© Everett Collection via Shutterstock

Estas são as 5 atuações mais memoráveis do Super Bowl

Após Kendrick Lamar ter atuado no Super Bowl 2025, relembramos algumas das performances mais marcantes deste evento nos últimos anos.

Para os norte-americanos, e, principalmente, para os amantes de desporto, o Super Bowl é o evento do ano. Trata-se de um jogo anual da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, que decide o grande campeão da temporada. Muitos portugueses podem até não estar familiarizados com as regras deste deporto, mas, todos os anos, milhões de pessoas param para assistir a este grande evento. O motivo? O espetáculo que acontece no intervalo do jogo (também conhecido como halftime show)!

 

Lê Também:   Os 70 Álbuns mais importantes de 2024 | Enquanto esperamos pelo recuo dos bárbaros

Desde 1967, os 60 minutos de jogo decisivo da liga norte-americana são interrompidos a meio por um espetáculo musical que acontece no centro do relvado. Se no início eram bandas instrumentais que atuavam no intervalo da partida, as performances no Super Bowl rapidamente evoluíram para um verdadeiro espetáculo com caras bem conhecidas a nível mundial.

Pelos relvados do Super Bowl já passaram nomes como Bruno Mars, Katy Perry, Lady Gaga e Rihanna. Inclusive, criaram-se duplas surpreendentes como Justin Timberlake e Janet Jackson, ou Jennifer Lopez e Shakira. Este ano, o grande momento contou com a atuação de Kendrick Lamar, o músico que venceu recentemente cinco Grammys.


5. Michael Jackson (1993)


Até então, os 15 minutos de intervalo do Super Bowl eram ocupados pela atuação de bandas instrumentais de universidades norte-americanas e, mais tarde, por pequenos musicais. Uma década depois, o halftime show recebeu pela primeira vez um nome conhecido, Ella Fitgerald. Contudo, este foi um ato isolado e, ao longo dos vinte anos seguintes, a Disney tornou-se responsável pelas atuações. Ainda assim, a NFL ambicionava elevar os momentos de performance à escala mundial e decidiu apostar no primeiro grande nome de peso de sempre.

Em 1993, Michael Jackson subiu ao palco do Super Bowl e fez uma atuação que viria a ser o virar da página para o halftime show. Desde então, o número de espectadores superou todos os recordes e fez do Rei da Pop um marco na história deste evento. Naquele dia, o público ficou em êxtase com a presença do cantor e aplaudi-o ao longo de quase dois minutos, enquanto Michael Jackson ficou totalmente parado em palco.

 

Lê Também:   Do Spotify à Apple Music, estas são as melhores plataforma de streaming de Música da atualidade

Recorrendo ao uso de duplos, a figura de Michael Jackson foi surgindo em cima dos ecrãs gigantes montados no relvado do Super Bowl, enquanto o cantor subia ao palco. Sem nunca abandonar os seus famosos passos de dança, o Rei da Pop interpretou alguns dos seus temas mais populares, como “Billy Jean”, “Black or White” e “Thriller”.

Mas Jackson não desperdiçou a oportunidade e aproveitou o momento em que milhões de espectadores assistiam ao espetáculo para transmitir uma mensagem humanitária. Ao som de “Heal The World”, o cantor fez-se rodear por milhares de pessoas e deu uma lição sobre como estamos a destruir o planeta, um tema que se mantém atual aos dias de hoje.


4. Beyoncé (2013)


A performance de Beyoncé no Super Bowl, em 2013, foi tão eletrizante que há quem diga que a atuação da cantora deu origem ao corte de energia que se fez sentir na terceira parte do jogo. Ainda antes de subir a palco, a silhueta da Queen Bey surgiu incendiada no relvado, seguindo-se o momento em que a artista subiu a palco saída numa nuvem de fumo.

 

Lê Também:   Sabes qual a Música Mais Popular no Verão do Ano em Que Te Licenciaste?

A atuação começou com “Run the World (Girls)”, mostrando desde logo que ela vinha para dominar a cena. Além disso, ao longo dos quase 15 minutos de espetáculo, Beyoncé interpretou temas como “Love on Top” e “Crazy in Love”, levando a multidão ao delírio. Tudo isto combinado com pirotecnia de excelência, que envolveu centenas de técnicos. No meio de tudo isto, não podemos esquecer também o quão boa foi a performance de dança de Beyoncé, sendo uma das melhores coreografias desde a atuação de Janet Jackson.

E como se o espetáculo não tivesse sido bom o suficiente, Beyoncé ainda surpreendeu todos ao reunir-se em palco com as Destiny’s Child, levando o Super Bowl à loucura. Em conjunto, a banda feminina cantou temas como “Bootylicious” e “Independent Women Part 1”. Beyoncé voltaria a atuar no halftime show em 2016, ao lado dos Coldplay, mas seria a atuação de 2013 que ficaria para sempre na memória de todos.


3. Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e 50 Cent (2022)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Source (@thesource)


Há trinta anos que o Super Bowl não se realizava na cidade de Los Angeles, desde a atuação de Michael Jackson. Quando em 2022 o jogo do ano regressou à cidade californiana, a NFL levou um filho da terra a atuar no halftime show. Dr. Dre, um nome de peso na indústria musical trouxe consigo todos os seus protegidos. Em 15 minutos de performance, subiram a palco Snoop Dogg, Eminem, Mary J Blige e 50 Cent.

 

Lê Também:   Estas são as 10 músicas mais ouvidas no Spotify Portugal em 2024

Mostrando o seu amor por Los Angeles, Dr. Dre apresentou-se num palco que recriava o mapa da cidade, com carros antigos e casas em cima da estrutura. Sem dúvida, este foi o melhor design de palco que já passou pelo Super Bowl e os artistas mostraram bem que dominavam a cidade. Pela primeira vez, um halftime show do Super Bowl foi distinguido com um Emmy de variedades após a icónica performance dos mestres do rap.

Num quarto de hora, Dr. Dre e os seus convidados fizeram uma memorável viagem pela história do rap. Temas como “California Love”, “In Da Club” e “Lose Yourself” levaram o estádio à loucura. Pelo meio, o próprio Kendrick Lamar juntou-se à festa, quase como uma antecipação do que aconteceria este ano.


2. U2 (2002)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Dan Bush (@_dan_bush_)


Cinco meses antes do Super Bowl de 2002, o mundo entrara em choque após o ataque às Torres Gémeas, a 11 de setembro de 2001. Nesse ano, coube aos U2 tomar conta do intervalo do jogo decisivo. Em jeito de homenagem, a banda irlandesa transformou o seu espetáculo numa emotiva homenagem às vítimas do atentado, emocionando milhões de espectadores.

 

Lê Também:   O melhor da pop em 2024: Da tour de Taylor Swift à libertação de Charli XCX

Usando um palco em forma de coração, os U2 entraram em cena com o tema “Beautiful Day”. Mas o ponto alto da noite chegou com a interpretação de  “Where the Streets Have No Name”. Durante a atuação, um cenário exibia os nomes de todas as vítimas do atentado, deixando emocionados os espectadores do Super Bowl.

Apesar de esta atuação ter tido uma duração bem mais curta que o habitual, cerca de 7 minutos apenas, o impacto que teve foi, sem dúvida, muito maior. Para aumentar ainda o significado da performance, Bono soltou um significante grito de guerra ao interpretar “Streets”, deixando milhões com lágrimas nos olhos.


1. Prince (2007)


Em 2007, Prince subiu ao palco do Super Bowl para conduzir aquele que, para muitos, é considerado o melhor halftime show de sempre. Contrariamente ao que aconteceu com outros artistas, Prince não precisou de recorrer a grandes efeitos pirotécnicos ou grandes técnicas performativas para encantar os espectadores. Fazendo um excelente uso do seu enorme alcance vocal, o músico levou a multidão à loucura.

Em cima do palco, Prince interpretou temas como “We Will Rock You” e “Let’s Go Crazy”. Além disso, cantou também temas de outros artistas, como “All Along the Watchtower”, de Bob Dylan, e “Best of You”, dos Foo Fighters.

 

Lê Também:   Estes são os 10 álbuns mais vendidos da história

Mas o momento mais emocionante e verdadeiramente extasiante foi quando Prince começou a cantar o famoso single “Purple Rain”. Quase por magia, o halftime show do Super Bowl aconteceu durante uma chuva torrencial. Consequentemente, a atuação do cantor transformou-se em algo memorável que irá perdurar para sempre na nossa memória.

Assististe ao espetáculo do Kendrick Lamar? Qual a tua performance preferida?




Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *