Sunn O))) estão de volta com Life Metal

Life Metal na Primavera, Pyroclasts, no Outono. Após quatro anos, os Sunn O))) brindam-nos com dois novos álbuns para este ano, produzidos pelo inigualável Steve Albini.

Life Metal será o primeiro álbum de estúdio dos Sunn O))), desde Kannon em 2015. O seu lançamento está previsto para abril de 2019 via Southern Lord, e a banda divulgou um teaser que nos prepara para o que aí vem. Além deste álbum é de esperar até ao final do ano um segundo registo, mais meditativo, intitulado Pyroclasts.

2018 marcou os vinte anos da formação desta banda americana de metal-drone. A passagem de duas décadas obriga a um reconhecimento da qualidade do que foi criado no passado mas suscita, mais ainda, uma reflexão sobre o que será o futuro. A vontade de inovação tomou os dois co-fundadores, Stephen O’Malley e Greg Anderson, que procuravam novas músicas, novos métodos de trabalho no estúdio e a oportunidade de colaborar com Steve Albini. Este último desejo foi facilmente concretizado. Steve Albini respondeu positivamente ao convite: “Claro, isto será divertido. Não faço ideia nenhuma do que irá acontecer.”

Lê Também:   Black Midi lançam "Speedway"

De volta a Downtown Rehearsal, em Los Angeles, o núcleo duro da banda ocupou-se da recuperação do próprio local enquanto iniciava o seu trabalho em torno do álbum. Só mais tarde, em julho de 2018, é que os Sunn O))) passaram duas semanas em Chicago no Electrical Audio (Studio A) com Steve Albini aos comandos.  Levados pelo estilo de Albini, sem recurso ao computador, a banda fez pela primeira vez a produção de todas as faixas, tendo também optado por “ manter tudo sempre analógico”. Estas escolhas, para além de terem possibilitado uma evolução nos métodos de produção, resultaram também numa viagem criativa para os Sunn O))).

Através do trabalho em estúdio, graças à utilização de amplificadores e possibilidade de gravar tantas vezes quanto necessário, sem preocupações com o volume, cada um dos membros da banda conseguiu focar-se mais no seu papel, sem nunca se despegarem da carga energética e intensidade sonora que os caracteriza, porque afinal, “a nossa música está toda na energia sonora”.

Lê Também:   Mês em Música | Playlist de Janeiro 2019

Life Metal traz contribuições de Hildur Guðnadóttir, um dos colaboradores dos Sunn O))) nos seus espetáculos ao vivo e um renomeado compositor, que na faixa “Novae” sobressai com o seu violoncelo elétrico e a sua voz vibrante. Podemos também contar com o guitarrista e baixista Tim Midyett, um velho amigo de Greg e Stephen, e com o compositor Anthony Pateras, que em “Troubled Air” toca um órgão de tubos.

Assim resulta Life Metal. Um título um tanto espirituoso, condizente com a capa do álbum, repleta de uma maior diversidade de cores que contrasta com a habitual escura gama de cinzentos dos Sunn O))). A própria banda notou esta oposição face a temas anteriores, revelando, numa entrevista, que este título se refere a “quando qualquer coisa que não é toda escuridão-e-condenação acontecia”.

Sunn O))) Life Metal
Capa de Life Metal

Contudo há também um investimento na criação de um lado mais misterioso e cabalístico, que tanto nos faz lembrar as correntes do romantismo do século XIX, como as formas mais tardias, do final do século XX, de expressionismo abstracto.  A capa não é uma pintura de Turner nem Rotko, mas sim de Samantha Keely Smith, que através da cor e do dinamismo do fumo cria uma atmosfera mística, um clima que os artistas tentaram reproduzir na fotografia da banda tirada por Ronald Dick.

No teaser do novo álbum, à medida que somos absorvidos por aquele vigor sonoro que tanto se intensifica como se reprime, entramos na atmosfera de cores berrantes e fumos opacos que nos toldam a vista, criada pela pintura de Samantha Keely Smith. Sunn O))) parecem ter sido capazes de se renovar mantendo-se fiéis ao dinamismo e potência que caracteriza o seu som. Vê o teaser e confere mais abaixo o alinhamento de Life Metal.

SUNN O))), LIFE METAL | TEASER

SUNN O))), LIFE METAL | Alinhamento

  1. “Between Sleipnir’s Breaths”
  2. “Troubled Air”
  3. “Aurora”
  4. “Novae”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *