© Brandywine Productions

A cena de “Alien” onde Ridley Scott “pisou o risco” na opinião de James Cameron

James Cameron realizou alguns dos filmes mais lucrativos da história. Com um vasto conhecimento sobre cinema, “Alien” (1979) ultrapassou os limites pelas piores razões.

Quando pensamos nos filmes mais lucrativos da história da sétima arte há um realizador que conseguiu pôr mais títulos no Top do que a maioria.

Lê Também:   Está na hora de ir ao ginásio? Estas são 7 dicas essenciais para iniciantes

James Cameron é responsável por “Avatar” (2009), o filme mais lucrativo de sempre com quase 3 mil milhões de dólares na bilheteira, “Avatar 2: O Caminho da Água” (2,3 mil milhões de dólares) e “Titanic” (2,2 mil milhões de dólares).

Só nestes três filmes o realizador acumulou cerca de 7,5 mil milhões de dólares, uma quantia tão elevada que é difícil de perceber a sua magnitude. Além destes três grandes sucessos também realizou “O Exterminador Implacável” (1984), “O Abismo” (1989), “Exterminador Implacável: O Dia do Julgamento” (1991), “A Verdade da Mentira” (1994), entre muitos outros.

Lê Também:   Esta minissérie de 4 episódios arrasada pela crítica é a mais vista da Netflix a nível mundial

Apesar do realizador canadiano ter um fascínio enorme pelo mundo aquático também fez o gosto na ficção científica. Além do clássico mundo mecânico com Arnold Schwarzenegger, James Cameron também realizou “Alien – O Reencontro Final” (1986), a segunda entrada da saga criada por Ridley Scott. Contudo, o primeiro filme desta franquia “ultrapassou os limites” para o realizador.

PASSOU DOS LIMITES

Alien James Cameron
© Brandywine Productions




Apesar de muitos considerarem a sequela superior ao original, há um aspeto do primeiro filme que continua a dar que falar. Em 1981, Sigourney Weaver falou da representação sexual da sua personagem numa entrevista, “as pessoas diziam, como é que te podes rebaixar para fazer um striptease? Eu respondia: ‘Estão a brincar?’ Depois de cinco dias de sangue, tripas, medo, suor e urina, achas que a Ripley não tiraria a roupa?”.

Lê Também:   Edição especial de Titanic, o sucesso de James Cameron, chega em dezembro

A cena podia ter sido ainda pior, visto que a ideia original continha uma cena sexual entre a personagem e um Xenomorph.

Numa entrevista dada à News AU, o realizador comenta a cena, “para mim, isso ultrapassou os limites, acho que posso fazer um filme com uma personagem feminina atraente que não tem de fazer isso, esse tem sido o meu objetivo e a minha missão. Sigo a minha própria musa para o que acho correto. Os meus filmes continuam a ser bem sucedidos e continuam a não objetivar as mulheres, por isso acho que isso fala por si. O meu objetivo era tornar as mulheres interessantes sem as transformar em objectos sexuais e acho que fui bastante bem sucedido nisso”.

TRAILER |  A VISÃO DE JAMES CAMERON EM ALIENS

Concordas com a opinião do realizador? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *