©2015 MHD

Comic Con Portugal de regresso ao Porto e o CEO Paulo Rocha Cardoso conta-nos tudo: “Queremos levar a Cultura Pop pelo país”

A Comic Con Portugal 2024 celebra 10 anos e está de regresso à cidade que o viu nascer o evento. Aproveitámos para falar com o CEO sobre todas as novidades.

O maior evento de cultura pop do país, a Comic Con Portugal, faz 10 anos e para celebrar da melhor maneira regressa à cidade que o viu nascer. Assim sendo, a Exponor vai acolher o evento entre os dias 21 e 24 de Março.

Lê Também:   Quentin Tarantino revela o seu guião favorito de sempre (não é Citizen Kane)

A Comic Con Portugal também se destaca a nível ibérico, visto que é o maior evento deste tipo de toda a Península Ibérica. Este ano promete e uma das bancas mais esperadas vem da Dinamarca. O Grupo LEGO vai ter um espaço próprio e tem várias atividades para toda a família. Os visitantes vão encontrar uma réplica em tamanho real do famoso Ford Anglia de Harry Potter e uma exposição de sets, dentro do imaginário da Comic Con Portugal, com gamas como LEGO Star Wars, LEGO Icons, LEGO DREAMZzz e LEGO Animal Crossing.

E claro, vai haver brindes também! Quando falta menos de uma semana para o início, falámos com o CEO Paulo Rocha Cardoso sobre as novidades deste ano e os 10 anos da CCPT.

Lê Também:   Diretora da Warner Bros quer fazer Barbie 2 e já falou com Greta Gerwig

MHD: De volta ao Porto, o que é que o público pode esperar da próxima edição?

PRC: É importante salientar que este regresso não começa nem acaba em março de 2024, começou já em 2023 e prolonga-se após o evento. Com apoio institucional dos Municípios do Porto, Gaia e Matosinhos, o ambiente da Comic Con Portugal tem-se alongado por ativações e experiências ao longo dos meses. Uma parte do nosso público já conhece a Exponor e as áreas da cultura pop que podem encontrar pelo recinto, mas as diferenças para o evento de 2017 são significativas.

Para além de ocuparmos a Exponor na totalidade – incluindo parques de estacionamento e zona exterior ao lado do Pavilhão 6, com uma área que mistura lounge e música – o espaço indoor está cheio de marcas e, principalmente, conteúdo. Durante os quatro dias, o visitante será forçado a escolher o que deseja ver em paineis, workshops e atividades. Temos incríveis nomes de BD, Literatura, Cinema e Gaming simultaneamente nos auditórios e por todo o recinto.




TODAS AS NOVIDADES DA CCPT24

Comic Con Portugal
© Comic Con Portugal

MHD: É cada vez mais notória a aderência de famílias, que visitam o espaço e vão vestidas a rigor. Há alguma proposta para atrair ainda mais famílias ao evento?

PRC: É definitivamente algo que nos orgulha, observar como o nosso evento é hoje em dia tão familiar. Seria óbvio pensar que uma Comic Con é apenas para os maiores fãs, ou apenas para os fãs de cinema e banda desenhada. Uma das maiores lições que tiramos destes dez anos é que a Cultura Pop é de toda a gente. Todos nós já jogámos um jogo no telemóvel, já vimos uma série, temos um filme favorito, adoramos um disco e lemos um livro que nos marcou.

Lê Também:   As melhores prendas LEGO para o Dia do Pai

Diria que o nosso maior sucesso foi sermos capazes de oferecer conteúdo para todas as idades e gostos. Na Exponor, um filho poderá ver um lançamento em exclusivo da PlayStation e de seguida o pai mostrar-lhe, nas dezenas de arcadas, os jogos que alegraram a sua juventude. Um membro da família pode ver a antestreia de Pokémon enquanto outro está a autografar o seu livro com a Samantha Shannon ou Frank Sho e outro a divertir-se com LEGO na zona kids. A Comic Con Portugal é assumidamente um evento familiar, onde todos podem ser quem quiserem.

COMIC CON PORTUGAL FAZ 10 ANOS

Comic Con Portugal 2022
© Foto de Inês Serra / Magazine.HD



MHD: Como é que define estes primeiros 10 anos do evento?

PRC: Desafiantes. A Comic Con Portugal cresceu exponencialmente e com isso cresceu a nossa responsabilidade. Tivemos de ser capazes de organizar o evento em condições bastante desafiantes, mas o saldo é muito positivo. Todas as parcerias, projetos, eventos, ativações, celebrações e concursos que aconteceram nestes dez anos demonstram que o público deseja festejar a cultura pop. Hoje em dia, quando a indústria mundial olha para Portugal, pode não ver um mercado expressivo ao nível da audiência total, mas é capaz de receber bem o talento, de promover bem o conteúdo e oferecer uma experiência positiva a todos os presentes. Essas relações com marcas, indústria e público é o retrato que deixámos nos últimos dez anos.

MHD: E daqui a 10 anos, onde é que espera que esteja a CCPT?

PRC: Onde estaremos daqui a dez anos é muito mais difícil de prever do que imaginar em 2014 como seria 2024. Estes dez anos ensinaram-nos que é absolutamente impossível prever como será a indústria no futuro. O cinema já teve algumas mortes anunciadas, o streaming tomou conta da televisão e ninguém arrisca em prever como será o mundo dos videojogos. Do ponto de vista de evento o nosso trabalho é diversificar e chegar a mais público, conseguir antecipar tendências e adaptar aos desafios.

Lê Também:   Esta minissérie com Tom Hiddleston e Claire Danes está a conquistar a Apple TV+

Não temos dúvidas que a Comic Con Portugal será muito diferente do que é hoje, porque terá mesmo de ser, estamos abertos a todas as possibilidades e oportunidades. Entretanto, no presente, há ainda muito público que reconhece a marca Comic Con Portugal, mas não conhece o nosso evento e tudo o que oferecemos. Queremos levar a Cultura Pop pelo país.

Vais marcar presença no evento? Para ti, qual foi a melhor edição?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *