A arte de vestir The Knick

 

Na sua segunda temporada, The Knick continua a ter dos melhores guarda-roupas da atual televisão, encontrando modernidade no verismo histórico.

A primeira imagem a ser vista na série de época dirigida por Steven Soderbergh, The Knick, é a de um par de botas brancas. Elas pertencem ao protagonista da série, Dr. John W. Thackery (Clive Owen), cujo figurino é uma fusão de elegância histórica com uma atitude de estrela de rock dos teatros cirúrgicos. Ellen Mirojnick, a figurinista da série, e o ator chegaram a pensar em David Bowie na criação do visual da personagem com os seus fatos elegantes, casaco de veludo e calçado vistoso.

The Knick

Estas botas têm, no entanto, a sua origem em extensa pesquisa histórica. Eram uma parte comum da roupa de trabalho dos cirurgiões do início do século XX, sendo Thackery o único cirurgião a usar as suas botas fora do trabalho. Este tipo de cuidado histórico misturado com escolhas dramáticas marca todos os figurinos da série, cujo primeiro episódio da segunda temporada, teve recentemente a sua estreia mundial.

The Knick

The Knick

Os uniformes e sua função social e dramática estão no centro do guarda-roupa de The Knick. No teatro cirúrgico do hospital Knickerbocker temos as enfermeiras com as suas imaculadas roupas brancas e os cirurgiões com as suas batas e botas características. Antes de termos as personagens definidas como pessoas, o guarda-roupa define-as pela sua função. A Irmã Harriett (Cara Seymour), uma freira que clandestinamente ajuda mulheres a abortar, é automaticamente definida pelo seu hábito. No primeiro episódio desta temporada, é-lhe negado este uniforme. Sem a santidade da sua vestimenta religiosa, Harriett é apenas uma criminosa para a sociedade, quando, na temporada anterior, a imagem de freira foi a sua salvação ao passar pelas ruas de Nova Iorque durante um violento motim.

The Knick

The Knick

Parcialmente, o primeiro episódio da segunda temporada de The Knick é uma quebra de muitos dos códigos visuais estabelecidos na primeira.

The Knick

Cornelia (Juliet Rylance), a filha de um dos diretores do hospital, anteriormente estava sempre a usar roupas relativamente simples, levemente masculinizadas e em cores escuras. Ela aparece, neste primeiro episódio, em roupas imensamente diferentes: um fato de rua em cores pálidas e mangas tufadas, um figurino escuro que parece explodir em folhos e um excessivo conjunto pontuado por uma volumosa capa de pelo. Antes, tais exuberâncias eram reservadas às cenas em que a víamos em casa, agora, quando a sociedade a força a apenas se definir como esposa e futura mãe, ela veste-se assim durante todo o episódio.

Lê Também: The Knick | Primeira temporada estreia no TVSéries HD

Até o rebelde Thackery parece ter perdido a elegância rebelde da primeira temporada.

The Knick

As diferentes secções da sociedade de The Knick são cuidadosamente diferenciadas por Mirojnick que usa paletas cromáticas distintas para cada parte da estratificação social na Nova Iorque da época. As classes mais abastadas do Upper East Side têm cores mais pálidas e frias; no Lower East Side as cores são mais escuras, sendo que no hospital quase todos se vestem em preto e branco; e em Thenderloin, onde habita o Dr. Algernon Edwards (André Holland), as cores são quentes e terrenas. Homem, mulher, branco, preto, cirurgião e enfermeira, cada pessoa tem o seu uniforme, a sua cor e a sua posição na estrutura social, por muito injusta e rígida que esta seja.

The Knick

The Knick

Vestir toda esta sociedade não é tarefa fácil, especialmente quando 75 por cento dos figurinos têm de ser construídos de raiz. A ajudar Mirojnick nesta tarefa está Martin Greenfield, que foi responsável pela execução dos fatos do elenco masculino. A exatidão e detalhe histórico deste trabalho é tão crucial, para o ambiente moderno e anti romântico da série, como a banda-sonora eletrónica de Cliff Martinez. Os figurinos de The Knick podem não ser tão belos e vistosos como os de outras séries de época, mas não é por isso que são menos cruciais para o sucesso da obra, ou menos impressionantes na sua expressividade.

Podem ver a segunda temporada de The Knick no TVSéries, com novos episódios todos os sábados às 22:00. Para informações sobre outras estreias televisivas consultem O Mapa das Séries.

 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *