A cena de Alien cortada por Ridley Scott que alterou para sempre o futuro da saga
A cena de Alien que Ridley Scott cortou e que podia ter mudado a forma como vemos o clássico filme.
Considerado como um dos maiores filmes de ficção-científica da história, “Alien, o Oitavo passageiro”, de Ridley Scott, podia ter sido um projeto muito diferente.
O filme conta a história de uma nave espacial que ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipa investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado rapidamente se transforma num terror constante, já que o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não pára de crescer e tem como objetivo eliminar toda a tripulação.
Este inimigo, o chamado Xenomorph, revelou-se como uma criatura extremamente difícil de eliminar. Com uma pele resistente, um corpo esguio que lhe permitia se esconder em qualquer lugar da nave, e um sangue ácido capaz de corroer o casco da embarcação espacial, a tripulação estava perante um oponente formidável e sobreviver-lhe era uma tarefa impossível.
Como resultado, os membros da tripulação recorreram a métodos pouco convencionais para tentar derrotar o adversário, mas nada adiantava já que ele estava sempre a esconder-se e a atacar assim que a oportunidade surgia.
Um dos motivos do grande sucesso do filme com Sigourney Weaver é que o filme utilizou na época efeitos especiais de última geração para tornar a criatura crível e atribuir uma sensação de realismo ao perigo vivido pelos personagens a bordo da nave.
No entanto, uma cena poderia ter mudado a forma como olhámos para o próprio personagem, Ridley Scott revelou no comentário do DVD que iriam mostrar Parker (Yaphet Kotto) a tentar expulsar a criatura do compartimento de ar. Na cena, o Xenomorph seria lançado para fora e prendido na porta, onde rasgaria um buraco, soltando-se e voltando para dentro. Todavia, a sequência que terminaria com o alien a perder um dos seus membros custaria muito para ser filmada.
De acordo com Scott, a exclusão da cena foi também motivada pelo facto da tecnologia da época não o permitir. Filmar uma sequência em que grande parte da ação ocorreria no ambiente inóspito do espaço exigiria replicar leis físicas que a tecnologia cinematográfica de 1979 não seria capaz de alcançar, “não sabiam como fazer isso, sem CGI e toda essa assistência”.
Contudo, esta cena podia ter tornado o filme muito diferente e até o poderia ter enfraquecido, já que a força do vilão vem do facto de estar nas sombras pronto para atacar e nunca se perceber bem a sua natureza. Não há nada mais poderoso que a imaginação do público.
Além disso, uma cena como esta retiraria impacto ao final do filme quando Ripley atira o alien para fora da nave.
TRAILER | RECORDA O CLÁSSICO ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO
E tu, já conhecias esta história? Acreditas que esta cena teria encaixado em Alien, o Oitavo passageiro?