Yann Tiersen lança “Koad”, segundo single de ALL

Yann Tiersen apresenta “Koad”, que aparecerá no seu próximo álbum ALL.  Este estará disponível a 15 de fevereiro, já em 2019.

O artista francês de post-rock Yann Tiersen lança hoje “Koad”, com a participação da cantora sueca Anna von Hausswolff. Este single segue-se a “Templehof”, divulgado aquando o anúncio do novo álbum, em outubro. ALL sucederá a EUSA, de 2016, continuando a abordagem de temas relacionados com a natureza. O disco será distribuído via Mute.

ALL é o primeiro álbum a ser gravado no novo estúdio de Yann Tiersen. Aproveitando uma discoteca abandonada em Ushant, uma pequena ilha no Mar Celta entre a Cornualha e  Bretanha, Tiersen montou The Eskal. Era já nesta ilha que Tiersen vivia há pelo menos uma década.

Yann Tiersen - "Koad" - ALL
Capa de ALL

Em “Koad”, Yann Tiersen utiliza field recordings de uma floresta de sequóias em Devon, Inglaterra. Longe de se tratar de uma floresta qualquer, esta tem a particularidade de se situar por detrás do Schumacher College, actualmente um dos centros de investigação mais importantes na área da ecologia. O próprio Tiersen o descreveu como “uma concentração de esperança num pequeno espaço”. A escolha deste local faz sentido, visto que grande parte das temáticas do álbum que está para sair andarão à volta da ecologia, o ambiente e a ligação que temos com a natureza à nossa volta.

Estes sons da floresta juntamente com a voz suave de Anna e a simplicidade minimalista típica de Tiersen resultam numa sensação de acalmia e serenidade nesta faixa, que o vídeo intensifica. Com as variadas paisagens naturais nele retratadas, o vídeo é, de facto, a cereja no topo do bolo, aludindo efectivamente a uma atmosfera pacífica, tranquila e de equilíbrio.

Lê Também:
Mitski estreia-se no Paredes de Coura

“Koad” é toda ela um contínuo crescendo. Logo no início, ouvimos pássaros acompanhando o som metálico de um sino introduzindo o piano, que se segue em motivos simples, construídos à base das notas do acorde de sol. Estes desenhos, por sua vez, apresentam as várias vozes, que, na sua calma, vão avançando em graus conjuntos de forma descomplicada. A força vai aumentando, sem que “Koad” se torne um hino, para no final cair tudo rapidamente no (quase) silêncio, não restando mais do que o chilrear de pássaros.

YANN TIERSEN, ALL | “KOAD”

A propósito deste álbum, Yann Tiersen fará uma digressão que se iniciara a 16 de fevereiro, Luxemburgo, um dia depois do lançamento do álbum a promover. Passando pela Europa, Estados Unidos e Canadá, a digressão terminará dia 2 de junho, em Miami, e conta já com várias datas já esgotadas. No entanto, desta vez já não passa por Portugal.

YANN TIERSEN, ALL | Alinhamento

  1. “Tempelhof”
  2. “Koad (Wood)”
  3. “Erc’h (Anow)”
  4. “Usal Road”
  5. “Pell (Far)”
  6. “Bloavezhioù (Years)”
  7. “Heol (Sun)”
  8. “Gwennilied (Swallows)”
  9. “Aon (Fear)”
  10. “Prad (Meadow)”
  11. “Beure Kentañ (First Morning)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *