© Twentieth Century Fox

10 curiosidades essenciais sobre Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Com o lançamento de “Alien: Romulus”, mais um grande blockbuster capaz de aliar a ficção científica ao terror, vai-se alimentando um dos mais emblemáticos franchises da história do cinema. Hoje regressamos ao início, com curiosidades essenciais sobre o primeiríssimo “Alien”. 

Atenção: Este artigo contém pequenos spoilers relativos a “Alien” (1979). 

Lê Também:   Alien: Romulus | Afinal, qual o significado do misterioso líquido preto?

“Alien, o Oitavo Passageiro” mudou as regras do jogo no que à ficção científica, terror e especificamente body horror diz respeito e cimentou o cineasta britânico Ridley Scott como um pioneiro do sci-fi. Esta longa-metragem vencedora do Óscar de Melhores Efeitos Visuais recebeu inicialmente críticas menos favoráveis, ou pelo menos divididas, mas é agora visto como um dos mais influentes do seu género.Uma narrativa intemporal, “Alien” (1979), com a icónica Sigourney Weaver como protagonista, acompanha a tripulação de uma nave espacial que se depara como uma forma de vida ameaçadora e que se reproduz de forma alarmante.

Já conheces estas 15 curiosidades essenciais acerca do primeiro filme, aquele que lançou um dos mais importantes franchises deste século?

1 – Reações intensas ao body horror de Alien (1979)

Alien Ridley Scott
© 1979 Paramount HE. All rights reserved.

“Alien” é bastante gráfico; inclusive para o padrão do público de 2024. Para o público do final dos anos 70, tal era ainda mais verdade e essencial. De acordo com o co-protagonista Tom Skerritt, o dono de um cinema no Texas partilhou com o elenco que a cena em que um peito explode fez com várias pessoas vomitassem nas casas de banho da sala.


2 – Uma voz alienígena muito própria

Sabias que a voz de Alien não foi criada apenas a partir de efeitos sonoros mas com o trabalho de um ator real? Este ator foi Percy Edwards (1908-1996), britânico que dedicou a sua vida ao entretenimento e que foi imitador de animais.

Edwards gravou os icónicos gritos do alien recém-nascido e, na sua vida privada, era também ornitólogo.


3 – Efeitos práticos mais que inventivos (e inesperados)

Alien original - artigo de curiosidades essenciais
Photo by Robert Penn – © 2003 Twentieth Century Fox. All Rights Reserved.

Para a escala gigante do seu mundo, “Alien” foi um filme feito com um orçamento bastante modesto (pelo menos para o que é). Tal levou a muita criatividade, e à frequente substituição de materiais oficiais por engenhocas.

Uma particularmente curiosa é a utilização de uma substância viscosa para cobrir os aliens que era, nada mais nada menos, do que uma famosa marca de lubrificante sexual chamada  “K-Y jelly” (ainda hoje popular e também comercializada em Portugal).

Segundo consta, o alien de “anamatronics” usado no filme estava coberto de quantidades ‘copiosas’ deste gel.


4 – As influências dos anos 70

O Massacre no Texas © Raven Pictures International
The Texas Chain Saw Massacre (1974) | © Raven Pictures International

Um dos filmes que mais influenciou a produção de “Alien” foi um êxito independente que tinha sido lançado há pouco tempo. Falamos de “The Texas Chainsaw Massacre”, ou “Massacre no Texas”, um grande sucesso inesperado de 1974.

Na altura, houve até quem descrevesse “Alien” como “O Massacre no Texas, mas no Espaço”. E embora não vejamos “Alien” como um slasher, conseguimos compreender o peso desta influência.


5 – A Guerra das Estrelas foi um aliado inesperado

star wars
“A Guerra das Estrelas: Episódio IV – Uma Nova Esperança” ©Lucasfilm

Rescrito uma e outra vez, “Alien” estava a ser encarado com muita desconfiança por parte do seu estúdio – a extinta Fox. O género da ficção científica não tinha ainda chegado ao seu pico, mas uma vez que “Star Wars” chegou em 1977, com grande sucesso, o investimento em “Alien” mudou.

Eis que a “pressa’ para que “Alien” fosse feito subitamente surgiu, um sci-fi que estava precisamente na gaveta nesta altura.


6 – Estamos muito longe, temporalmente, de Alien

alien
Alien (1979) © Twentieth Century Fox

Temporal e espacialmente, a humanidade ainda está muito atrás do mundo de “Alien”. Tal é óbvio. Mas sabias que o primeiro filme se situa, com mais precisão, no ano de 2122? No início do filme, Ripley está ao computador e é possível chegar a esta informação.

Lê Também:   Alien: Earth | Estreia, elenco e onde ver a nova série

Já agora, esta linha temporal coloca 18 anos de diferença entre a primeira obra do franchise e “Covenant”.


7 – Várias hipóteses até chegarmos ao icónico título

alien
Alien (1979) © Twentieth Century Fox

Não foi fácil dar nome a esta obra de ficção científica, que o diga o argumentista responsável: Dan O’Bannon. O seu argumento original para o filme chamava-se “Memory”, depois foi “Star Beast”. Mas ao aperceber-se da quantidade de vezes que a palavra “alien” ia surgindo, aqui e ali, decidiu simplificar e mudar o título.


8 – Alien (1979) e violência diminuída

Já tínhamos referido que este é um filme bastante gráfico. Ora, tal teve implicações concretas na finalização e promoção de “Alien”. A primeira versão da obra, que foi mostrada a audiência de teste, era tão agressiva e violenta que as mesmas acabaram por desgostar da obra, o que fez com que Ridley Scott e a sua equipa optassem por retirar alguma da violência e sangue.

Na mesma linha, originalmente os créditos de abertura tinham um estilo de letra que fazia lembrar pedaços de carne e osso, mas os produtores acharam que tal seria demasiado agressivo para o público.


9 – Criaturas que influenciaram o aspeto do Alien

Criar uma nova criatura emblemática e dar-lhe corpo e uma face é um desafio em peras.

O artista visual responsável em “Alien”, H.R. Giger, baseou o seu design para a icónica cena do tórax esmagado na pintura de Francis Bacon (1944) : “Three Studies for Figures at the Base of a Crucifixion”. Estas figuras do século XX, por sua parte, já se baseavam na mitologia grega.

Giger e Dan Dan O’Bannon beberam também forte inspiração da obra de H.P. Lovecraft, em particular do seu monstro Cthulhu, que também influenciou o visual único do alien.


10 – Uma simulação digna do espaço

Ridley Scott Franchise
Alien, o Oitavo Passageiro (1979) | © 20th Century Fox

Os fatos usados em “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979) eram realistas e colocavam um desafio adicional aos atores: eram muito pesados, quentes e não tinham ventilação externa, tornando-se incrivelmente exasperantes dentro de um estúdio quente.

Lê Também:   Ranking ALIEN | 8. O Romulus de Fede Alvarez desiludiu

Reza a lenda que existia uma enfermeira disponível no set, caso os atores precisassem de receber oxigénio. Esta situação prolongo-se até ao momento em que os filhos jovens do realizador Ridley Scott desmaiaram dentro dos fatos, e a partir daí foram mesmo feitas alterações de guarda-roupa.

Já sabias algumas destas curiosidades acerca do primeiro “Alien”? E já foste ao cinema ver “Alien: Romulus”? 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *