Os 5 filmes mais assustadores que Guillermo Del Toro recomenda para este Halloween
Se há alguém que é uma autoridade no terror é Guillermo Del Toro e estes são os cinco filmes que ele recomenda para este Halloween.
Guillermo Del Toro é um dos cineastas contemporâneos mais respeitado e é uma voz muito presente no que diz respeito a recomendações e a expressar opiniões sobre filmes, algo que faz constantemente no seu Twitter.
Para este outubro, o conceituado realizador sentou-se com o IndieWire para escolher os cinco filmes mais adequados para a época, tendo em conta a programação do canal Turner Classic Movies. Estes são os cinco filmes mais assustadores que Guillermo Del Toro recomenda para este Halloween:
Freaks (1932)
Uma trapezista viola o código de um circo quando planeia assassinar o seu marido anão.
Para Guillermo Del Toro, “Freaks” é uma “singularidade” na história do cinema e nunca houve nem nunca haverá outro filme igual a ele.
Suspeita (1941)
Lina (Joan Fontaine), uma jovem herdeira, casa-se com Johnnie (Cary Grant), um apostador charmoso, e logo começa a suspeitar que ele planeia assassiná-la.
“Suspicion” é um dos filmes de Hitchcock que Del Toro mais gosta e a par de “O Desconhecido do Norte-Expresso” (“Strangers on a train”) e “Mentira!” (“Shadow of a Doubt”) “forma uma trilogia das sombras”, que segundo o cineasta mostra os “aspetos mais sombrios da mente humana”.
Jane Eyre (1943)
Jane Eyre (Joan Fontaine), uma jovem órfã, torna-se governanta de uma mansão onde se apaixona por Edward (Orson Welles), o seu patrão. Os dois planeiam casar-se mas a cerimónia é interrompida quando um segredo guardado a sete chaves vem ao de cima.
Apesar de não ser totalmente terror, Del Toro considera este filme gótico, “a adaptação perfeita de um clássico”.
I Waled With Zombie (1943)
Uma enfermeira nas Caraíbas recorre ao vodu para curar a sua paciente, mesmo estando apaixonada pelo marido dela.
Para Del Toro, esta é prova de que ““um filme bonito, elegante, profundo, poético e poderoso pode ser feito mesmo sob as restrições de um orçamento apertado.”
Black Sabbath (1963)
Três contos de terror. Uma mulher é aterrorizada no seu apartamento por telefonemas de alguém do passado; um conde russo esbarra numa família no campo ao tentar destruir vampiros; e uma enfermeira toma uma decisão fatídica enquanto prepara o cadáver de um dos seus pacientes.
Quando fala de Mario Bava, Del Toro destaca não só o seu domínio técnico de primeira ordem, mas também o seu elevado sentido estético.
E tu, já sabes qual é o filme que vais ver primeiro desta lista?