"Clube dos Poetas Mortos" (1989)|©Touchstone Pictures

Os 20 Professores mais inspiradores do Cinema

O cinema é projectado numa tela encantada, com valores múltiplos. Artístico, de entretenimento, e, muitas vezes, pedagógico. Hoje, trazemo-vos uma lista que recupera alguns dos Professores mais marcantes da história do cinema. 

Nesta lista, sem ordem particular, relembramos professores que nos inspiraram a fazer melhor, que serviram de modelos a outros ao longo da história do cinema, ou até aqueles que pouco mudaram mas que nos permitiram soltar algumas valentes gargalhadas, e, por isso, já merecem a menção. A maioria dos filmes e professores presentes nesta lista remetem-nos para um registo mais ligado ao infanto-juvenil, e especialmente para o filme adolescente. O que não é difícil de adivinhar ou esperar, tendo em conta o papel formativo dos professores junto dos mais jovens.

Vamos então descobrir quais são os 20 professores mais inspiradores da História do Cinema!

1 de 20

1 – ALAN RICKMAN COMO PROFESSOR SNAPE – SAGA “HARRY POTTER” (2001 – 2011) 

alan rickman severus snape
Alan Rickman foi Severus Snape | ©Warner Bros.

E porque não começar esta lista em grande com um dos professores mais queridos da História do Cinema? Alan Rickman, o apreciado ator britânico, que nos abandonou cedo demais, em 2016, aos 69 anos,  representou Severus Snape durante todos os filmes da saga Harry Potter. Sempre dúbio e enigmático, na corda bamba entre o bem e o mal, o engano e a protecção, Snape zelou pelo nosso herói em segredo no decurso de toda a sua educação em Hogwarts. Uma figura louvável, sempre nas trevas mas sempre presente. Sempre a jogar um perigoso jogo duplo, que em tudo parecia duvidoso mas afinal, não era senão conduzido em nome do amor.

1 de 20

Maggie Silva

Licenciatura e Mestrado em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL, porque à segunda é de vez. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *