TOP 2018 | 15 grandes bandas-sonoras de cinema

De “Suspiria” a “Bohemian Rhapsody”, 2018 foi um ano de grande cinema e com grande cinema também vieram grandes bandas-sonoras.

1 de 16

Quer sejam composições instrumentais nomeadas para Óscares ou coleções de canções cuidadosamente escolhidas para um filme em particular, 2018 foi um ano cheio de estupendas bandas-sonoras. De modo geral, foi um ano de grande cinema também, mesmo que os prémios da indústria e críticos tendam a refletir um ecossistema artístico bem mais medíocre. Por isso mesmo, aqui pela Magazine HD propomo-nos a criar listas, estes tops, que relembram o tipo de excelência que se registou nos grandes ecrãs do ano passado.

Agora, como já deu para perceber, chegou a vez de se listarem as grandes bandas-sonoras do ano. Como critério de escolha existe somente a necessidade de os filmes terem estreado entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018 em cinemas portugueses. Assim sendo, excelentes bandas-sonoras como a que Carter Burwell compôs para “A Balada de Buster Scruggs” ficam de fora, mas é necessário impor algum limite. De facto, tão extraordinário foi o cinema do ano passado, que esta lista podia ter muitas mais páginas do que as quinze que já tem.

As composições de Carter Burwell para o novo western dos irmãos Coen ficou fora da lista.

Em termos mais subjetivos, houve uma tentativa de considerar tanto o valor das bandas-sonoras enquanto álbuns musicais em mérito próprio assim como parte integra de um objeto artístico cinematográfico. Ou seja, existem aqui algumas escolhas que podem não ser tão extraordinárias assim ouvidas fora de contexto, mas ganham valor dentro dos filmes para os quais foram criadas.

Antes de efetivamente se nomearem as 15 bandas-sonoras que dão título a este artigo, resta fazer-se uma necessária menção honrosa. Afinal, quando uma banda-sonora é tão popular que despoleta a criação de novos projetos musicais por si só, há que se aplaudir. Tal foi o caso da banda-sonora de “Mamma Mia! Here We Go Aggain”.

A sequela ao musical de 2008 foi um delicioso sucesso este verão, assim como suas músicas. A versão cantada por Cher de “Fernando” dos ABBA, foi tão aclamada, de facto, que a cantora decidiu fazer todo um álbum de covers dos ABBA. Face ao apelo risonho do filme em questão, não podemos achar tal fenómeno estranho.

Lê Também:
TOP MHD | Os 10 Melhores Filmes de 2018

Sem mais demoras, segue as setas para descobrires 15 das melhores bandas-sonoras do ano. Os filmes, ao invés de estarem ordenados por ordem de preferência, encontram-se pela ordem da sua estreia em Portugal.

1 de 16

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *