Jason Momoa, "Dune" | © Warner Bros.

Warner Bros volta à estratégia tradicional em 2022

Depois de um 2020 atribulado, e um 2021 incerto, a Warner Bros. já definiu que em 2022 irá voltar ao “antigamente”. Mas a HBO Max ainda entra no plano.

Foram dos primeiros estúdios a tomar uma posição face aos seus lançamentos durante o combate à Covid-19 mas parece que não será por muito tempo. A Warner Bros. já anunciou que a sua estratégia dupla de lançamento – cinemas e streaming via HBO Max – tem os dias contados no molde actual, já que o novo plano passa por voltar aos lançamentos “normais” já em 2022.

Apesar do modelo híbrido estar a ter algum sucesso (“Godzilla vs Kong” é apontado como um dos melhores lançamentos, se não o melhor, em tempos de Covid), o CEO Jason Kilar já esclareceu os futuros dos projectos numa entrevista à Recode, reforçando que por exemplo um grande filme, como um do plano DC Comics, irá estrear exclusivamente nos cinemas e só depois é que irá fazer o seu caminho até à HBO Max.

Lê Também:
Warner Bros | Os filmes de 2021 que vão para a HBO Max

Recorde-se que os estúdios foram forçados a adiar muitas das estreias de 2020, com a maioria dos cinemas mundiais fechados e por isso sem viabilidade para qualquer tipo de receita de bilheteira. No entanto, a estratégia da HBO Max é de curta duração uma vez que apenas alguns títulos foram incluídos neste plano, e os grandes títulos foram adiados para os próximos anos, talvez por esperança em mais cinemas abertos.

Apesar do “regresso ao normal”, não é ainda assegurado que os moldes de distribuição da Warner Bros. voltem exactamente aos mesmos antes de 2020. Se anteriormente existia uma janela de 90 dias entre lançamento de filmes no cinema e a distribuição do filme numa plataforma de streaming por exemplo, é altamente provável que seja um assunto de diferendo nos próximos tempos. A Universal e a Cinemark já fizeram alterações nesse âmbito, assim como a Paramount, sendo expectável que por exemplo os filmes da Warner Bros. passem a ficar disponíveis na HBO Max logo após um período de apenas 45 dias da estreia nos grandes ecrãs.

Para já no entanto é possível saber que os filmes previstos para 2021 no último comunicado da Warner Bros. ainda não sofreram alterações em termos de ano de lançamento.

TEASER | BATMAN, UM DOS FILMES MAIS ANTECIPADOS DA WARNER BROS.

O que pensas destes constantes ajustes de estratégias de lançamentos dos grandes estúdios?]

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Marta Kong Nunes has 1788 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *