Crédito editorial: Tinseltown / Shutterstock.com (1406684717) / ©Warner Bros.

The Conjuring: Ordem cronológica da popular saga de terror

Com a chegada de “The Conjuring 4”, revelamos a ordem certa para assistires aos filmes de terror do universo sobre o casal Warren.

Ao longo do século XX, o casal Ed e Lorraine Warren tornaram-se os maiores investigadores paranormais a nível mundial. Na altura, os dois eram uma espécie de caça-fantasmas que, em conjunto, resolveram alguns fenómenos de possessão de destaque. Talvez o principal caso atribuído ao casal seja o da boneca Annabelle, considerado um dos objetos mais assombrados até aos dias de hoje. Posteriormente, o trabalho dos Warren deu origem aos filmes de terror “The Conjuring”, uma saga desenvolvida pela Warner Bros. que rapidamente se tornou um sucesso.

Além disso, outras longas-metragens foram desenvolvidas com base nos relatos dos Warren, fazendo de “The Conjuring” um verdadeiro universo de terror. Contudo, muitas pessoas não sabem que existe uma ordem cronológica correta para assistir a estes filmes. Assim, a Magazine.HD preparou uma lista com a sequência certa para assistires à evolução da história dos filmes do universo “The Conjuring”. Além disso, a Warner lançou recentemente o quarto e último capítulo da saga, que é mesmo imperdível!

Lê Também:
Para mim, estes são os 5 melhores filmes de terror da década

1. The Nun – A Freira Maldita (2018)

The Nun
The Nun – A Freira Maldita (2018) | © NOS Audiovisuais

Para compreender um dos principais espíritos que surge no universo de “The Conjuring” é necessário assistir à longa-metragem “The Nun – A Freira Maldita“. Apesar de o filme ter sido lançado em 2018, o drama decorre em 1952, na Roménia. Nessa época, um padre e uma noviça são enviados pelo Vaticano a um convento onde duas freiras se deparam com um ser maligno, resultando no suicídio de uma das irmãs para fugir ao cruel destino. Durante a estadia, os dois descobrem que o demónio assume a forma de freira, respondendo pelo nome de ‘Valak’. Ao assistirmos a “The Nun – A Freira Maldita” fica mais fácil compreender quem é Valak, o demónio que mais tarde surge também nos filmes “The Conjuring 2 – A Evocação” e “Annabelle 2: A Criação do Mal”.

Lê Também:
Estes são os 10 filmes de terror mais icónicos

2. Annabelle 2: A Criação do Mal (2017)

canais tvcine e séries
© 2017 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.

Um outro espírito maligno fulcral no universo “Conjuring” habita o corpo inanimado da boneca ‘Annabelle’. Mas, apesar de haver um filme inicial sobre este objeto, é apenas na sequela “Annabelle 2: A Criação do Mal” (2017) que nos é explicado como ocorreu a possessão inicial, em 1955. Assim, a longa-metragem acompanha o momento em que um casal de luto decide acolher em sua casa algumas crianças de um orfanato. No entanto, quando uma das jovens descobre a boneca de porcelana, acaba por libertar um demónio impossível de controlar. Ficamos assim a conhecer a história de um dos objetos mais assombrados que passaram pelas mãos do casal Warren.

Lê Também:
Os 10 melhores filmes de terror a estrear em 2025

3. The Nun – A Freira Maldita II (2023)

The Nun 2 Taissa
© 2023 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Quatro anos após os eventos na Roménia, em 1956, o demónio Valak volta a aterrorizar a igreja católica. Desta vez, o espírito em forma de freira surge na França, no filme “The Nun – A Freira Maldita II” (2023). Mas, o padre que ajudara a libertar a maldade do convento romeno está agora morto e apenas a sua ajudante Irene, que já não é mais uma noviça, pode combater Valak. É então neste reencontro com a força maligna que a irmã descobre que se trata de um anjo rejeitado por Deus que assumiu a forma de uma freira para exercer a sua vingança. Apesar de uma batalha feroz contra o mal, Irene acaba por dominar o espírito. No entanto, numa cena pós-créditos o casal Warren recebe uma chamada de um padre que os alerta para um possível confronto com Valak. Fica assim dado o mote para os restantes filmes da saga, nos quais Ed e Lorraine ficarão frente a frente com a ‘Freira Maldita’.

Lê Também:
Estes são os 7 melhores filmes de terror de Sydney Sweeney

4. Annabelle (2014)

Annabelle
© 2014 Warner Bros. Entertainment Inc

Ao assistirmos então ao primeiro capítulo de “Annabelle” percebemos que o demónio que assombrava a boneca não desapareceu. Em vez disso, possuiu uma das crianças do orfanato, levando-a a agora a matar os seus pais adotivos, em 1967. Depois disso, o espírito maligno volta a tomar conta do corpo inanimado da boneca, que está nas mãos de uma nova família. Começa assim uma nova saga de possessões que causa muita destruição e algumas mortes, marcando a saga de terror. Além disso, a longa-metragem serve também para explicar como o caso de Annabelle chegou ao casal Ed e Lorraine Warren.

Lê Também:
10 Filmes de Terror que acontecem de dia

5. The Conjuring – A Evocação (2013)

The Conjuring
The Conjuring – A Evocação, 2013

Chegamos finalmente ao primeiro filme da saga, “The Conjuring – A Evocação do Mal”, lançado em 2013. O drama passa-se em 1971, quando a família Perron se muda para uma nova casa e se depara com alguns eventos paranormais. Numa tentativa de se livrarem do demónio que assombra o lar, decidem recorrer à ajuda de Ed e Lorraine Warren. Em conjunto, o casal reúne provas da possessão e tenta pedir a colaboração do Vaticano, mas a falta de fé da família impede que a Igreja faça a sua intervenção. Assim, cabe a Ed Warren enfrentar o espírito maligno e pôr fim ao mal enfrentado pelos Perron.

Lê Também:
Terror | Os 50 Melhores Filmes Para Ver Entre Amigos

6. Annabelle 3 – O Regresso a Casa (2019)

Annabelle
© NOS Audiovisuais

Um ano depois de o casal Warren ajudar a família Perron, a boneca Annabelle chega às mãos de Ed e Lorraine. Os dois decidem encerrar o objeto na cave da sua casa, onde guardam outros itens anteriormente amaldiçoados. A partir desse instante, o filme “Annabelle 3 – O Regresso a Casa” cruza-se com a longa-metragem “The Conjuring – A Evocação”. No entanto, desta vez, a própria família Warren será assombrada por espíritos malignos. Tudo acontece quando a filha do casal, Judy, encontra a boneca Annabelle, desencadeando uma sucessão de desastres que assombrarão também a ama da jovem, durante o ano de 1972.

Lê Também:
Annabelle vs. Chucky | Qual é o boneco mais pavoroso?

7. A Maldição da Mulher Que Chora (2019)

Filmes na TV
© 2018 Warner Bros. Entertainment Inc.

Poucos sabem que “A Maldição da Mulher Que Chora” também é um filme relacionado com o universo “The Conjuring”. Neste filme, que tem por base uma lenda mexicana, uma mulher mata os filhos afogando-os num ato de ciúmes, suicidando-se de seguida. Consequentemente, o seu espírito procura vingança pelo sucedido, vagueando pela Terra enquanto captura outras crianças para matar. Contudo, quando os filhos de Anna começam a ser atormentados pelo ser maligno, em 1973, a mãe das crianças procura a ajuda da Igreja. Surge então o Padre Perez, o mesmo homem que ajudou a libertar o demónio de Annabelle, a boneca de porcelana.

Lê Também:
Conjuring | 15 factos sobre os filmes do universo

8. The Conjuring 2 – A Evocação (2016)

Conjuring 2
© NOS Audiovisuais

Cinco anos após os Warren terem lutado contra o espírito de Annabelle que assombrou a sua própria filha, já em 1977, o casal enfrenta agora um demónio bem conhecido por todos. Desta vez, Ed e Lorraine são obrigados a viajar até Inglaterra para ajudar uma família que despertou uma assombração na casa onde vive após brincar com um Tabuleiro Ouija. Assim, fazendo uma ligação com “The Nun – A Freira Maldita”, o filme “The Conjuring 2 – A Evocação” trás de volta o espírito Valak. No entanto, os Warren terão ainda de lidar com o facto de este demónio estar também ligado ao passado de Ed. Ainda assim, a longa-metragem evoca um outro caso resolvido pelo casal de investigadores de fenómenos paranormais, um evento que ocorreu na cidade de Amityville.

Lê Também:
Universo The Conjuring | Ranking oficial MHD

9. The Conjuring 3 – A Obra do Diabo (2021)

The Conjuring 3 - A Obra do Diabo
© Canal Hollywood

Em 1981, Arne Cheyenne Johnson é acusado de assassinar o seu senhorio. Mais tarde, já em tribunal, o homem alega ter cometido o crime devido a uma possessão demoníaca. Nascia assim o primeiro caso onde foi usada a assombração como defesa de homicídio. Como tal, cabe a Ed e Lorraine Warren envolverem-se na investigação para comprovar a ocupação por parte de um espírito maligno. É esta a premissa de “The Conjuring 3 – A Obra do Diabo“, que obriga o casal de investigadores de fenómenos paranormais a correr contra o tempo para evitar que o demónio possua Arne de forma permanente.

Lê Também:
Filmes de Terror inspirados em históricas verídicas

10. The Conjuring 4 – O Último Ritual (2025)

Conjuring 4
© Warner Bros.

Este não é apenas mais um filme do universo de filmes de terror lançado pela Warner Bros. Em teoria, “The Conjuring 4 – O Último Ritual” é o último capítulo da saga que acompanha os investigadores de fenómenos paranormais, Ed e Lorraine Warren. Mas, desta vez, o casal põe a sua própria vida em risco ao tentar salvar uma família atormentada por demónios. Como tal, o caso investigado pelos Warren nesta longa-metragem inspira-se em acontecimentos reais que se ligam à família Smurl. No entanto, o capítulo final pretende também homenagear o casal e foca-se muito na forma como os dois superaram os desafios impostos pela sua profissão.

Já assististe a todos os filmes do universo “The Conjuring”? Qual a tua longa-metragem preferida?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *