Top guarda-roupas de TV | 10. Agent Carter

Em Agent Carter, um guarda-roupa construído com base nas modas do pós-guerra americano é uma das partes essenciais na criação da sua peculiar e característica atmosfera.

 

<<  Introdução  |  09. Wolf Hall  >>

 

A primeira temporada de Agent Carter tem o seu início em 1946, situando-se precisamente no primeiro ano que se seguiu ao final da 2ª Guerra Mundial. Como consequência de tal, os figurinos, da autoria de Giovanna Ottobre-Melton, seguem as modas que foram caracterizadas pelos racionamentos e restrições do período de conflito que resultou numa estética bastante simples, elegante e sem grandes adornos ou elementos como pregas que gastassem demasiado tecido.

Agent-Carter-Hayley-Atwell

Agent-Carter-Howard-Stark

Agent-Carter-Howling-Comandos

Agent-Carter-Jarvis

Os figurinos masculinos, especialmente aqueles envergados pelos colegas de Peggy Carter (Hayley Atwell), são de particular destaque. No mundo de Agent Carter, a protagonista é constantemente colocada em confronto com a patriarquia regente na sociedade da época, sendo que a definição visual desse poder masculino é essencial. Seguindo as modas históricas, os atores apresentam-se em fortes silhuetas de ombros largos, em cores sóbrias e pontuados por gravatas coloridas e muitas vezes em padrões.

Igualmente exímia é a criação dos figurinos femininos e mesmo os figurinos de todos os figurantes que enchem as cenas mais populosas desta narrativa. As mulheres com quem a protagonista vive numa residência em que a entrada de homens é completamente proibida, são um perfeito exemplo das mais características modas femininas da década de 40.

Mas, mais impressionante que qualquer detalhada recriação do ambiente da América do pós-guerra é o guarda-roupa individual da super-heroína que protagoniza a narrativa desta série. Sim, é verdade que Peggy Carter não tem superpoderes, mas dentro da estrutura da série e a um nível visual há pouco a separar esta destemida agente secreta dos mais vistosos e celebrados heróis da Marvel.

Agent-Carter-Marvel-Universe

Agent-Carter-MCU

Agent-Carter-Peggy-Jarvis

Agent-Carter-Temporada-1

Lê mais: Agent Carter | Primeira temporada em análise

Basta olhar os seus figurinos, especialmente nos primeiros episódios, para um tema começar a aparecer, ou melhor, uma paleta cromática, azul, branco e vermelho. Mais do que indicar qualquer tipo de sentimento ultra patriótico, as roupas de Peggy Carter conferem-lhe uma aparência colorida e forte, que lembra os visuais icónicos dos heróis desenhados e edificados durante os anos em que esta série toma lugar. Mais do que tudo, este esquema cromático liga Carter ao Capitão América, não a tornando num simples interesse romântico do herói caído, mas sim numa heroína que herdou o seu heroico legado. Ela pode não ter um uniforme de spandex, mas, envergando fatos à medida, modestos vestidos de cocktail e deslumbrantes disfarces para certas missões, Peggy Carter é uma super-heroína da Marvel no seu próprio mérito.

Em Agent Carter, os figurinos são algo essencial para a construção de uma iconografia narrativa que segue a lógica visual de todo o Universo da Marvel, ao mesmo tempo que garante a precisa reconstrução de uma época passada, cujas normas sociais são uma parte essencial de toda a dramaturgia da série.

Agent-Carter

Agent-Carter.Marvel

Hayley-Atwell-Agent-Carter

Marvel-Agent-Carter


Igualmente impressionante, é a definição de uma sociedade do passado, alcançada na mini-série que ocupa o nosso 9º lugar na lista dos melhores figurinos da televisão de 2015, mas para saberes mais tens de prosseguir para a página seguinte.


<<  Introdução  |  09. Wolf Hall  >>


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *