Será o autor da banda sonora de Oppenheimer e já vencedor de 2 Óscares o novo melhor compositor da atualidade?
Ludwig Göransson ganhou o seu segundo Óscar com “Oppenheimer”. Será este o novo grande compositor dos tempos modernos?
O grande vencedor dos Óscares foi “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com 7 estatuetas douradas – Melhor Fotografia, Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Banda Sonora, Melhor Realizador (Christopher Nolan), Melhor Montagem, Melhor Filme e Melhor Ator Principal (Cillian Murphy).
Além do emotivo discurso de Cillian Murphy e da mostra de resiliência de Robert Downey Jr. com a sua vitória na categoria de Melhor Ator Secundário, há outro interveniente do filme que está a dar que falar. O sueco Ludwig Göransson começou a destacar-se em “Community“, onde conheceu Donald Glover, que se iria tornar Childish Gambino, um dos melhores músicos dos últimos anos.
Ao lado de Childish Gambino produziu os álbuns “Because the Internet” e “Awaken My Love!” e foi fundamental na criação de “Feels Like Summer“, “Redbone” e “This is America“. O compositor sueco começou também a compor bandas sonoras no cinema, com “Fruitvale Station” e “Creed” a tornarem-se nas suas primeiras experiências na sétima arte. A partir daí só viu sucesso.
O NOVO GRANDE COMPOSITOR?
Em 2019 vence o seu primeiro Óscar, com “Black Panther“, na categoria de Melhor Banda Sonora. Cinco anos depois voltou a ganhar, agora com “Oppenheimer”. Com 2 Óscares numa ainda curta carreira, será que Ludwig Göransson é o melhor compositor da atualidade?
Filho de um professor de guitarra, o compositor teve em contacto com a música desde tenra idade. O seu gosto pela música divide-se pelas bandas sonoras e vê em John Williams um exemplo. As composições feitas para os filmes de Ryan Coolger (“Black Panther”, “Creed” e “Black Panther: Wakanda Forever“) estabeleceram a reputação do compositor sueco em Hollywood. Ludwig Göransson junta a base da música clássica com as ideias da eletrónica atual.
Pub
HANS ZIMMER RECUSOU CHRISTOPHER NOLAN
Depois da recusa de Hans Zimmer em compor “Tenet“, Christopher Nolan recorreu ao compositor sueco e voltou a chama-lo em “Oppenheimer”. Com ritmos pouco comuns e melodias de cortar a respiração, Ludwig Göransson conseguiu transmitir a magnitude da pessoa representada no filme, assim como a sua criação, a bomba atómica.
Ludwig Göransson já ganhou dois Óscares e promete ser o maior compositor da atualidade. De momento ainda não há informações de qual será o seu próximo trabalho, mas seguramente vai ser bastante requisitado.
Pub
TRAILER | LUDWIG GORANSSON GANHOU O SEGUNDO
Qual é para ti o melhor compositor de sempre?