© Kraft74 via ShutterStock (ID: 1314769274)

Estes são os 10 álbuns mais vendidos da história

A indústria da música já existe há mais de um século e estes são os 10 álbuns mais vendidos da história!

Andy Warhol, um importante artista visual conhecido pelo icónico “Shot Marilyns”, disse uma vez, “ser bom nos negócios é o tipo de arte mais fascinante. Ganhar dinheiro é arte e trabalhar na arte e nos bons negócios são a melhor arte”.

Lê Também:   Woody Allen desiludido e nostálgico: “O prazer em fazer filmes acabou”

Qualquer produto cultural está sujeito à indústria, às vendas e ao consumo. A indústria da música é uma das mais importantes do mundo e gera algo como 28 mil milhões de dólares (dados de 2023, segundo a Statista). Com mais de um século de existência a indústria musical está em constante mutação – dos discos de vinil e os CD’s à atual era do streaming.

No entanto com a chegada do streaming a venda física dos álbuns abrandou e a faturação surge por outros meios. Ainda assim estes são os álbuns mais vendidos da história (e ainda continuam a faturar).

Lê Também:   Este acessório deixou Margot Robbie a sofrer com dores em Suicide Squad

NOTA: A lista é da autoria da Yahoo.

10. CELINE DION – “FALLING INTO YOU”

De ordem decrescente encontramos o quarto álbum de estúdio em inglês de Céline Dion. “Falling Into You” consagrou (ainda mais) o estatuto da cantora canadiana e tornou-se no seu álbum mais vendido de sempre e um dos mais vendidos da história.

Lê Também:   Trailer de Joker: Folie à Deux está a chocar a internet e mostra um lado nunca visto de Joaquin Phoenix e Lady Gaga

O álbum inclui os êxitos  “Because You Loved Me” e “It’s All Coming Back to Me Now.” Estima-se que tenha vendido aproximadamente 42 milhões de cópias.




9. EAGLES – “HOTEL CALIFORNIA”

Formados por Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner em 1971, os Eagles são uma das bandas mais populares e rentáveis da história da música. Ainda no ativo mas com várias pausas pelo meio, os álbuns dos Eagles continuam a ser vendidos.

Lê Também:   Sequela de O Senhor dos Anéis tem data de estreia confirmada e está a chegar aos cinemas portugueses

O título do álbum dá nome à icónica canção com o famoso solo de guitarra e letra enigmática, marco importante do rock dos anos 70. Este álbum mostra a capacidade de composição musical dos Eagles. “Hotel California” encontra-se na mesma linha que o álbum anterior, por volta dos 42 milhões de cópias vendidas.




8. BEE GEES – “SATURDAY NIGHT FEVER”

Quando a febre do disco inundou os anos 70, os Bee Gees foram pioneiros graças à banda sonora de “Saturday Night Fever”.

Lê Também:   Christopher Nolan deve a decisão de realizar Batman ao seu estimado irmão

O filme de 1977 com John Travolta é bastante popular mas a banda sonora consegue ser ainda mais. Com a icónica música “Stayin’ Alive“, o álbum vendeu aproximadamente 45 milhões de cópias.




7. PINK FLOYD – “THE DARK SIDE OF THE MOON”

Os Pink Floyd dispensam introduções assim como o grande álbum “The Dark Side of The Moon”. Com (provavelmente) a capa mais reconhecida de sempre, o álbum explora temas como o tempo, a loucura e o consumismo com uma mistura de rock, sintetizadores e efeitos sonoros de outro mundo. Nesse ponto contém sons bastantes invulgares – o som de alguém a correr à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios a tocar ao mesmo tempo.

Lê Também:   O mais recente filme da Disney já está disponível também na Apple TV+.

Um dos talentos por de trás de “Dark Side of the Moon”foi Roger Waters, o verdadeiro “obreiro” do disco. Este lendário álbum também vendeu aproximadamente 45 milhões de cópias.




6. MICHAEL JACKSON – “BAD”

O maior artista solo da história da música continua a ser recordado por milhões e os seus álbuns continuam a ser vendidos em todos os locais habituais. O Rei do Pop como é habitualmente conhecido fortificou o seu estatuto com este álbum, que contém temas como “Man in the Mirror,” “The Way You Make Me Feel” e “Smooth Criminal.”

Lê Também:   Mad Max | O realizador George Miller pretende não se ficar por Furiosa

Lançado em 1987, o álbum é uma mistura potente de pop, rock e funk, e até hoje vendeu cerca de 45 milhões de cópias.




5. AC/DC – “BACK IN BLACK”

Um hino do rock e uma grande homenagem ao falecido vocalista Bon Scott. “Back in Black” foi criado a partir da tragédia após a morte do vocalista original Bon Scott. A banda esteve quase a separar-se mas a chegada de Brian Johnson para o lugar de vocalista mudou tudo.

Lê Também:   Esta série policial com Colin Farrell está a conquistar a Apple TV+

O álbum é um poderoso tributo e um testemunho da resiliência da banda. Assim sendo apresentou ao mundo Brian Johnson e os icónicos temas “You Shook Me All Night Long” e “Back in Black”. O álbum da banda australiana vendeu cerca de 50 milhões de cópias.




4. LED ZEPPELIN – LED ZEPPELIN IV

O Rock continua por esta lista e domina de forma clara. Fundados por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, a banda britânica é uma das bandas mais bem sucedidas de sempre, estima-se que tenham vendido perto de 200 milhões de cópias. No entanto há um álbum que contribuiu mais do que os outros para esse número.

Lê Também:   Tim Burton revela o filme favorito da sua filmografia

Lançado em 1971, o álbum contém uma mistura de hard rock e folk. Estão presentes no álbum um dos mais icónicas músicas de rock alguma vez escritas, “Stairway to Heaven”. Estima-se que tenha vendido cerca de 51 milhões de cópias.




3. THE BEATLES – “THE WHITE ALBUM”

Ainda nas terras da sua majestade encontramos outra icónica banda – os Beatles. Em terceiro lugar está o inesquecível “The White Album”, nome dado devido à capa branca. Lançado em 1968, mostra John Lennon, George Harrison, Ringo Starr e Paul MacCartney na forma mais diversificada, englobando rock, pop, folk e avant-garde.

Lê Também:   Esta foi a primeira banda sonora de um filme a chegar ao topo das tabelas musicais

Com os temas “While My Guitar Gently Weeps” e “Blackbird” é uma peça monumental da história da música e vendeu cerca de 60 milhões de cópias.




2. MICHAEL JACKSON – “THRILLER”

O Rei da Pop esteve até há pouco tempo no primeiro lugar. Mas em 2018 o álbum de maiores êxitos dos Eagles, lançado em 1976, ultrapassou o “Thriller”, de Michael Jackson, segundo a Record Industry Association of America (RIAA).

Lê Também:   Grandes Filmes na TV (Semana de 22 a 28 de Abril)

O álbum vendeu cerca de 66 milhões de cópias mas não são apenas os temas que marcaram a história da música. O icónico videoclipe da música “Thriller” abriu portas à vertente visual dentro da música.




1. EAGLES – “THEIR GREATEST HITS (1971-1975)”

E por último e não menos importante, o álbum mais vendido da história da música – “Their Greatest Hits (1971-1975)”, dos Eagles.

Lê Também:   O tão aguardado Argylle com Henry Cavill e Dua Lipa está a chegar ao Streaming

Uma compilação de músicas imperdível e que justificam as 72 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Tens alguns destes álbuns? Preferes o formato digital ou físico?

Sobre o Autor



Também do teu Interesse:



2 thoughts on “Estes são os 10 álbuns mais vendidos da história

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *