Renée Zellweger como “Judy” © BBC Films

Vencedores dos BIFA 2019 | Renée Zellweger triunfa com “Judy”

Renée Zellweger venceu o prémio de Melhor Atriz nos BIFA British Independent Film Awards 2019, pelo seu desempenho como Judy Garland no aclamado “Judy”.

Renée Zellweger foi um dos grandes nomes vencedores dos British Independent Film Awards (BIFA), os prémios dedicados àquilo que de melhor se fez no cinema independente britânico no último ano. A cerimónia aconteceu no passado domingo 1 de dezembro.

A atriz conhecida do grande público por filmes como “O Diário de Bridget Jones” (2001) e “Chicago” (2002) confirmou o seu favoritismo na categoria de Melhor Atriz ao levar o galardão para casa. Este é já o segundo prémio conquistado pela atriz pela sua interpretação de Judy Garland no drama “Judy”, depois da vitória dos Hollywood Film Awards.

Lê Também:
Dia Mundial do Cinema | Grandes Filmes Sobre a 7ª Arte

For Sama foi o grande vencedor dos BIFA 2019

BIFA
For Sama (2019) © Channel 4 News

Mas a cerimónia dos BIFA não se fez apenas de Renée Zellweger. O prémio de Melhor Ator foi entregue a Josh O’Connor pelo desempenho no drama romântico “Only You”. O ator de 29 anos pode ser atualmente visto na série da Netflix “The Crown”, onde interpreta um jovem Príncipe Carlos, papel que também lhe tem valido reações positivas da crítica.

Os British Independent Film Awards 2019 ficarão ainda marcados por um marco histórico: “For Sama”, tornou-se o primeiro documentário a ganhar Melhor Filme nos BIFA. O documentário de Waad-Al-Khateab e Edward Watts mostra a vida da cineasta durante os cinco anos que viveu em Alepp na Síria, onde se apaixonou e deu à luz Sama. O filme venceu ainda de Melhor Realizador, Melhor Documentário e Melhor Edição. “The Personal History Of David Copperfield” era o favorito nas nomeações mas venceu apenas Melhor Ator Secundário para Hugh Laurie e Melhor Argumento escrito por Armando Iannucci e Simon Blackwell.

Os BIFA tiveram ainda tempo de homenagear o cinema estrangeiro com “Parasitas” a arrecadar o troféu para Melhor Filme Independente Estrangeiro. O filme de Bong Joon Ho que mistura comédia, drama e suspense para falar da diferença de classes sociais na Coreia do Sul é mesmo o favorito a Melhor Filme Internacional nos Óscares 2020.

Mas que impacto têm os BIFA nas restantes cerimónias da temporada de prémios 2019/2020? No ano passado, curiosamente na categoria de Melhor Atriz, Olivia Colman levou para casa o galardão que já tinha vencido no Festival de Cinema de Veneza e que voltaria a vencer noutras cerimónias, como os Golden Globes, os BAFTA e, surpreendentemente, os Óscares. Será que Renée Zellweger terá o mesmo sucesso?

oscares mhd
Olivia Colman em “A Favorita” (2018) © Big Picture Films

Na verdade, apesar desta situação, os BIFA pouco refletem aquilo que sucede nos restantes prémios. Criados em 1998 por Elliot Grove e Suzanne Ballantyne no Raindance Film Festival, os BIFA incluem sobretudo filmes lançados no Reino Unido que só chegarão aos EUA no início do ano seguinte, como o caso de “The Personal History Of David Copperfield”. Além disso, nos BAFTA, galardões mais conhecidos do cinema britânico, além de “A Favorita”, houve poucas evidências de que os BIFA tenham tido impacto sobre os seus eleitores. Se recuarmos a 2017, nenhum dos vencedores dos BIFA em categorias de interpretação – Josh O’Connor por “God’s Own Country”, Florence Pugh por “Lady Macbeth”, Simon Russell Beale por “A Morte de Estaline” e Patricia Clarkson por “A Festa” — recebeu uma nomeação aos BAFTA.

British Independent Film Awards 2019 | Lista Completa de Vencedores

Melhor Filme

“For Sama”

Melhor Realizador

Waad Al-Kateab e Edward Watts, “For Sama”

Melhor Atriz

Renee Zellweger, “Judy”

Melhor Ator

Josh O’Connor, “Only You”

Melhor Atriz Secundária

Ruthxjiah Bellenea, “The Last Tree”

Melhor Ator Secundário

Hugh Laurie, “The Personal History of David Copperfield”

Melhor Argumento

Armando Iannucci e Simon Blackwell, “The Personal History of David Copperfield”

Douglas Hickox Award (Melhor Realizador Estreante)

Harry Wootliff, “Only You”

Melhor Produtor Estreante

Kate Byers, Linn Waite, “Bait”

Melhor Argumentista Estreante

Emma Jane, “Unsworth Animals”

Melhor Atriz Estreante 

Sam Adewumni, “The Last Tree”

Melhor Documentário

“For Sama”

Raindance Discovery Award

“Children of the Snow Land,” Zara Balfour, Marcus Stephenson, Mark Hakansson

Melhor Filme Internacional Independente

“Parasitas”

Melhor Direcção de Elenco

Sarah Crowe, “The Personal History of David Copperfield”

Melhor Direcção de Fotografia

Benjamin Kracun, “Beats”

Melhor Guarda-Roupa

Suzie Harman, Robert Worley, “The Personal History of David Copperfield”

Melhor Montagem

Chloe Lambourne, Simon Mcmahon, “For Sama”

Melhores Efeitos Visuais

Howard Jones, “A Shaun The Sheep Movie: Farmageddon”

Melhor Maquilhagem e Cabelos

Jeremy Woodhead, “Judy”

Melhor Música

Jack Arnold, “Wild Rose”

Acompanha a Awards Season 2019/2020 nas redes sociais da Magazine.HD e fica atento aos nossos novos artigos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *