Top 10 cinema italiano | 7. Suspiria

Suspiria de Dario Argento é o pesadelo mais belo e sedutoramente extravagante na história do cinema, ocupando um óbvio lugar de primazia no cânone do cinema italiano.

 

<< 8. A Aventura | 6. Aconteceu no Oeste >>

 


Título Original: Suspiria
Realizador:  Dario Argento
Elenco:  Jessica Harper, Stefania Casini, Joan Bennett, Alida Valli, Udo Kier
1977 | 98 min


 

O cinema de terror italiano, particularmente o género giallo em que Dario Argento se tornou o absoluto e suprassumo mestre, é usualmente caracterizado por enredos e guiões inconsistentes, com grandes simplismos e enormes falhas de básica racionalidade, assim como por uma indiscritível bizarria narrativa e formal com imagens e sons de uma beleza tão hipnotizante como digna de estridentes gritos de horror. De todo o cânone do giallo, Suspiria é possivelmente a forma mais extravagante, opressiva e exagerada de todas estas idiossincráticas características, transcendendo as convenções desse género e convertendo-se num monstruoso híbrido cinematográfico.

Suspiria

Em termos narrativos, Suspiria é a estranha e melodramática história de uma estudante de ballet americana e sua entrada numa academia de dança alemã, em que as professoras e diretora são demoníacas bruxas com intenções nefastas sobre o corpo estudantil. Na sua orgia de estilo, a única razão para a mera existência de uma narrativa em Suspiria é a oferta de algum semblante de pretexto para as visões infernais que Argento vai conjurando neste espetáculo de cor, música e sangue. A fotografia e cenografia híper colorida são por si só dignas do panteão do terror cinematográfico, conferindo uma aparência doentiamente artificial a todo o filme, mas, em conjunto com a arrepiante música dos Goblin, o efeito geral é o de uma alucinação de duas horas pontuada por momentos de uma carnificina tão estilizada que quase se torna em algo surreal e abstrato.

Lê Também: 10 filmes de terror para ver neste Halloween

Se com o neorrealismo, o cinema italiano construiu uma nova maneira de capturar a realidade do quotidiano, com os filmes de Argento o oposto ocorreu. Cinema ao estilo de Suspiria conjura visões em que o realismo é completamente negado, senão violentamente assassinado em frente aos olhos do seu público em verdadeiras orgias de opulente estilo e enlouquecido formalismo. A própria audiência é atacada por esta obra, sendo que em certas cenas parece que Argento tomou como objetivo, cegar as pessoas que vêem o filme com as cores mais intensas e ácidas que conseguiu capturar, ensurdecê-las com a sua demoníaca música e enlouquecê-las com as suas assombrações de assustadora violência barroca.

Deste híbrido do giallo passamos ao mais épico exemplo do spaghetti western, outro importante género singularmente italiano, na próxima página.

 

Lê Também:   Estes são os 15 melhores filmes de terror da Netflix

<< 8. A Aventura | 6. Aconteceu no Oeste >>


 



Também do teu Interesse:


About The Author


0 thoughts on “Top 10 cinema italiano | 7. Suspiria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *