Este é o melhor filme Sci-Fi do século XXI segundo Hollywood
Os membros da indústria de Hollywood participaram num inquérito para nomear o melhor filme do século XXI. No entanto, o destaque foi para a popularidade de um filme de ficção científica em particular. Desenganem-se aqueles que acreditam ser algum capítulo de “Dune” ou “Star Wars“, pois o grande favorito foi “Arrival”.
Foram mais de 500 pessoas que marcaram presença no inquérito publicado pelo The New York Times, entre eles alguns dos maiores realizadores, atores e produtores de Hollywood. A publicação norte-americana organizou a votação que procurava escolher o melhor filme do século XXI.
“Arrival”, ou “O Primeiro Encontro” como é conhecido em Portugal, conquistou o 29º lugar na lista de melhores filmes do século XXI. Assim, o filme tornou-se a obra de sci-fi com a posição mais elevada, superando obras como “Interstellar“, “Gravidade“, ou até mesmo “A Origem“. Enquanto grande fã de ficção científica, a conquista histórica de “Arrival” não me surpreende (e deveria ter vencido Melhor Filme nos Óscares em 2017), mas o filme de Denis Villeneuve não seria certamente a minha primeira escolha.
Porém, o filme que conquistou a coroa de melhor filme em geral foi mesmo “Parasite” (2019), de Bong Joon-ho. Além disso, na corrida à liderança estiveram ainda filmes como “There Will Be Blood”, “Mulholland Drive”, “Moonlight” e “No Country for Old Men”. Mas, foi mesmo a conquista de “Arrival” que mais surpreendeu os leitores.
Qual a história de Arrival?
A longa-metragem acompanha a história da linguista Louise Banks que, após a chegada de várias naves vindas do espaço, é recrutada pelo exército para desvendar a língua dos visitantes. No entanto, a sua tarefa é complicada pela burocracia e tensão gerada entre os vários governos.
Além disso, o filme acaba por demonstrar uma grande criatividade, não só através do uso da montagem para nos exibir vislumbres do futuro, mas também através da música e da edição de som. Porém, é a performance de Amy Adams que mais enriquece a obra, juntamente com Jeremy Renner e Forest Whitaker.
Embora tenha saído da cerimónia dos Óscares com apenas uma estátua, “Arrival” conseguiu arrecadar 8 nomeações aos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O que diz a crítica sobre o filme de Denis Villeneuve?
“Arrival” conta com 94% de aprovação entre os críticos do agregador de análises Rotten Tomatoes. “O melhor filme do ano até à data, ambicioso na conceção e extraordinário na execução, chegou”, declarou o The Atlantic na análise de 2016.
Por fim, a BBC constata que “Com ‘Arrival’, Villeneuve encontra finalmente um tema, e um guião, cuja magnitude corresponde ao peso que lhe atribui. Bastou o aparecimento de uma espécie alienígena na Terra”.