"Luzes sem Ribalta (1957)" |©British Lion Films

Dia Mundial do Cinema | Grandes Filmes Sobre a 7ª Arte

Novembro é o mês em que se celebra, simbolicamente, a 7ª arte, aquela que é a suma de todas as outras. O Dia Mundial do Cinema foi assinalado a 5 de novembro, e a fechar o mês continuamos a festejar a arte que mais define a idade contemporânea.

Esta lista segue uma ordem cronológica, o que se estabelece também como um exercício curioso. Quando é que o cinema, uma arte que teve dificuldade em se afirmar como tal, começou a pensar sobre si mesmo?

Aqui se exploram maioritariamente títulos ligados à ficção, pois o género documental torna-se auto referencial  de forma recorrente. Muitos destes filmes serão oriundos da época de ouro do cinema norte-americano, uma altura na qual o sistema de estúdios muito criou em torno da sua própria atividade.

1 de 39

THE CAMERAMAN’S REVENGE (1912)

The Cameraman's Revenge - filmes sobre cinema
“The Cameraman’s Revenge” (1912) |©Film Preservation Associates

Começamos a nossa lista apenas 17 anos após o surgimento oficial do cinema, marcado pela sessão inaugural dos irmãos Lumière em 1895. Iniciamo-la com um filme impressionante que mostra que a capacidade auto reflexiva do cinema sempre lá esteve, e também que a sua definição como arte não deveria nunca ter sido contestada. Este é um filme curto, com apenas 12 minutos surrealistas de duração.

“The Cameraman’s Revenge” chega até nós pela mão de um dos pólos pioneiros da 7ª arte, a antiga União Soviética. Neste caso, pela mão de Wladyslaw Starewicz. Starewicz foi não só um dos pioneiros do cinema, como um dos verdadeiros pioneiros da animação, começando a trabalhar até antes de Walt Disney, e a sua obra merece ser recordada.

A sua carreira marca-se pelo fascínio por insectos. Tornou-se animador por acidente, devido a esta paixão. Realizou dezenas de curtas filmando insectos, e muitas das suas criações passaram pelo mundo do stop-motion. Realizou ainda alguns filmes de imagem real, bem como uma longa-metragem mais ambiciosa, “Tale of the Fox”.

Esta curta comédia animada narra a história do Senhor Besouro, que procura a companhia de uma bela libelinha. Isto sem saber que o seu ex-namorado, um belo gafanhoto operador de câmara está presente a documentar todos os seus movimentos….

1 de 39

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *