herói, tens de prosseguir para a página seguinte.

 

<<  O vestuário da Primeira Ordem | As roupas de Rey e Finn  >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *