Os melhores 10 livros de Stephen King
Stephen King marcou um inteiro género literário com várias obras de destaque. Estes são os melhores livros do autor disponíveis em Portugal.
O terror é um género que provoca sentimentos contraditórios. Para muitos, é uma paixão; para outros, um verdadeiro pesadelo. Independentemente da opinião, é inegável que este tipo de narrativa nos faz confrontar os nossos medos mais profundos, explorando o subconsciente de forma intensa. O cinema tem sido um dos principais meios de propagação do terror, com filmes icônicos como “O Exorcista“, “The Conjuring” e “Midsommar“. No entanto, antes de chegarem às salas de cinema, muitas destas histórias nasceram nas páginas de livros, tornando-se ainda mais impactantes na sua forma original.
Um dos escritores que mais tem influenciado o terror tanto na literatura como no cinema é Stephen King. Considerado o “rei do terror”, o escritor construiu um legado incomparável, com obras que foram adaptadas para o grande ecrã e se tornaram verdadeiros clássicos.
Quem não se recorda do temível palhaço Pennywise em “It” ou das assustadoras gémeas nos corredores de “The Shining“. Estas e outras obras cimentaram a sua fama como um dos maiores escritores de terror de todos os tempos.
It (1986)
Nem todos os palhaços são amigáveis e com boas intenções, como podemos ver com o caso de John Wayne Gacy. Mas aqui, os protagonistas vão conseguir salvar o dia, um grupo de jovens vão ter de unir-se para derrotar Pennywise, uma criatura mítica que só aparece a quem sente medo.
À Espera de um Milagre (1996)
Um dos melhores filmes de Tom Hanks parte de uma história de Stephen King. Um homem negro é injustamente acusado do assassinato de duas raparigas, e posto no corredor da morte. Com poderes psíquicos, John Coffey (Michael Clarke Duncan) revela o que realmente aconteceu a Paul Edgecomb (Tom Hanks). Apesar de tudo, a tentativa é infrutífera, dado que John acaba por morrer. Não está dentro do género de horror, mas é das melhores histórias do escritor.
Estações Diferentes (1982)
Neste livro temos o melhor exemplo da genialidade do escritor. Reúne quatro pequenas histórias que tornaram-se em grandes êxitos do cinema, com as suas respetivas adaptações. Dos quatro contos, destaca-se “The Shawshank Redemption”, sobre a incrível fuga de Andy Dufresne, e como tornou-se uma peça importante na lavagem de dinheiro do diretor da prisão, e “O Corpo”, que originou o filme “Stand By Me” (1986), um relato do que pode ser o fim da inocência num grupo de jovens.
Meia-Noite e Dois (1990)
Mais um livro que traz dois contos distintos. No primeiro, os passageiros de um voo comercial acordam num mundo vazio, depois de passarem por uma fenda temporal. No segundo conto, uma personagem psicopata acusa o seu criador de plágio. Das obras menos conhecidas de Stephen King, mas igualmente cativante.
Meia-Noite e Quatro (1990)
Na mesma linha que o livro anterior, “Meia Noite e Quatro” tem mais dois contos. Um rapaz com uma câmera fotográfica tira fotos a um cão diabólico, sem este estar presente e sempre que tira uma, ele aproxima-se. Enquanto que no outro conto, um homem com um livro em atraso é perseguido por uma bibliotecária pouco amigável do passado.
Metade Sombria (1989)
E se a personagem que escreveste ganhasse vida? Com intuito de deixar um rasto de maldade por onde passasse, na tentativa de substituir-te? “Metade Sombria” é um romance que é impossível ler só um capítulo.
Carrie (1974)
Foi o primeiro livro de Stephen King publicado, em 1974. Quase 50 anos depois, é uma das suas melhores obras. Com a temática do bullying bem vincada, Carrie é uma jovem com poucos amigos, atormentada na escola e em casa pela sua mãe extremamente religiosa. No baile da escola, depois de chegar ao seu limite, Carrie descobre que tem poderes telecineticos, que vão a levar a uma onda de vingança.
Cell – Chamada para a Morte (2006)
Podia perfeitamente ser uma distopia sobre o mundo de hoje em dia. Nesta história de Stephen King, os telemóveis vão tirar as pessoas fora de si, tornando-as violentas e assassinas. Na última adaptação deste livro, John Cusack e Samuel Jackson juntam-se para sobreviver este mundo pós-apocalíptico moderno.
The Dead Zone (1979)
Um homem acorda do coma passado quase 5 anos, e devido aos problemas que teve no cérebro acaba por adquirir visões, desencadeadas pelo toque. Um romance sobrenatural cujo protagonista vai usar o seu novo poder para tentar encontrar um assassino em série.
The Shining (1977)
“The Shining” é um thriller psicológico que explora os efeitos do isolamento, da loucura e do sobrenatural. A história acompanha Jack Torrance, um escritor em dificuldades que aceita um emprego como funcionário de inverno no Hotel Overlook, um luxuoso resort nas montanhas do Colorado. Faz-se acompanhar da sua esposa Wendy e o filho Danny, que possui o “brilho” — uma habilidade psíquica que lhe permite perceber eventos sobrenaturais.
À medida que o inverno se intensifica, o hotel, que tem uma história de tragédias e mistérios sombrios, começa a influenciar negativamente Jack. Sob a pressão da solidão, começa a sucumbir à loucura e à violência, enquanto Danny tenta proteger a si mesmo e à sua mãe das forças malignas que habitam o lugar. O livro tornou-se um clássico do gênero e foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1980.
Qual é o teu livro favorito de Stephen King?
O meu livro favorito é Billie Summers